QUARTA-FEIRA, 14/05/2025

LUTO: NOSSA HOMENAGEM AO RADIALISTA MIGUEL SILVA

Para homenageá-lo, reproduzimos a entrevista que gravamos com Miguel Silva no mês de setembro do ano de 2017.

Publicado em 

LUTO: NOSSA HOMENAGEM AO RADIALISTA MIGUEL SILVA - News Rondônia

Na madrugada desta quinta-feira dia 9 de janeiro, por coincidência o Dia do Fico, deixamos de contar (no meio físico do nosso convívio) com a presença do particular amigo, Miguel Silva. Desportista e carnavalesco por excelência, Miguel e sua companheira há mais de 50 anos, a queridíssima professora Nazaré Silva muito fizeram e fazem pelo esporte e pela cultura do nosso estado.

Para homenageá-lo, reproduzimos a entrevista que gravamos com Miguel Silva no mês de setembro do ano de 2017.

LUTO: NOSSA HOMENAGEM AO RADIALISTA MIGUEL SILVA - News Rondônia

A saudade é grande do amigo que acaba de partir. Aproveito para registrar nossas (minha e da Ana) à família de Nazaré Silva.

Miguel Souza da Silva

O comentarista de futebol e outros carnavais

Houve um tempo que as ruas de Porto Velho eram cheias de "volante", carro cujos proprietário (geralmente radialistas) colocavam algumas cornetas em cima da capota e saiam fazendo propaganda de lojas do nosso comércio. Assim o já famoso comentarista de futebol da equipe da Rádio Caiari e TV Rondônia Miguel Silva foi abordado pelo Babá, Silvio Santos e Bainha que o intimaram a levar seu fusquinha azul com as cornetas de som, para servir de carro de som do bloco que iria desfilar pela primeira vez no carnaval de Porto Velho era a Banda do Vai Quem Quer. Assim Miguel e seus colegas de rádio entraram para a história do carnaval de rua de Porto Velho como sendo os donos do primeiro carro de som da Banda do Só Vai Quem Quer. Outro feito na vida desse jovem de 71 anos, foi ser o responsável pela sonorização do 1º Arraial Flor do Maracujá que aconteceu no mês de junho de 1983 no espaço ao lado do Ginásio Cláudio Coutinho a equipe contava com o apresentador Antônio Roque, Julinho e Pedrão na técnica de som e tinha também o Volnei Alonso. "Uma das coordenadoras do Arraial era a Nazaré minha esposa. Fizemos o som do Maracujá até quando ele saiu do Claudio Coutinho em 1990".

Conversar com Miguel Silva é ficar conhecendo melhor a história de Porto Velho.

ENTREVISTA

Zk – Você nasceu aonde?

Miguel Silva – Meu nome é Miguel Souza da Silva. Nasci em Oriximiná oeste do estado do Pará que fica no baixo Amazonas. Cedo fui morar em Belém onde passei a trabalhar como chefe de escritório na transportadora "Estrela do Norte". Em 1972 a empresa me designou para vir gerenciar o escritório de Porto Velho. Quando cheguei aqui ainda era Território Federal de Rondônia e então pude acompanhar todo o trabalho de preparação para sua transformação em estado o que aconteceu em 1981 no governo do Coronel Jorge Teixeira.

Zk – Como foi que você passou a se envolver com transmissão de jogo futebol e outros esportes?

Miguel Silva – Isso começou em Belém onde tinha bom relacionamento com a equipe da Rádio Clube e do Jornal O Liberal. Quando aqui cheguei o pessoal ficou sabendo e o José Wilton Guedes me convidou para fazer parte da equipe esportiva da Rádio Caiari.

Zk – Qual o primeiro jogo que você comentou?

Miguel Silva – Foi um jogo que aconteceu no estádio Paulo Saldanha que também era conhecido como Campo do Ypiranga entre Flamengo X Moto Clube decisão do campeonato de 1972 e o Moto se sagrou campeão.

Zk – Além da rádio Caiari?

