DOMINGO, 28/04/2024

PEQUENOS EMPRESÁRIOS PEDEM AJUDA AO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA COMBATER O CORONAVIRUS EM PORTO VELHO

A partir disso, o SIMPI Rondônia procurou os vereadores de Porto Velho solicitando providências.

Publicado em 

PEQUENOS EMPRESÁRIOS PEDEM AJUDA AO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA COMBATER O CORONAVIRUS EM PORTO VELHO - News Rondônia

PEQUENOS EMPRESÁRIOS PEDEM AJUDA AO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA COMBATER O CORONAVIRUS EM PORTO VELHO - News Rondônia

O governo municipal, nesse período de pandemia do novo coronavírus, não tem tido a capacidade de implementar ações eficazes para diminuir as contaminações e para atender pessoas doentes em maior número por falta de estrutura na saúde pública, principalmente relacionado a leitos hospitalares. A partir disso, o SIMPI Rondônia procurou os vereadores de Porto Velho solicitando providências. 

Os pedidos foram acolhidos pela vereadora Cristiane Lopes, e  dessas  tratativas, surgiu um oficio direcionado para o Exército Brasileiro  solicitando socorro para a cidade de Porto Velho. Esse ofício, assinado pela vereadora e também pelo presidente do SIMPI Rondônia, Leonardo Sobral, foi encaminhado para o gabinete do Coronel Aviador Paulo Cezar Fischer da SIlva que é comandante da Ala 6 e comandante da Base Aérea de Porto Velho, e também para o General de Brigada, Luciano Batista de Lima, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Essa solicitação requer com urgência, de ambas as instituições, uma unidade hospitalar móvel e também o apoio logístico, administrativo, além de protocolos assistenciais, fornecimento de medicamentos, materiais e recolhimento de resíduos sólidos, que se faz tão necessário nesse momento ímpar em todo o estado e principalmente na cidade de Porto Velho. 

PEQUENOS EMPRESÁRIOS PEDEM AJUDA AO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA COMBATER O CORONAVIRUS EM PORTO VELHO - News Rondônia

A vereadora Cristiane Lopes disse que a "nossa cidade precisa de uma solução imediata para esse caos na saúde. O apoio e a experiência dos militares farão uma grande diferença no enfrentamento ao Coronavírus", diz.

PEQUENOS EMPRESÁRIOS PEDEM AJUDA AO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA COMBATER O CORONAVIRUS EM PORTO VELHO - News Rondônia

Leonardo Sobral, presidente do SIMPI completa dizendo que "o quanto antes a nossa população tiver leitos a sua disposição e a entrega de kits de medicamentos (Azitromicina, Hidroxocloroquina e Ivermectina), conseguiremos vencer essa guerra contra o covid-19 e contra a crise econômica".

A preocupação é que quanto mais essa pandemia se estender, muitas empresas irão ter seriíssimos problemas para reabrir por conta do número de infectados na cidade e ainda ter que promover a demissão de até 95%  da mão de obra  contratada pelo setor produtivo.

Simpi/Datafolha: 9 em cada 10 pequenas indústrias não conseguiram acesso a crédito

Levantamento realizado pelo Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (SIMPI) com o Datafolha, mostra que nove em cada dez (87%) micro e pequenas indústrias ainda não conseguiram ter acesso a crédito durante a pandemia. A dificuldade para obter empréstimo se reflete também na taxa de desemprego: 28% dessas indústrias já tiveram que demitir funcionários.

PEQUENOS EMPRESÁRIOS PEDEM AJUDA AO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA COMBATER O CORONAVIRUS EM PORTO VELHO - News Rondônia

"O crédito existe, pois o Governo disponibilizou esse dinheiro, mas os bancos impõem uma série de restrições e os pequenos não conseguem ter acesso as linhas", diz empresário em pesquisa. A pesquisa Simpi/Datafolha, realizada com 181 micro e pequenas indústrias do estado de São Paulo, no período de 25 a 29 de maio, e mostra que o impacto da crise do coronavírus mostra que 52% dessas indústrias está com a situação financeira ruim ou péssima, 16% em situação ótima ou boa e 32% em situação regular. O faturamento de 80% das micro e pequenas indústrias piorou em relação a pré-pandemia e 24% precisou aderir ao programa de diminuição de salário e jornadas de trabalho dos funcionários. Para o presidente do SIMPI-SP, Joseph Couri, a situação deve se agravar se o governo federal não intervir.

