TERÇA-FEIRA, 13/05/2025

L

Saúde

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO

Em sete anos, o Samd visitou 900 pacientes em Porto Velho.

Publicado em 

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

Sorte dos 203 atuais pacientes do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (Samd) da Secretaria Estadual de Saúde: durante e ao final de cada tratamento, eles “ganham” novos parentes.

Em sete anos, o Samd visitou 900 pacientes em Porto Velho. Para chegar até sua clientela, quatro equipes percorrem semanalmente 700 quilômetros de ruas, avenidas e pequenas estradas.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

A relação saúde pública e paciente é bem diferenciada no Samd, que aniversaria no próximo mês de dezembro.

Gratidão é a palavra maior da enfermeira Mariana Aguiar, 33 anos, coordenadora do Samd. “A todos os que passaram por aqui e saíram, aos que ainda permanecem; com amor e dedicação, nós todos evoluímos”.

A maioria dos 85 profissionais do Samd se torna bem conhecida de pacientes, familiares e cuidadores que com eles estabelecem sólidas relações de amizade. A frota é formada por oito veículos.

“O Samd economiza até 80% no custo de um paciente, comparando-o ao custo que ele daria se fosse internado num hospital”, diz o secretário estadual de saúde Fernando Máximo.

O secretário lembra que a inspiração do Samd é federal:

“Ele vem desde 2011 sempre em busca de corresponder às expectativas do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde”.

A enfermeira Márcya Andrade, 34,  conduz os repórteres da Secom à casa de dona Maria das Dores Araújo dos Santos, 60, no bairro Eletronorte (zona sul). Ela é viúva de Jasieber Pereira Silva, maranhense de Bacabal, falecido aos 70 anos em 14 de fevereiro deste ano, depois de lutar contra um câncer pulmonar.

Dona Maria das Dores emocionou-se. Jasieber tinha cinco filhos do casamento anterior, entre os quais, a pastora Judileia, da Igreja Batista das Nações, entretanto, foi Poliana, 35, filha dela, quem cuidou dele até o fim. “Ele morreu nos braços dela”, conta a viúva. Jasieber fora atendido pela equipe Açaí, liderada pela médica Micheli e pela enfermeira Tamires.

“Da direção ao atendimento, o Samd foi meu braço direito, porque chegou aqui quando eu não podia mais sair de casa”, ela diz.

Em lágrimas, antes de se despedir, chama a enfermeira Márcya e o psicólogo Eduardo Rezende, 34, entregando-lhes um cilindro de oxigênio doado ao serviço médico. Diz que doará mais.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

Há quase dois anos, Maria do Carmo cuida da mãe, Francisca das Chagas

MÃE COM AVC

Maria do Carmo, 37, nascida em Cruzeiro do Sul (AC), tem três irmãos em Porto Velho e um no Acre, mas só ela cuida da mãe, Francisca das Chagas, 67 acometida por um AVC quase cinco anos atrás.

Maria vai inteirar um ano e oito meses fazendo o que pode com a equipe do Samd, para ter a mãe viva. Não é fácil, o emocional já sofreu algum abalo, conforme ela conta ao psicólogo Eduardo.

A filha Jenice, 16, parou de estudar na 8ª série. Cursava o Centro de Ensino de Jovens e Adultos Padre Moretti, mas desde quando se mudaram para o pequeno apartamento, a escola ficou muito distante.

Além dela, a irmã Ana Clara, de um ano e seis meses, exige tanta atenção quanto à avó acamada.  Sentada no sofá, observa as visitas e repete seguidas vezes com um lindo sorriso: “mamãe, mamãe”, olhando nos olhos de Maria.

Ao final da visita, Maria franze a testa, desabafando: “Olha, o Samd tem me ajudado muito, tenho muita gratidão para todos vocês, só falta mesmo a presença dos meus irmãos”.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

Valéria teve alta, acidentou-se, mas está disposta a trabalhar logo

VALÉRIA ANSIOSA

Valéria Lima, 41, caminha até o portão de casa de reboco, no bairro Rosalina Carvalho (zona leste). Recuperada de uma vasculite infecciosa que a acometera em fevereiro de 2015, teve alta em outubro de 2016.