Miguel Silva – Somos pioneiros da TV Rondônia. Acontece que o João Dalmo que fazia parte da equipe da Caiari foi convidado para comandar o esporte na TV Rondônia que estava sendo implantada e nós fomos junto com ele. A sede da TV Rondônia ficava na rua Gonçalves Dias bem ao lado da prefeitura de Porto Velho. Outra investida nossa no rádio portovelhense, foi fazer parte da inauguração da rádio Parecis FM que era agregada à rádio Caiari. Na Parecis tínhamos um programa onde só tocava samba. Esse programa era levado ao ar à boca da noite e o pessoal se reunia no Bar "Capivara" que ficava na Joaquim Nabuco com a Almirante Barroso e depois fiou conhecido como Bar do Casemiro, para tomar umas e outras ouvindo o nosso programa. Ali por muito tempo, foi considerado o reduto dos sambistas, pois era lá que se encontravam todos os dias Silvio Santos, Bainha, Babá, Jorge Andrade a nata do samba de Porto Velho.

Zk – Seus filhos todos passaram a praticar natação e até se destacaram nacional e internacionalmente. Por um acaso eles herdaram esse amor pela natação de algum parente?

Miguel Silva – Temos seis filhos, quatro rondonienses e dois paraenses, chegamos ficamos e só vamos embora daqui quando Deus nos chamar. A questão da natação é muito simples de explicar, os meninos foram crescendo e a natação é um dos esportes adequados para o período de crescimento da criançada, para completar, fui um dos fundadores da Federação Aquática de Rondônia, levei as crianças para aprender a nadar no Ferroviário, cresceram, depois fomos para o Ypiranga. Em 1997 disputando o campeonato brasileiro em São José do Rio Preto o técnico do clube Pinheiros que até hoje é referencia na natação brasileira, levou dois dos nossos filhos para São Paulo. Na realidade todos os seis se destacaram na natação nacional e internacional, o Bira foi o primeiro atleta que saiu daqui para fazer curso nos Estados Unidos da América – USA o Júnior foi pra Rosário na Argentina, a Simone esteve na Austrália e Europa foi durante 4 anos a melhor nadadora brasileira na categoria Máster; o Guto foi pra Venezuela na cidade de São Felipe como integrante mais jovem da seleção brasileira junto com Gustavo Borges e o Xuxa os grandes nomes da natação brasileira, o Fábio foi campeão da  copa Latinoamereicana em Portugal e hoje está nos Estados Unidos a Soraya foi a  1ª nadadora de Rondônia a participar de uma final de brasileiro.

Zk – Fala sobre a equipe esportiva de vocês. Quem era quem?

Miguel Silva – Na rádio Caiari quem comandava era o José Wilton Guedes, João Dalmo que foi convidado para dirigir o Departamento de Esportes da TV Rondônia e levou toda a equipe e eu era o comentarista. Na Rádio Eldorado já foi com o José Ribamar o melhor narrador de futebol que já apareceu por aqui, hoje ele esta em Natal no Rio Grande do Norte. Inclusive fizemos parte da criação do Copão da Amazônia com a equipe da rádio Caiari e acompanhamos as edições que aconteceram em Macapá (AP) e em Boa Vista (RR). Moto Clube foi bi campeão e o Ferroviário também venceu o torneio que foi criado pelo jornalista Vinicius Danin.

Zk – Há quem diga que o futebol amador daquele tempo era mais profissional que o profissional de hoje. Você concorda?

Miguel Silva – Naquele tempo os atletas jogadores recebiam uma gratificação (bicho) por vitória, porém o mais interessante, era que os dirigentes quando se interessavam por um jogador, ofereciam um contrato de emprego em suas empresas ou nos órgãos do governo. Seu Dudu presidente do Flamengo era pessoa influente no governo do Território e arranjava emprego para seus craques ou no governo territorial ou na prefeitura. O seu Joaquim Pereira da Rocha junto com seus filhos Rochinha, Rochilmer e Aderbal comandavam o Moto Clube e ainda tinha a família Mourão dona da famosa Casa Mourão & Irmãos que empregava alguns jogadores. Pelo lado do Ypiranga tinha o seu Abiguar de Miranda, seu Queiroz o Albertino que eram pessoas influentes do no governo e no comércio e o Ferroviário tinha a Madeira Mamoré e depois o 5º BEC e assim, eles conseguiam trazer craques de outros estados, em especial de São Paulo (caso do Moto Clube). O Botafogo era comandado pelo José Camacho grande empresário do comercio e do setor hoteleiro e com isso nosso campeonato pegava fogo. Dava gosto de ver o estádio Aluizio Ferreira super lotado de torcedores com suas charangas e muita disputa.

