QUARTA-FEIRA, 09/04/2025

L

Saúde

MUITO ALÉM DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL, SAIBA COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS COM ORIENTAÇÃO DE INFECTOLOGISTA DE RONDÔNIA

A desinfetação de objetos e ambientes é uma medida recomenda para evitar contaminação pelo coronavírus

Publicado em 

MUITO ALÉM DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL, SAIBA COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS COM ORIENTAÇÃO DE INFECTOLOGISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Em meio à pandemia do coronavírus, é importante a população estar consciente do que funciona e o que não funciona para se proteger desse vírus. Segundo o infectologista, Armando de Freitas Noguera, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), estudos feitos na China apontam que na ausência de medidas de controle, o número de casos pode aumentar até 10 vezes em 7 dias.

MUITO ALÉM DE MÁSCARAS E ÁLCOOL EM GEL, SAIBA COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS COM ORIENTAÇÃO DE INFECTOLOGISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

O infectologista considera que as medidas de controle que fazem parte do Plano de Contingência criado pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, em conjunto com o secretário de Saúde, Fernando Máximo, e equipe de governo, tem tido impacto positivo no enfrentamento da doença, pois o Estado ao contrário de outros, não registra nenhum óbito causado pelo Covid-19 e se mantém no cenário 1 da propagação do vírus, que é aquele com casos pontuais ligados a pessoas que estiveram em outros países.

O segundo cenário, que não acontece em Rondônia, é quando há transmissão sustentada, ou seja, local e transmitida de uma pessoa para outra, sendo possível identificar quem contaminou. Enquanto que o terceiro cenário, que Rondônia também não está inserido, é quando há transmissão sem controle, não sendo possível identificar quem transmitiu para quem. Segundo Noguera, o governo adotou as melhores práticas do mundo no enfrentamento ao coronavírus.

‘‘Com as medidas de controle seguidas com rigor, o sistema de saúde vai absorver os casos sem entrar em colapso e terá tratamento para todos os casos’’, conta o infectologista.

CONHECENDO O VÍRUS

O novo coronavírus, causador da doença Covid-19, segundo estudos, se mantém vivo até cinco dias no ambiente, o que pode variar dependendo da superfície. Em luvas é de até 8 horas, no alumínio é de 2 a 8 horas, o papel é de 4 a 5 dias. Já em plástico e cerâmica até cinco dias. O infectologista orienta a não levar as mãos aos olhos e à boca, que podem ficar contaminadas ao entrar em contato com objetos, pois as mucosas funcionam como portas de entrada para o vírus.

Infectologista, Armando de Freitas Noguera, afirma que medidas adotadas em Rondônia têm efeito positivo no enfrentamento ao coronavírus

Ao infectar uma pessoa, o período de incubação do vírus, que compreende o período de infecção até os primeiros sintomas se manifestarem, é em média de sete dias. Primeiro o vírus tem uma penetração local, contamina as células da mucosa e então há uma disseminação sistêmica.

O vírus, segundo o infectologista, pode causar mais gravidade em determinadas pessoas que apresentam fatores de risco como as que têm doenças crônicas ou que faça uso de medicação que causa baixa imunidade. ‘‘Nesses casos pode evoluir para pneumonia, acometimento cardíaco e até para uma meningite, este último é mais raro’’, afirma.

Os sintomas da Covid-19 são tosse seca, febre, dor no corpo, dificuldade para respirar, e coriza, que é menos frequente. ‘‘É uma síndrome gripal quem em alguns casos não tem gravidade, mas para outros são muito graves. Os jovens, por exemplo, por mais que não tenha um quadro grave, moram com outras pessoas como idosos e pacientes com doenças crônicas, que são casos graves, e podem os contaminar, por isso todos devem ser proteger’’, alerta o infectologista.