À base de curativos e antibióticos ministrados de 12h em 12h pela equipe Buritis, ela recebeu atenção três meses seguidos depois de internada nove dias no Hospital João Paulo II.

“Do problema que me derrubou eu me livrei, mas infelizmente quebrei o pé num acidente de moto”, ela conta mostrando o local da cirurgia. Ficou sob os cuidados da médica Elza Gabriela e da enfermeira Flora Lemos. “Meus exames em casa foram bons, e eu dou graças a Deus, porque quando precisei me olharam muito bem”, relata.

Valéria pretende melhorar brevemente. “Tô aqui encostada até fevereiro, mas quero melhorar amanhã mesmo”, ela diz. Afinal, até poucos dias atrás estava na cadeira de rodas.

Ela obteve vaga e assinou contrato de trabalho com uma empresa de limpeza, faxina e outros serviços, daí sua apreensão. Cuida de um único filho, João Vitor, 11, aluno da 5ª série do Ensino Fundamental.

“A EQUIPE DO AMOR”

Mancando de um lado a outro do restaurante de comida a quilo, onde trabalha, na Avenida Calama, Adriana Rodrigues, 31, encontrou vaga no mercado de trabalho, mesmo guardando sequelas neurológicas do acidente sofrido em 2014 na confluência das avenidas Amazonas e Mamoré.

Seu périplo foi grande: da UPA Leste para o Hospital João Paulo II, dali para Assistência Médica Intensiva (AMI), depois para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, depois para o Samd. As equipes Açaí e Buritis lhe aplicaram doses sucessivas de remédios controlados e DuoDerm [fibra cirúrgica] para curar escaras nas costas.

“Eu nem agachava”, lembra Adriana, nascida em Vargem Grande Paulista, ainda se refazendo das fortes pancadas. Passou alguns meses na cadeira de rodas, para poder iniciar a fisioterapia que a devolveu à vida normal.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

Maria do Carmo, mãe de Adriana (c), fisioterapeuta Kysi, enfermeira Marta Maria e enfermeira Márcya Andrade

De 31 de outubro de 2014 a 21 de julho de 2015, o Samd foi o “anjo da guarda” de Adriana. A mãe dela, dona Ana Maria, reconhece essa condição. “Olha, os nossos vizinhos nem acreditavam no que viam, quando esses anjos desciam da ambulância; eu mesmo desconfiava e me perguntava de quanto seria e quando ia receber a conta”, ela comenta.

A cada febre, uma das equipes voltava à casa de dona Maria. Esgotavam alimentos ou suplementos, ela telefonava e era prontamente atendida.

Viúva, Maria casou-se novamente com seu Osnero, um pedreiro. Seus três filhos ficaram em São Paulo e dois estão no bairro Lagoinha (zona leste), onde cria o neto Vander, 5, aluno do pré-escolar.

“Neste dia (22) em que reencontramos Adriana e sua mãe, faz 22 anos que elas saíram de São Paulo”, conta a enfermeira Márcya. A técnica de enfermeira Marta Maria de Souza, a enfermeira Márcya e a fisioterapeuta Kysi da Hora chegam ao restaurante, a ex-paciente delas mistura choro e sorrisos. Abraçam-se e tiram fotos.

Dona Maria fala pela filha: “Enquanto eu viver, sempre, sempre, serei grata a essa equipe do amor. Minha filha saiu do Hospital de Base sem esperança, estava  igual um ping-pong, porque o carro jogou ela pra cima duas vezes, em cima da calçada”.

COMO FUNCIONA O SAMD

► Agentes administrativos, assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e motoristas se revezam diariamente para fazer o melhor, dentro de critérios enquadrados na humanização da saúde pública. Aos sábados e domingos funciona um plantão.