Zk – Agora vamos falar do Miguel folião de carnaval?

Miguel Silva – O folião veio do berço, brincava em Belém e quando vim pra cá, passei a freqüentar os blocos e escolas de samba da cidade. Em parceria com outros foliões criamos o Bloco Cacique de Rondônia no estilo do bloco carioca Cacique de Ramos. Antes do Cacique brinquei no Bloco da Chuva. Agora quanto à escola de samba não me envolvi com uma em especial. Em Belém torço pelo "Rancho Não Posso me Amofinar" – (cantando – Quem é do Rancho tem amor não se amofina, já dizia vovó desde os tempos de meninas). No Rio de Janeiro sou Flamengo e Mangueira.

Zk – Como foi que você conheceu a professora Nazaré Figueiredo da Silva?

Miguel Silva – É uma história simples, mas, que tem as bênçãos de Deus. Sou de Oriximiná e a Nazaré é de Chaves uma cidade da Ilha do Marajó e foi morar em Belém na casa de uma família que era amiga da minha tia onde eu morava. Ela tinha 14 anos de idade olhei pra ela, ela me olhou e começamos a namorar exatamente no dia que ela completou 15 anos. Já estamos trabalhando nos preparativos da nossa festa de Bodas de Ouro (50 anos de casados) que vai ser no dia 25 de maio de 2018. Por falar nisso estou com essa cara de quarenta, mais tenho 71 anos de idade.

Zk – Um grande administrador?

Miguel Silva – Cito dois: Jorge Teixeira e Chiquilito Erse. O Chiquilito enquanto prefeito da cidade, um dia parou em frente da nossa casa, ele era muito amigo do meu filho Guto e viu a precariedade que era nossa rua, ele mandou asfaltar e não sei se pela amizade, o asfalto que colocaram naquele tempo, tá lá até hoje e é considerado o melhor das ruas de Porto Velho.

Zk – Para encerrar. O que você tem a dizer aos candidatos a prefeito de Porto Velho?

Miguel Silva – Que se preparem para administrar a cidade com competência. Queremos um gestor que faça um trabalho que nos orgulhe em dizer que somos porto-velhenses.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

3º Encontro de Controles Internos destaca avanços em inovação, inclusão e integridade na gestão pública de Rondônia

3º Encontro de Controles Internos destaca avanços em inovação, inclusão e integridade na gestão pública de Rondônia

A programação contou com palestras e painéis que abordaram desde a inclusão no ambiente institucional até aspectos técnicos da gestão pública.
L
Fiscalização do Detran-RO identifica recorde de motoristas sem habilitação em Porto Velho

Fiscalização do Detran-RO identifica recorde de motoristas sem habilitação em Porto Velho

A operação “Duas Rodas, uma só vida” é direcionada principalmente aos motociclistas, que representam a maior parte das vítimas de sinistros registrados no estado.
L
Rico Melquiades demonstra como funciona o 'Jogo do Tigrinho' na CPI das Bets

Rico Melquiades demonstra como funciona o ‘Jogo do Tigrinho’ na CPI das Bets

Durante a sessão, o influenciador realizou algumas apostas e relatou ter perdido em uma das rodadas, mas vencido em outras. Em seguida, recusou-se a fazer uma nova tentativa, alegando não querer incentivar o público presente a apostar.
L
Governo de RO realiza manutenção na Rodovia 457 para melhorar a segurança no trânsito

Governo de RO realiza manutenção na Rodovia 457 para melhorar a segurança no trânsito

O residente da 2° Residência Regional do DER-RO em Ariquemes, Dirceu de Souza, destacou o empenho da equipe.
L

GL Club Ensino integra oficialmente a reconhecida Mentoring League Society

Autor do livro A dor que me comove, Dr. Gabriel reforça que essa nova fase reafirma seu compromisso com uma mentoria ética, estratégica e com propósito.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Milei implementa medidas rigorosas para imigração, com cobrança de saúde e possibilidade de mensalidades nas universidades

Milei implementa medidas para imigração, com cobrança de saúde e possibilidade de mensalidades nas universidades

As medidas incluem a cobrança de serviços públicos de saúde para residentes temporários, transitórios e em situação irregular, além da exigência de seguro médico para turistas.
L

Lula questiona Ancelotti na Seleção e gera reação na Europa

Declarações do presidente sobre técnico estrangeiro e atletas fora do país despertam debate sobre identidade do futebol brasileiro
L