Ele explica ainda que mesmo assintomáticas, as pessoas podem transmitir o vírus, por isso é importante ficarem em isolamento domiciliar, pois caso contrário, quando os sintomas surgirem, já terão contaminado muitos. Já quando a pessoa apresenta os sintomas está com a viremia muito alta, eliminando muita secreção, e essas gotículas que elimina na hora de tossir, de espirrar, quando faz a limpeza no nariz, pode contaminar o ambiente e outras pessoas, então tem que ficar em isolamento domiciliar.

PROTEÇÃO: O que funciona e não funciona contra o coronavírus?

Existe uma distância segura entre as pessoas para evitar o contágio? Quando uma pessoa tosse ou espirra, ela libera gotículas e essas gotículas quando se espirra caem no chão até uma distância de um metro, então por isso essa é considerada uma distância recomendada entre as pessoas.

Máscaras, quando usar? A recomendação para usar máscaras é para profissionais da saúde e os pacientes doentes. Pessoas imunodeprimidos e com doenças crônicas podem usar para se protegerem, mas os que não se encaixarem nesses critérios devem usar o bom senso, pois é preciso ter um uso racional desse insumo. Se todos quiserem usar, faltará para aqueles que estiverem doentes, e estes vão contaminar a coletividade.

Máscaras são recomendadas apenas para profissionais da saúde e pacientes doentes

Na falta de álcool em gel, o que usar? Lave as mãos com o degermante, que é água e sabão

De quanto em quanto tempo, deve-se lavar as mãos? Antes e depois de ir ao banheiro, antes e depois das refeições, antes de manusear alimentos, ao chegar em casa. Pessoas que trabalham com papéis ao finalizar o serviço também devem lavar as mãos, pois podem estar trabalhando com objetos potencialmente contaminados.

Temperatura alta mata o vírus? O vírus não tem relação com a temperatura. Ela não influência. Mesmo em estados, como Rondônia, que possui temperaturas altas, registra casos de coronavírus.

Dinheiro em papel é uma fonte de contaminação? A sobrevida do coronavírus no papel é de até quatro dias, o recomendado é usar cartão de crédito, de preferência aqueles que funcionam apenas por aproximação, o que permite fazer compras sem encostar o cartão na maquininha.

Relógios, brincos, anéis e pulseiras devem ser evitados? Adornos, nesse momento nem pensar! Dentro de hospital é proibido e o paciente pode cobrar do médico que não use. Também recomendamos para a população geral que não use, pois são fontes de contaminação.

Óculos e celulares também devem ser alvo de cuidados de limpeza? Sim, limpem pelo menos uma vez por dia.

Se não estiver no grupo de risco, pode passear com o cachorro, ir a balneários, andar de bicicleta, acampar com amigos? Não é seguro. Quando sai de casa pode levar contaminação externa quando retornar, vai entrar em contato com lugares que andaram outras pessoas, e esses lugares podem estar potencialmente contaminados, desde as maçanetas das portas, elevadores até as pessoas que terá contato. Essa medida de isolamento social é para ser levada a sério.

Os jovens que não fazem parte do grupo de risco também devem seguir a recomendação de isolamento social? Sim, pois ao se sujeitar a contaminação, podem transmitir para familiares idosos, para os que têm doenças respiratórias, para o vizinho que está no grupo de risco. Ainda que o jovem contaminado desenvolva a doença de forma mais branda, esse grupo tem uma mortalidade muito baixa, de 0,02%, não pode pensar de forma egoísta, tem que pensar no bem da coletividade.

Quais produtos são eficientes para desinfestação do coronavírus? Quando se usa álcool, água sanitária e determinados agentes químicos de limpeza, o vírus é destruído. É importante também destacar a questão das concentrações, quando a composição é de 90% de álcool, por exemplo, o vírus é destruído em alguns segundos. Enquanto com 70% de álcool demora cerca de meia hora.

Quais os cuidados para não levar contaminação para dentro de casa? Ao chegar em casa já coloque os sapatos em um local separado, não ande pela residência com os sapatos, separa as roupas no cesto ou, se for possível, já lava a roupa que usou no ambiente externo.

