DOMINGO, 11/05/2025

ADORADORES DA CULTURA FERROVIÁRIA FALAM UM POUCO DA 'ESTÓRIA' DO DESMONTE DA FERROVIA DO DIABO

A situação atual é de 'partir o coração', lamenta outro ferroviário com anos de histórias contadas em programas de canais de tevês de Rondônia e da Europa.

Publicado em 

ADORADORES DA CULTURA FERROVIÁRIA FALAM UM POUCO DA 'ESTÓRIA' DO DESMONTE DA FERROVIA DO DIABO - News Rondônia

ADORADORES DA CULTURA FERROVIÁRIA FALAM UM POUCO DA 'ESTÓRIA' DO DESMONTE DA FERROVIA DO DIABO - News Rondônia

Porto Velho, RO – Conta-se nos dedos o que foi preservado e conservado do patrimônio cultural e histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) em cumprimento à Lei do Tombamento que em dezembro fará 82 anos de sua criação no Brasil. Em Rondônia, quem poderia defender essa história de múltiplas facetas, teria optado a descaracterizá-lo pelos próximos 50 anos após sua concessão ao município.

ADORADORES DA CULTURA FERROVIÁRIA FALAM UM POUCO DA 'ESTÓRIA' DO DESMONTE DA FERROVIA DO DIABO - News Rondônia

De acordo com o Promotor de Justiça Marcos Paulo Miranda, 'o ponto de partida para a efetiva preservação do patrimônio cultural no Brasil, viabilizando-o o posterior surgimento do Decreto-Lei 25/1937, conhecido como 'Lei do Tombamento', se deu em 1934, com a consagração da proteção ao patrimônio cultural por meio da Constituição Federal promulgada em 16 de Julho daquele ano, o que, até então, não era previsto em nosso ordenamento jurídico'.

Segundo ele, 'com efeito, a Carta Magna de 1934 instituiu pioneiramente a função social da propriedade (Artigo 133, Inciso XVII), bem como estabeleceu os primeiros comandos constitucionais impondo a proteção do patrimônio cultural', podendo impedir, inclusive, por força do Artigo 10 (Compete concorrentemente à União e aos Estados: III – proteger as belezas naturais e os monumentos de valor histórico ou artístico, podendo impedir a evasão de obras de arte).

ADORADORES DA CULTURA FERROVIÁRIA FALAM UM POUCO DA 'ESTÓRIA' DO DESMONTE DA FERROVIA DO DIABO - News Rondônia

Em Porto Velho, parte dos objetos de interesse histórico, do patrimônio artístico e ferroviário no âmbito da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM), principalmente do acervo ainda fora dos registros oficiais com o advento da concessão por 50 anos à Prefeitura, 'pouco se sabe daquilo que teria sido empurrado para dentro do Rio Madeira' a partir de um suposto projeto de desmonte do Cemitério da Candelária, dos armazéns, galpões, peças e acessórios das oficinas', adianta um os mais antigos ferroviários ainda vivo.

Para a maioria dos ferroviários ouvidos sob sigilo de suas identidades, com o advento da concessão do Complexo Ferroviário à Prefeitura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-RO), 'o órgão teria selado o estado terminal da cultura ferroviária trazida até nós por mais de 70 nações de todo o Planeta', ressaltaram.

– Alguns dos técnicos do IPHAN local que transpareciam luta pela conservação e preservação do que ainda resta para se juntar da Ferrovia do Diabo, hoje, trabalham para o município, eles completaram.  

O desmonte escancarado de peças e acessórios de trens, locomotivas, cegonhas e de uma das litorinas, além das oficinas e seus conjuntos de ferramentas viraram bebelôs  em casas de intelectuais, empresários e historiadores, desabafa um dos dirigentes da cúpula de uma entidade banida, propositadamente, de audiências públicas por defensores do suposto projeto de revitalização da ferrovia.

A situação atual é de 'partir o coração', lamenta outro ferroviário com anos de histórias contadas em programas de canais de tevês de Rondônia e da Europa. Segundo os dados repassados a este site, 'a Lei do Tombamento do patrimônio cultural brasileiro proíbe construções nos locais tombados'. Inclusive pelo Decreto-Lei de 25/1937 e a Portaria 056 do IPHAN nacional, novas construções não são permitidas no Complexo Ferroviário' – Só revitalização é permitida pela Lei do Tombamento.