Treinamento na selva: cinco dias de resistência, técnica e superação

Capitão José Sérgio, comandante da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, lidera recrutas em jornada de formação que testa corpo e mente na floresta amazônica.
L

Momento Empresarial | Entrevista Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista

Nesta quarta-feira, às 9h, o Momento Empresarial recebe Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista com duas décadas de experiência em nutrição clínica e especialista em nutrição funcional. Com uma abordagem que vai além do emagrecimento, Caroline trata o indivíduo como um todo, considerando fatores como inflamação, dores crônicas, saúde intestinal e doenças autoimunes.
L

Coluna do Simpi – Nasceu o Exporta Simples: proposta do Simpi que virou Política Nacional para Pequenos Exportadores

A ideia era desburocratizar o processo e dar ao pequeno industrial um fôlego competitivo no cenário internacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo cobra instalação da CPI sobre fraudes contra aposentados e critica postura de aliados do governo Lula

Parlamentar reforça que sua prioridade é a CPI da Câmara. “É a Casa do Povo. É aqui que temos que investigar todo o período de irregularidades e responsabilizar quem desviou o dinheiro de quem mais precisa”
L

Ieda Chaves divulga Lei e campanha “Maio Laranja” em palestra lúdica para estudantes

Cerca de 600 alunos conheceram a Lei nº 6.014, de 25 de abril de 2025, voltada ao enfrentamento da violência infantojuvenil.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões em emendas para atender a Policial Penal

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L
Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Investimento de 100 mil garante estrutura adequada para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade
L
Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Para ela, Constituição dá ao Congresso poder para deliberar
L
Publicidade

POLÍCIA

PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Justiça Federal no DF autoriza busca em Presidente Prudente
L
PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

Droga era transportada por jovem de 19 anos
10
Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

A ação foi conduzida por agentes da 10ª Delegacia de Polícia da capital.
16
Homem é preso em flagrante por violar medida protetiva em Urupá

Homem é preso em flagrante por violar medida protetiva em Urupá

Segundo a polícia, a vítima acionou a equipe ao perceber que o suspeito havia se aproximado do seu local de trabalho, contrariando ordem judicial que determinava o afastamento.
12
Polícia Civil recupera moto furtada em Cacoal durante operação em Seringueiras

Polícia Civil recupera moto furtada em Cacoal durante operação em Seringueiras

Após investigação preliminar e diligências, os agentes localizaram o veículo, que será devolvido ao proprietário após os procedimentos legais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CONDOMINIO PORTO EXPRESS HOTEL

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 45 SOL/DLA
L
Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras

Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras

De acordo com o coordenador Substituto da Ceam, Leandro de Oliveira Almeida, a abordagem é focada no diálogo direto com a comunidade e no incentivo à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
L
Colheita do café será lançada em cerimônia do Governo de RO neste sábado (17), em São Miguel do Guaporé

Colheita do café será lançada em cerimônia do Governo de RO neste sábado (17), em São Miguel do Guaporé

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a cafeicultura tem impacto positivo para o estado.
L

Compromisso foi firmado durante reunião com moradores do bairro

Compromisso foi firmado durante reunião com moradores do bairro
L

Confira a programação do 1º Seminário de Planejamento Municipal

Inscrições seguem abertas até 15 de maio; evento integra o processo de elaboração do PPA 2026–2029
L

Mais de 150 atletas participam da Copa Madeirão em disputa intensa na capital

O evento contou com a participação de 19 escolas de natação
L

Inscrições para a 1ª Copa Madeirão de Futebol de Várzea se encerram na sexta-feira (16)

Expectativa é que a competição deve reunir cerca de 100 equipes somente para a categoria adulta
L

Semusa realiza treinamento sobre manejo de resíduos em unidades de saúde

Evento reuniu profissionais de diversas áreas para atualizar conhecimentos e garantir práticas mais seguras e sustentáveis
L

Após revisão de PPP, Porto Velho contará com Centro de Tratamento de Resíduos

O TCE/RO apontou“erros insanáveis” no contrato firmado pela gestão passada
L

Oficina sobre criação de abelhas sem ferrão será realizada em 24 de maio com ênfase na preservação ambiental e renda sustentável

Evento promovido pela Semagric será das 8h às 14h, na sede da Agro Tropical Amazônia
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.