O que torna um ambiente mais seguro? Locais com ventilação, aqueles mais arejados com janelas abertas onde há maior circulação do ar.

Bichos de estimação podem transmitir o coronavírus ou algum outro tipo de animal? Não há transmissão por animais.

Como reforçar o sistema imunológico? Uma alimentação balanceada, dormir bem e se hidratar ajudam a fortalecer a imunidade.

Usar luvas, ajuda ou atrapalha na prevenção? Para a população geral não está recomendado usar. Somente profissionais que vão lidar com pacientes ou objetos contaminados. É preciso considerar que é um insumo limitado nas farmácias.

Há cura para o coronavírus? O que existe são estudos de medicações em andamento e em paralelo a isso estão sendo feitos testes de vacinas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula recebe vacina contra a gripe no início da campanha nacional

Meta para 2025, reforçada no Dia Mundial da Saúde, é imunizar 90% dos grupos prioritários. Governo Federal adquiriu 73,6 milhões de doses
L

Prefeitura de Porto Velho realiza projeto Caps Fora do Caps em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Foram oferecidos testes de glicemia, aferição dos sinais vitais, danças e orientações com foco na promoção da saúde mental
L

Estado de RO estabelece pacto em prol da saúde mental dos servidores públicos

O pacto inclui campanhas educativas para conscientizar sobre a gravidade da depressão e outros transtornos emocionais, por meio de vídeos, panfletos e banners
L
OMS alerta para 300 mil mortes maternas anuais e lança campanha por saúde de mães e bebês

OMS alerta para 300 mil mortes maternas anuais e lança campanha por saúde de mães e bebês

Entidade lança campanha em defesa do bem-estar materno e neonatal
L

Ação Rondônia Cidadã leva serviços à população do residencial Morar Melhor

Foram realizados 118 atendimentos médicos e testagem rápida em moradores do residencial Morar Melhor
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: Empreendedor informal tem no MEI caminho para boa formação empresarial

O caminho é simples: o Portal do Empreendedor reúne todas as instruções para dar início à formalização.
L

Agenda News: Chega de travar – descubra a solução para uma conexão sem interrupções

Filmes, jogos, reuniões ou aquele lance imperdível no futebol: a Brasil Digital oferece a internet estável e de alta qualidade que você merece para não passar mais sufoco.
L

#AgendaNews | Entrevista Saatchell e Suhellen Bennesby, da ArtClick Design & Acabamentos!

O Agenda News recebe Saatchell e Suhellen Bennesby, da ArtClick Design & Acabamentos!
L

Agenda News: Osteo&Fit apresenta a osteopatia – alívio para dores e mais qualidade de vida

Com a orientação do Dr. Alisson, especialista em osteopatia, a técnica manual não invasiva oferece tratamento para dores musculares, ciática, ansiedade e até problemas intestinais.
L

Gripe Aviária: Rondônia e outros estados seguem em emergência zoossanitária, por 180 dias

Esse reconhecimento é essencial para assegurar a continuidade das exportações brasileiras de carne e produtos avícolas sem restrições sanitárias internacionais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA EXTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Mortes materno-infantis no Hospital de Base levam deputada Cláudia de Jesus a apresentar requerimento

Parlamentar solicita informações detalhadas à Sesau sobre óbitos de mães e bebês em Porto Velho.
L
Chrisóstomo recebe lideranças do Partido Liberal e firma R$ 600 mil para a saúde de Cacaulândia

Chrisóstomo recebe lideranças do Partido Liberal e firma R$ 600 mil para a saúde de Cacaulândia

Foi confirmada a destinação de R$ 600 mil em recursos para o fortalecimento da saúde no município.
L
Coronel Chrisóstomo recebe representantes do Ministério Público de Rondônia e reforça parceria institucional em defesa da população

Coronel Chrisóstomo recebe representantes do Ministério Público de Rondônia e reforça parceria institucional em defesa da população