ADORADORES DA CULTURA FERROVIÁRIA FALAM UM POUCO DA 'ESTÓRIA' DO DESMONTE DA FERROVIA DO DIABO - News Rondônia

Desde que a Prefeitura assumiu a polêmica concessão do Complexo Ferroviário – antes o período de 20 anos foi revisto pelo Desembargador Federal do TRF-1 (Distrito Federal), Souza Prudente, o devolveu ao Estado de Rondônia  – os desmontes já atingiram a antiga sede do CIBEC, um prédio construído com placas de aço e material raro, vem dando lugar a uma área onde o município pretende construir cópia mal feita das Docas do Pará repleto de lojas de  departamentos. Inclusive um suposto supermercado.

No Projeto de Revitalização do Complexo tocado pelo município consta, ainda, autorização para que parte das peças de trens, vagões e locomotivas sejam vendidos ao ferro-velho mais próximo, denunciam defensores do projeto de revitalização de toda a malha ferroviária de Porto Velho à cidade de Guajará-Mirim, alguns deles com assento em órgãos públicos e privados.

Para alguns analistas locais consultados, se a decisão do Desembargador Souza Prudente fosse acatada por autoridades regionais, quem deveria assumir a manutenção, conservação e preservação da EFMM 'seria o governo de Rondônia'. No contraponto à decisão do TRF-1, 'o município de Porto Velho havia perdido o foro sobre o patrimônio da Estrada de Ferro, vez que nada fez para tal ferrovia vir a ser revitalizada'.

Atualmente, com a decisão tirada de análises propostas pelas Curadorias do Meio Ambiente, mesmo tendo referendado a concessão por 50 anos ao município de Porto Velho, na opinião de consultores independentes, 'esses órgãos de controle não teriam levado em consideração nem mesmo o Artigo 148 da Constituição que diz que 'Cabe à União, aos Estados e Municípios favorecer e animar o desenvolvimento das ciências, das artes, das letras e da cultura em geral, proteger os objetos de interesse histórico e o patrimônio artístico do País, bem como prestar assistência ao trabalhador intelectual'.

ADORADORES DA CULTURA FERROVIÁRIA FALAM UM POUCO DA 'ESTÓRIA' DO DESMONTE DA FERROVIA DO DIABO - News Rondônia

No caso específico do trabalhador intelectual rondoniense que luta pela conservação e preservação dos bens da União e do seu patrimônio histórico em solo porto-velhense, 'mesmo com a decisão do Desembargador Souza Prudente em mãos, a maioria dos intelectuais que contestam o desmonte da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, continuam impedidos de discutir o assunto em audiências públicas no âmbito da Justiça Federal'. O fato não chega a ser comentado por nenhum agente da União.

Pelo projeto original da revitalização da Estrada de Ferro Madeira Mamoré aprovado pelo IPHAN nacional, os trens, locomotivas, vagões, litorinas, armazéns, galpões e oficinas seriam revitalizados e mantidos suas características originais. 'Nenhuma peça seria descartada ou ficaria fora do baralho', admitiu, contudo, o arquiteto Luís Leite.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Resultado no ar! RondônCAP Especial das Mães já aconteceu

Mais de meio milhão em prêmios, solidariedade e muitos ganhadores marcaram essa edição!
L

Fortes, corajosas e dedicadas, as mamães rondonienses ajudam a construir um estado mais feliz

O governo de Rondônia homenageia a todas as mamães rondonienses que se dedicam dentro e fora dos seus lares, e em suas batalhas diárias superam desafios e nos inspiram
L

Dia das Mães: História, significado e curiosidades

Uma celebração mundial de amor, gratidão e história, que vai além dos presentes e revela o papel essencial das mães na construção da sociedade.
L

Mulheres celebram o “Dia das Mães” como mães de pets

A data mobiliza reflexões sobre maternidade, afeto e novos arranjos familiares afetivos
L

Aumento do número de parlamentares na Câmara Federal: uma vergonha!

Pois bem, muitos eleitores reclamam da necessidade de renovação do Congresso com a eleição de políticos novos, com cabeças mais arejadas e sem os vícios da velha guarda política.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Araújo no Porto Velho Shopping: Ação, Emoção e Mistério nas Telonas!

Prepare-se para uma semana cinematográfica repleta de adrenalina, nostalgia e suspense no melhor cinema da cidade
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo levam você para o cinema!