EMOCIONADOS, PACIENTES E FAMILIARES MANIFESTAM GRATIDÃO AO ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR EM PORTO VELHO - News Rondônia

O QUE FAZ

► Quatro equipes saem todas as manhãs da sede do Samd, na Rua Geraldo Siqueira (bairro Cidade Nova, zona Sul), transportando kits de antibióticos, anti-inflamatórios, soros (hidratação parenteral), gaze, luvas, compressas, ataduras e tocas para curativos. Os kits têm o nome do paciente, endereço, telefone e dosagem a ser aplicada ou ingerida.

► Pacientes oncológicos têm sido atendidos em cuidados paliativos, pois já cessaram todas as medidas de contenção do câncer, exigindo das equipes humanização e medidas de conforto no lar.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ato com mil pares de sapatos em Brasília cobra políticas públicas para portadores da Encefalomielite Miálgica

Ato com mil pares de sapatos em Brasília cobra políticas públicas para portadores da Encefalomielite Miálgica

Doença crônica causa fadiga extrema e afeta 1,5 milhão de brasileiros
L
Projeto Olhar de Amor realiza 50 atendimentos diários e agenda cirurgias de catarata para junho

Projeto Olhar de Amor realiza 50 atendimentos diários e agenda cirurgias de catarata para junho

Lançada nesta segunda-feira, ação da deputada federal Sílvia Cristina, junto com a Fundação Pio XII, visa reduzir a espera pelas cirurgias
L
Secretarias se unem para levar palestras e diálogo às escolas no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil

Secretarias se unem para levar palestras e diálogo às escolas no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil

A coordenadora da Saúde do Adolescente, Talita Sá, ressalta a proposta do projeto, que visa levar informação e promover o diálogo como ferramenta de enfrentamento a possíveis situações de violência.
L

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre importância da prevenção contra gripe

O primeiro acesso da população aos serviços de saúde deve ser nas Unidades de Saúde da Família.
L

Assistência Médica Intensiva celebra 12 anos de dedicação à humanização e aos cuidados paliativos em Rondônia

Assistência Médica Intensiva (AMI) completa 12 anos como referência em cuidados intensivos em Rondônia.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Dra. Carla Castelli, Dermatologista

Nesta terça-feira, dia 13, às 17h, o Agenda News recebe a Dra. Carla Castelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para falar sobre o CoolFase – um avanço tecnológico direto da Coreia que promete revolucionar os cuidados com a pele. O método melhora a flacidez e redefine o contorno facial com conforto, segurança e sem tempo de recuperação.
L

Giro News | Entrevista Adélio Barofaldi – Presidente da APRON

Nesta terça-feira, dia 13, às 16h, o Giro News recebe Adélio Barofaldi, presidente da APRON – Associação dos Pecuaristas de Rondônia. Na entrevista, ele contará como surgiu a associação, sua missão na defesa do direito de propriedade e os esforços para fortalecer a pecuária no estado.
L

Comunidade News | Entrevista professora Jennifer Rates e a professora Denise Torquato

No programa Comunidade News desta terça-feira, dia 13, às 15h, vamos conversar com duas profissionais que unem conhecimento jurídico e dedicação ao ensino: a professora Jennifer Rates e a professora Denise Torquato.
L

Prefeitura de Porto Velho conduz estudos para recuperação da Locomotiva 18

Iniciativa marca mais que um projeto de recuperação mecânica, é um resgate de identidade
L

Prefeitura anuncia Arraiá da Prefs e apresenta programação das festas juninas

Forró do Muído e Ju Marques são as atrações nacionais confirmadas no evento
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

Prefeita Carla Redano recua e não garante reajuste inflacionário a servidores em 2025

O Sitmar lamenta que, após meses de diálogo aberto e propostas apresentadas para viabilizar a recomposição salarial de forma responsável, a gestão municipal tenha rompido com a palavra dada aos servidores.
L