Durante o encontro, foi reafirmado o compromisso mútuo de cooperação entre o mandato parlamentar e a instituição, com foco na defesa dos interesses da população rondoniense.
L
Cristiane Lopes amplia investimentos na Saúde e direciona mais de R$ 41 milhões para Rondônia

Cristiane Lopes amplia investimentos na Saúde e direciona mais de R$ 41 milhões para Rondônia

Parlamentar lidera investimentos estratégicos em infraestrutura, equipamentos e políticas públicas voltadas à saúde da mulher, de pessoas com doenças raras e da população em geral.
L
Publicidade

POLÍCIA

Patrimônios prende mulher que fingiu ter sido sequestrada para extorquir a família

O flagrante aconteceu no bairro Cidade Nova, zona sul de Porto Velho.
10

Motociclista sofre queda e fica ferida na Avenida Rio de Janeiro

De acordo com testemunhas, a motociclista seguia no sentido da Avenida Jorge Teixeira, quando acabou utilizando o freio dianteiro, derrapou e caiu no asfalto.
12
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia prende homem por tráfico de drogas

Polícia Rodoviária Federal em Rondônia prende homem por tráfico de drogas

Caminhoneiro conduzia veículo há cerca de 24 horas e portava mais de 100 comprimidos de anfetamina
10
Ônibus tomba e deixa 11 mortos e dezenas de feridos

Ônibus tomba e deixa 11 mortos e dezenas de feridos

O acidente ocorreu por volta das 3h40, no trecho conhecido como “Trevo do Queixinho”.
18
Prefeitura de Porto Velho amplia apoio às comunidades ribeirinhas com parceria da Marinha

Prefeitura de Porto Velho amplia apoio às comunidades ribeirinhas com parceria da Marinha

Navio de Assistência Hospitalar vai integrar logística de atendimento.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10)

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10)

Segundo Itamaraty, a medida segue o princípio da reciprocidade
L
Falta de pessoal e cortes orçamentários dificultam regulamentação da Nova Lei do Gás, admite ANP

Falta de pessoal e cortes orçamentários dificultam regulamentação da Nova Lei do Gás, admite ANP

CNI cobra medidas que reduzam preço do gás natural para indústria
L
EUA confirmam tarifas de 104% sobre produtos chineses a partir de 9 de abril

EUA confirmam tarifas de 104% sobre produtos chineses a partir de 9 de abril

Medida é retaliação após China impor tarifas recíprocas a Washington
L

Hospital Regional de Guajará-Mirim recebe visita do Judiciário e MP e reforça avanços promovidos pela Sesau de Rondônia

De acordo com o secretário Jefferson Rocha, a presença das instituições no hospital recém-inaugurado do Estado demonstra o reconhecimento do esforço coletivo do Governo de Rondônia na reestruturação da unidade e na ampliação do acesso à saúde.
L

Comissão de Integração Distrital é aprovada para dar mais voz aos distritos de Porto Velho

A ideia é aproximar a população das decisões e buscar soluções para os desafios vividos no dia a dia.
L

Recebimento da Licença Ambiental: MACHADO COMERCIO E SERVIÇOS

Licença Ambiental de Simplificada Nº Nº 016.00176.002/2025-SUL
L
Apostadores destinam até R$ 30 bi por mês a bets, informa BC

Apostadores destinam até R$ 30 bi por mês a bets, informa BC

Presidente Galípolo e técnicos falaram à CPI no Senado
L
Rondônia tem 4 mil contratos e R$ 28,4 milhões em empréstimos no Crédito do Trabalhador

Crédito do Trabalhador movimenta R$ 28,4 milhões com 4 mil contratos em Rondônia

Em todo o país, mais de 532 mil empréstimos já somam R$ 3,3 bilhões.
L
Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR

Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR

Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio
L
Curso capacita produtores de Ariquemes no uso de tratores e máquinas agrícolas

Curso capacita produtores de Ariquemes no uso de tratores e máquinas agrícolas

Recurso que garante a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, numa parceria com o Ifro
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.