Participe do sorteio e concorra a ingressos para curtir o melhor do cinema em Porto Velho
L

Tal qual uma árvore rara no meio do deserto, Amir Lando e sua rica história voltam para oxigenar nossa política

Sua meta é disputar a eleição de 2026, para uma cadeira na Câmara Federal.
L

Novo Audi elétrico já está disponível para pré-venda

Aerodinâmica recorde e iluminação digital são destaques do A6 Sportback e-tron
L

Nutrição Animal: Pilar da pecuária moderna em Rondônia

No programa Momento Agro, o zootecnista Rogério Yamashita compartilha experiências e soluções práticas para tornar a criação de gado mais eficiente, lucrativa e sustentável no estado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Vista Alegre do Abunã recebe van destinada por emenda do vereador Márcio Pacele e dá início às ações Cidade Limpa e Tapa-Buraco

A assinatura da ordem de serviço para pavimentação de vias históricas na região foi outro marco comemorado pelos moradores.
L

Coronel Chrisóstomo destina ônibus para transporte de universitários em Alto Paraíso

A cerimônia reuniu autoridades locais, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Utilize a chave PIX via CNPJ 84.638.014/0001-25 para fazer doação aos atletas na sua estadia em São Paulo.
L
Publicidade

POLÍCIA

“PERDEU, PLAYBOY”: Adolescente é apreendido após roubo de bicicleta na zona leste de Candeias do Jamari

Suspeito foi imobilizado por populares após fuga e alegou ter sido agredido antes da chegada da polícia
10

NO BRAÇO: Homem é ferido com gargalo de garrafa durante tentativa de roubo em Porto Velho

Suspeito foi contido por populares após a agressão; caso ocorreu no bairro Flodoaldo Pontes Pinto
12

Mulher que teve filho morto durante assalto a policial é presa furtando no shopping

Suspeita de 53 anos foi flagrada pelas câmeras ao furtar produtos em duas lojas do Porto Velho Shopping; ela é mãe de Natan, morto em tentativa de assalto a um policial.
10

IDENTIFICADO: Caseiro de chácara é encontrado morto dentro de piscina em Porto Velho

Joel de Almeida Pinto, de 52 anos, teria passado a noite bebendo com amigos antes de ser encontrado sem vida na manhã deste domingo (11).
18

NO BECO: GIRO apreende adolescente que vendia drogas perto da rodoviária em Porto Velho

Menor foi flagrado com porções de drogas, balança de precisão e dinheiro; ele afirmou dividir os lucros com um comparsa conhecido como “Barata”.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motoristas responsáveis recebem reconhecimento especial da Iveco

Iniciativa da montadora promove a valorização de motoristas sem infrações e reforça a importância da direção defensiva
L

Pai transforma dor em ação para evitar novas tragédias no trânsito

Programa criado pelo jornalista Lupércio Tomaz recebe apoio da Dunlop Pneus e amplia impacto na segurança viária
L

Investir na cozinha é investir na saúde: o impacto dos utensílios na qualidade de vida

No episódio #0102 do podcast “Mais Saúde”, Aline Schmitz, da Royal Prestige, mostra como panelas de qualidade podem transformar a alimentação e promover bem-estar.
L

NA CONVENIÊNCIA: Mulher é esfaqueada pelo marido após sair para beber no residencial Morar Melhor

Marido chega em casa transtornado, agride a esposa com faca e é preso após a vítima buscar ajuda na UPA.
16

Mãe e filha sofrem acidente de moto por causa de buraco aberto na rua

A mulher que pilotava sofreu fratura exposta no pé e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
14
Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

A 9ª edição do MP Itinerante encerrou na sexta-feira (9), deixando um legado de serviços, acolhimento e cidadania para centenas de famílias ribeirinhas do Baixo Madeira.
L

Motociclista passa direto em curva e bate em poste na zona sul

A moto foi retirada do local, e o piloto permaneceu caído, com suspeita de fratura na perna.
12

Adolescente e comparsa são detidos com caminhonete roubada após perseguição

A vítima foi amarrada e espancada dentro de uma casa abandonada
12

Homem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Segundo uma testemunha, o homem entrou na água e começou a nadar em direção a um boeiro, tentando alcançar um pedaço de madeira que estava dentro d’água.
18
Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

A secretaria Luana Rocha explica que o programa Vencer foi pensado com carinho pela Seas para dar todas as condições para as famílias serem mais prósperas.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.