Após protesto na BR-364, deputada Dra. Taíssa se reúne com lideranças e atua pela regularização fundiária

Reunião com lideranças de bairros impulsiona tratativas entre poder público e moradores por regularização fundiária em Porto Velho.
L

Deputada Dra. Taíssa presta homenagem às agremiações do Duelo na Fronteira durante Sessão Solene na ALE-RO

Evento reconheceu o trabalho cultural dos Bois Malhadinho e Flor do Campo e anunciou investimentos para a edição 2025 do festival.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões à Polícia Penal na maior emenda da história da categoria

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L

Governador autoriza contrair empréstimo de R$ 985,9 milhões para Rondônia

O montante, que poderá ser obtido junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais, será destinado principalmente à área de infraestrutura rodoviária e outras despesas de capital previstas no orçamento estadual.
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageira de moto sofre fratura em grave acidente na Jorge Teixeira

Esposa e filha de sgt da PM são derrubadas de moto durante roubo na zona sul

A mãe teve escoriações pelo corpo e suspeita de fratura, já a filha menor de idade, escoriações leves.
16
COFRE CORROMPIDO: PF faz operação que culmina no afastamento de servidor público suspeito de desviar R$ 600 mil da Caixa Econômica Federal

COFRE CORROMPIDO: PF faz operação que culmina no afastamento de servidor público suspeito de desviar R$ 600 mil da Caixa Econômica Federal

A operação foi deflagrada com o objetivo de capturar servidor que fraudava cofre da agência para subtrair valores de forma indevida
10
PF deflagra operação em combate a extração ilegal de madeira em Terras Indígenas

GOAAPIRANGA: PF deflagra operação em combate a extração ilegal de madeira em Terras Indígenas

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, na residência e em imóveis rurais dos suspeitos, localizados nas proximidades de áreas de proteção ambiental
10
Polícia intervém em agressão coletiva contra suspeito de furto

Polícia intervém em agressão coletiva contra suspeito de furto

A agressão teria sido uma represália pelas suspeitas de furtos cometidos pelo homem, configurando crime de lesão corporal coletiva e exercício arbitrário das próprias razões.
12
Discussão por bebida termina em agressão com martelo

Discussão por bebida termina em agressão com martelo

A confusão teria começado durante uma disputa entre o casal e outras pessoas, que estavam consumindo bebida alcoólica e tentando ver quem bebia mais vodka.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Alteração de Titularidade (Razão Social): LIMA & TEIXEIRA LTDA

Alteração de Titularidade (Razão Social) do processo nº 1801/01082/2011
L
Ancelotti se despede do Real Madrid e diz estar pronto para assumir a seleção brasileira após o fim da temporada

Ancelotti se despede do Real Madrid e diz estar pronto para assumir a seleção brasileira após o fim da temporada

Técnico italiano diz se orgulhar de anos inesquecíveis no Real Madrid
L
ABDI e Abiplast lançam selos para rastrear uso de plástico reciclado na indústria brasileira

ABDI e Abiplast lançam selos para rastrear uso de plástico reciclado na indústria brasileira

Empresas interessadas podem solicitar os selos a partir desta terça
L
PGR pede ao STF condenação dos acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

PGR pede ao STF condenação dos acusados de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

Pedido é parte das alegações finais, última etapa antes do julgamento
L
Audiência pública sobre a LDO 2026 será realizada em 23 de maio

Audiência pública sobre a LDO 2026 será realizada em 23 de maio

A audiência tem como objetivo assegurar a transparência e garantir a participação popular, acontecerá de forma presencial no dia 23 de maio às 15h na Câmara de Vereadores.
L
Prefeitura apresenta o Arraiá da Prefs e divulga agenda oficial das festas juninas

Prefeitura apresenta o Arraiá da Prefs e divulga agenda oficial das festas juninas

Forró do Muído e Ju Marques são as atrações nacionais confirmadas no evento
L

Requerimento da Licença Ambiental: NEWCASE DO BRASIL LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.