PEQUENOS EMPRESÁRIOS PEDEM AJUDA AO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA COMBATER O CORONAVIRUS EM PORTO VELHO - News Rondônia

"Já temos 15% das empresas fechando e 28% demitiram e nós estamos destruindo o mercado interno, fechando empresas, postos de trabalho e quebrando. Tudo isso porque as medidas que o governo anuncia e toma não chegam na ponta. Nós estamos utilizando metodologias velhas pra um problema novo, na contramão do que acontece no mundo", afirma Couri. Link.

SIMPI traz "Kaptár", feito para a gente aprender mais

Káptar é uma plataforma de ensino a distância, com cursos para empresários interessados em ter uma formação profissional ou se atualizar. Esse diferencial da Káptar existe porque o objetivo é fornecer um  acompanhamento permanente do momento atual, a evolução da tecnologia, e como isso pode afetar diretamente na vida profissional e pessoal. “A plataforma está aberta para um constante crescimento e queremos a participação de todos, enviando sugestões, críticas e vamos vendo cada passo voltado as necessidades locais e nacionais e vendo o conteúdo para cada necessidade, e mais do que isso, sempre com foco na evolução tecnológica e isso porque toda vez que você muda a velocidade da informação, você muda o mundo e é nesse sentido que o SIMPI trabalha junto com a Kaptár”, diz  Leonardo Sobral, presidente do Simpi de Rondônia.

A plataforma tem cursos gratuitos e pagos. Além disso, cada curso tem o certificado garantido por escolas de alto padrão. O preço e as condições são os mesmos na Kaptár.

O curso pode ser feito por qualquer celular, tablet ou computador. “Nesse período de pandemia é uma ótima oportunidade, depende do que você quer aprender, porque é impossível você conseguir esse ensino em dias, é um processo contínuo, mas vale muito a pena”, completa Joseph. Para acessar, o endereço é bem fácil: www.kaptar.net  

Tem alguma dúvida? Procure o SIMPI  de seu estado. 

STF  e a INCONSTITUCIONALIDADE do diferencial  de alíquota

O STF começou a analisar  a constitucionalidade da exigência do diferencial de alíquota de ICMS de empresa optante pelo Simples Nacional, quando o adquirente se enquadre como contribuinte. Já se posicionaram a respeito Ministro Edson Fachin como relator a favor da cobrança, e os Ministros Alexandre de Moraes, Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski decidiram que a cobrança é  inconstitucional. Assim, será necessário apenas dois votos para que o optante do Simples Nacional se veja livre de pagar o diferencial de alíquota.

PEQUENOS EMPRESÁRIOS PEDEM AJUDA AO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA COMBATER O CORONAVIRUS EM PORTO VELHO - News Rondônia

A Procuradoria Geral da República também deu parecer a favor do contribuinte. As empresas que estão no Simples e pretendem se desonerar da exigência, bem como receber os valores pagos nos últimos cinco anos, podem discutir a questão em juízo, com excelente chance de êxito. Perguntado sobre o tema, Rafael Duck, tributarista  especializado em legislação de micros e pequenas empresas do Simpi/RO informa que “realmente a chance de êxito na causa é grande” e  fica a disposição dos associados para auxiliar a buscar mais este direito. Se tiver dúvidas , procure o Simpi de seus estado.

Recuperação judicial: uma opção para evitar a falência

A recuperação judicial poderá ser uma opção para evitar a falência de muitas empresas neste ano. Segundo o secretário Especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, são mais de 7 mil empresas no Brasil que estão em recuperação judicial. A previsão da pasta é que este número deve aumentar.

Em entrevista ao programa de TV “A Hora e a Vez da Pequena Empresa”, o fundador do escritório especializado em recuperação judicial, Dasa Advogados, Dr. Carlos Deneszczuk, explicou que a recuperação judicial também é uma opção para empresas de pequeno porte, ajudando a evitar a falência. “O processo de recuperação judicial é uma proteção judicial para o empresário. Aquele empresário que já está com seu caixa abalado, está com dívidas, no momento ruim do ciclo dele, o que que ele vai fazer? Ele vai pedir para o juiz por meio dos seus advogados que a empresa peça a sua recuperação judicial. O que quer dizer isso? Que pare tudo, seja tratado toda a dívida do passado lá para frente. Ele vai ganhar um tempo para se reestruturar para depois mostrar para esses credores como ele vai fazer o pagamento desse passado”, explicou.

