SEGUNDA-FEIRA, 06/05/2024

PLANEJAMENTO: FUTURO SECRETÁRIO DA SAÚDE QUER QUE PACIENTES COM SINTOMAS LEVES BUSQUEM ATENDIMENTO E CLOROQUINA PARA PREVENÇÃO

Sem formação medica, empresário Carlos Wizard foi escolhido para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde

Publicado em 

PLANEJAMENTO: FUTURO SECRETÁRIO DA SAÚDE QUER QUE PACIENTES COM SINTOMAS LEVES BUSQUEM ATENDIMENTO E CLOROQUINA PARA PREVENÇÃO - News Rondônia

Escolhido para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, o empresário Carlos Wizard defende que todas as pessoas com qualquer sintoma de Covid-19, mesmo leve, procurem atendimento médico. Ele diz que, além do próprio paciente, os familiares e demais contatos devem ser tratados com cloroquina e hidroxicloroquina como forma de prevenir o contágio, cabendo ao médico prescrever de acordo com o caso concreto.

PLANEJAMENTO: FUTURO SECRETÁRIO DA SAÚDE QUER QUE PACIENTES COM SINTOMAS LEVES BUSQUEM ATENDIMENTO E CLOROQUINA PARA PREVENÇÃO - News Rondônia

O futuro secretário espera que sua nomeação saia até sexta-feira. Ele foi convidado por Eduardo Pazuello, que foi oficializado como ministro interino da pasta da Saúde ontem. Wizard trabalhou com Pazuello na Operação Acolhida, em Roraima, em uma ação social de apoio a venezuelanos na fronteira.

O empresário, que é dono de franquias e controla operações de grandes marcas no Brasil, rebateu estudos que apontaram ineficácia da cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento da doença, afirmando que revistas científicas internacionais, citando a Lancet, avisaram que revisarão tais publicações. E diz que "estudos científicos internacionais comprovam a eficácia do uso precoce dessas substâncias", sem mencionar a quais pesquisas se refere.

Pazuello já havia emitido orientações, no último dia 20, sobre utilização precoce da cloroquina e hidroxicloroquina, mas sem abranger o uso profilático como defendido por Wizard. Pazuello assinou a medida sob pressão do presidente Jair Bolsonaro, após o ex-ministro Nelson Teich, oncologista, pedir demissão por não concordar em endossar a medida.

Wizard critica o protocolo adotado ainda na época do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta à frente do Ministério da Saúde, de recomendar a ida ao hospital apenas quando a pessoa sentir sintomas fortes, como dificuldade para respirar, e afirma que essa diretriz mudou. Segundo ele, muitas pessoas perderam a vida porque chegavam em situação muito grave ao hospital por terem esperado dias ou semanas para procurar atendimento.

— Hoje, a nossa recomendação como Ministério da Saúde, e especificamente da nossa secretaria técnica da Ciência, é justamente o contrário: a pessoa começou a ter os primeiros sintomas, vai para posto de atendimento, UPA, pronto socorro, hospital, plano médico. Comprovado o Covid, entra imediatamente em procedimento, onde ele passa a ter o tratamento precoce. E todos os seus familiares, (o tratamento) profilático. Ou seja, o sujeito é casado, tem mulher, filhos, aquele grupo familiar já passa a ter tratamento antecipado — afirmou Wizard.

Pare rebater conclusões de estudos que apontaram efeitos colaterais perigosos no uso de cloroquina e hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19, como arritmia cardíaca, Wizard fala em "fantasia" criada em torno dos medicamentos:

— Criou-se uma fantasia em torno de cloroquina e hidroxicloroquina, quando na verdade esses medicamentos existem há 50, 60, 70 anos. Até hoje ninguém questionou, criou resistência ou se opôs a esse tipo de tratamento. Tanto é que pacientes com lúpus usam continuamente a hidroxicloroquina por 10, 20, 40 anos. Se não fosse pelo medicamento, a pessoa já teria ido a óbito — afirma Wizard, acrescentando:

— Estamos falando de um  remédio que esta há 70 anos no mercado. Se a pessoa tomar esse remédio por cinco dias, vai ter um dano? Não, vai ter um salvamento de vida. O que é triste é que se transformou mais em uma questão ideológica do que humanitária.  Me arrisco a dizer que se amanhã o presidente do Brasil sair na televisão dizendo que quem tomar um copo de Coca-Cola por dia estará imunizado, metade da população vai deixar de tomar Coca-Cola.

O empresário desconversou ao ser questionado se estava se referindo ao presidente Jair Bolsonaro quando declarou, em vídeo publicado nas redes sociais em março, que o brasileiro estava sendo enganado por quem dizia que a Covid-19 era uma gripe qualquer. Bolsonaro vem minimizando o impacto e gravidade da doença, à qual já chamou de "gripezinha", por ser contrário à suspensão de atividades econômicas. Wizard disse que no início da pandemia havia essa ideia de que não se tratava de algo tão grave.

— Ele (o presidente) é uma influência do seu meio. No meio dizia-se que era uma gripe — afirmou, sem dizer claramente se estava se referindo ao presidente.

Ele afirmou ainda que fazer uma abertura geral da economia seria "uma insensatez" e defendeu a volta gradual das atividades, de acordo com a realidade de cada local e desde que medidas de prevenção sejam tomadas. Entre as ações apontadas estão postos de triagem nas indústrias, medição de temperatura e disponibilização de transporte aos funcionários.