O sócio da Dasa Advogados, Dr. Daniel Amaral, destaca que apesar da desvantagem da possibilidade de o processo passar por uma morosidade no Judiciário, ainda é vantajoso já que suspende ações e execuções da empresa. Outra vantagem é que o empresário consegue ver com mais clareza os próximos passos. Ver aqui:

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Correios lançam selo dos 40 anos do Iperon

A obliteração do selo foi conduzida pelo superintendente estadual Lucindo Pereira da Silva, ao lado do presidente do Iperon, Tiago Cordeiro Nogueira.
L

Operação Corta Giro segue com ações em municípios de Rondônia

A Operação Corta Giro estará atuando a partir da próxima semana com ações no interior do Estado com o mesmo objetivo.
L
Corpo de Anderson Leonardo é velado neste domingo no Rio

Corpo de Anderson Leonardo é velado neste domingo no Rio

Enterro deve ocorrer às 15h30, no Cemitério Jardim da Saudade
L
Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Dia do Profissional da Contabilidade marcado por homenagem na Assembleia Legislativa de Rondônia

Profissionais da contabilidade foram homenageados com Votos de Louvor, Títulos Honoríficos de Cidadão do estado de Rondônia e Título de Honra ao Mérito. 
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

O Salão Internacional de Turismo de Roraima é uma vitrine de apresentação do setor turístico da Amazônia.
L

EDITAL: CONVENÇÃO MUNICIPAL DO PARTIDO AVANTE CANDEIAS DO JAMARI

dia 04 de MAIO de 2024, das 16h às 22h
L
Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Saiba quais são os direitos das trabalhadoras domésticas

Legislação garante jornada de 8 horas diárias e até 44 horas semanais
L
Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Comerciante é atacado a tiros no bairro Mariana em Porto Velho

A PM acompanha o caso.
14

URGENTE: Homem de 31 anos morre em acidente de moto na Avenida Farquar em Porto Velho

Segundo testemunhas, Oseias de Oliveira era passageiro de uma mulher em uma moto, e seguiam pela Farquar sentido Imigrantes
18

Bandidos derrubam sargento da Aeronáutica e roubam bolsa em Porto Velho

A vítima teve alguns ferimentos pelo corpo e foi socorrida para uma unidade médica.
10
Homem tenta matar a mãe depois de ser salvo de espancamento no Morar Melhor

Homem tenta matar a mãe depois de ser salvo de espancamento no Morar Melhor

A ingratidão de um homem de 24 anos ocorreu neste sábado (27), no residencial Morar Melhor, bairro Aeroclube, zona sul de Porto Velho.
10

No Lagoinha: Motociclista avança preferencial e sofre grave acidente na zona leste de Porto Velho

Segundo testemunhas, o motociclista seguia na Rua Santana quando avançou a preferencial e bateu em cheio em um carro.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: BARREIROS E GONCALVES LTDA

Licença Ambiental Simplificada
L
Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Campus Calama oferta curso de formação continuada em Realidade Aumentada para o Ensino Integrado de Robótica com Foco em Indústria 4.0

Ao todo, são disponibilizadas 50 vagas para pessoas com ensino médio completo e idade mínima de 16 anos. 
L
Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

Campus Guajará-Mirim abre inscrições para seleção de alunas para o curso de Artesã em Biojoias

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 26 de abril e 10 de maio, das 13 às 17 h no IFRO Campus Guajará-Mirim, localizado na Avenida 15 de novembro, Planalto, 4849, sala 24.
L
Dirigentes de blocos de carnaval debatem incentivo após reconhecimento

Dirigentes de blocos de carnaval debatem incentivo após reconhecimento

Por lei, blocos agora são considerados patrimônio cultural
L
Justiça Federal restabelece resolução que proíbe assistolia fetal

Justiça Federal restabelece resolução que proíbe assistolia fetal

Prática é usada para interrupção de gravidez em casos de aborto legal
L
Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome
L
Pesquisa do Ipea quer conhecer melhor trabalhadoras domésticas

Pesquisa do Ipea quer conhecer melhor trabalhadoras domésticas

Questionário pode ser respondido no site do instituto até 13 de junho
L
Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

Ajustes passam a valer a partir de 1º de junho
L
Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Dólar cai para R$ 5,11 com dados de inflação no Brasil e nos EUA

Bolsa sobe 1,51%, com alívio no mercado internacional
L
John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD

Dono do Botafogo foi punido por ofensas à arbitragem e CBF em 2023
L