— Algumas cidades estão abrindo shoppings das 14h às 19h. É uma incoerência. Vão criar um aglomeração de pessoas dentro de um horário limitado. É mais sensato mais abrir em horário normal e fechar em horário normal. Não é simples (a reabertura econômica). Tem que ser pensado com medidas inteligentes — disse o empresário.

A despeito de os dois titulares que passaram pela secretaria somente no período da pandemia serem médicos, Wizard afirmou que não precisa necessariamente da formação em saúde para ocupar o cargo. Ele disse que o próprio ministro Pazuello, que é general do Exército, e o dirigente atual da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, não têm diploma em medicina. Adhanom é biólogo, com mestrado e doutorado na área de saúde, e pesquisador reconhecido internacionalmente na área de malária.

— Uma competência é entrar numa sala de cirurgia, numa UTI, fazer um procedimento cirúrgico. Mas, agora, administrar uma organização mundial, um ministério nacional uma secretaria, não necessariamente precisa ser profissional da área médica. Desde que você tenha profissionais competentes e qualificados para atender as demandas.

Ele negou ter pretensões políticas ou interesses comerciais com a ida para o Ministério da Saúde e afirmou que, em vez de ser apontado como empresário bilionário, é um dos maiores pagadores de imposto do país que quer ajudar no combate à Covid-19 como uma doação de seu tempo e de sua experiência gerencial.

— Estou doando meu tempo, minha capacidade intelectual, de administração, de interlocução, para fazer essas articulações que são tão importantes na gestão pública.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A reforma Tributária em curso, por Ives Gandra da Silva Martins

Recentemente, participei do XXXVII Congresso de Direito Tributário, promovido pelo Instituto Geraldo Ataliba – IDEPE, em que analisei, ao lado dos melhores tributaristas do Brasil, a reforma tributária em curso.
L

Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão: Rondônia tem três atletas confirmados na competição

Em relação à lista, nove atletas são novidades na convocação deste ano. Os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, ambos da classe T12 (deficiência visual) foram confirmados.  
L
Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

A raposa rola de costas e morde as calças do amigo para chamar a atenção. Até parece um cachorrinho!
L
Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas
L
Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Detentos foram levados para unidade de segurança máxima
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Aquecimento global: pasta de Marina Silva já tinha pontuado as tragédias, mas alguns governantes ignoram o problema

Em Rondônia, 48 dos 52 municípios foram listados em 2023 por problemas relacionados com a seca.
L

RONDÔNIA: segunda quente, mas com predominância de chuvas no decorrer do dia

Nuvens que chegam do Sul do Amazonas provocam as chuvas isoladas, em Porto Velho.
L

Txai Suruí agradece a diva do pop, Madonna, por homenagem e revela: ‘Muito feliz’

Entre muitas músicas e danças, coreografias polêmicas, ocorreu um ato especial de homenagem às personalidades brasileiras.
L
Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Chuvas no RS: Governador Marcos Rocha envia equipe de especialistas e aeronave para ajudar no resgate

Diante da devastação causada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Governador de Rondônia, Marcos Rocha, se solidariza com o Estado gaúcho e envia uma força-tarefa especializada para auxiliar nos trabalhos de resgate e assistência às vítimas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Publicidade

POLÍTICA

“Coração em Ação”, idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

Iniciativa demonstra o poder da colaboração e o bem-estar da comunidade.
L

Dra. Taíssa participa da entrega de maquinário à produtores rurais da linha 29 Buriti em Nova Dimensão

Maquinário foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$370 mil
L
Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Obras serão construídas no governo Lula.
L
Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Influenciam este número a ineficiência e a ausência de resposta do governo Lula (PT) e a negação da desorganização dos acontecidos por seu grupo polí­tico e ministros.
L

Deputado Fernando Máximo destina mais de R$500 mil para reforma da Unidade Básica de Saúde de Vilhena

A obra era esperada há décadas pelos vilhenenses.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Um dos homens sofreu uma possível fratura no braço esquerdo e o outro escoriações pelo corpo.
14
Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

O motoboy transitava pela Rua Pedro Albeniz quando avançou a preferencial e foi atropelado pelo ônibus.
12
URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

A PM foi acionada, mas ninguém se apresentou como vítima.
14
URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para uma unidade médica mais próxima.
12
Moradora de rua pede socorro depois de ser esfaqueada pelo marido

Moradora de rua pede socorro depois de ser esfaqueada pelo marido

O suspeito fugiu após cometer o crime e a vítima correu até uma empresa onde pediu ajuda, depois ficou caída aguardando a chegada do resgate.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
L
Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções
L
Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Marcação deve ser feita pela internet
L
Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4x400 m e vôlei de praia

Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4×400 m e vôlei de praia

País totaliza 216 vagas após as duas classificações no fim de semana
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Medos e Conflitos em Renascer

Revelações e Confrontos em Família
L

O site mais confiável para comprar seguidores no Instagram [2024]

Conheça todas as vantagens do site mais confiável para comprar seguidores no Instagram e comece a bombar seu perfil ainda hoje.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Revelações e Confrontos no Rancho Fundo

Noivado Surpresa e Segredos Revelados
L
Novela Família é Tudo: Conflitos e Revelações

Reviravoltas e Intrigas em Família É Tudo

Revelações Surpreendentes e Confrontos Inesperados
L
Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Laboratório de testes em animais é transformado em santuário animal

Segundo Shannon, muitas das empresas não sabem que após os testes, os animais podem ser enviados para abrigos.
L

Recebimento da Licença Ambiental: NORTE & SUL SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE MÃO DE OBRA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA – LAP Nº 016.00002.003/2024-SUL
L