SÁBADO, 10/05/2025

L

Saúde

GOVERNO LANÇA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL, DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

O médico Fernando Máximo, titular da Secretaria de Saúde (Sesau), fez a abertura da campanha e protagonizou momentos de descontração e importantes ao falar do tema que para muitos ainda é tabu.

Publicado em 

GOVERNO LANÇA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL, DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA - News Rondônia

Atendendo a uma programação mundial, o Governo de Rondônia lançou na sexta-feira (8), em Porto Velho, a campanha pela saúde do homem “Novembro Azul”, de prevenção e combate ao câncer de próstata, que tem uma previsão de acometer 360 homens este ano em Rondônia, já com registro de cinco óbitos até o mês de setembro.

GOVERNO LANÇA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL, DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA - News Rondônia

O médico Fernando Máximo, titular da Secretaria de Saúde (Sesau), fez a abertura da campanha e protagonizou momentos de descontração e importantes ao falar do tema que para muitos ainda é tabu. Segundo ele, não há que se ter medo ou preconceito quanto ao exame de toque, eis que ele pode salvar vidas, se realizado a tempo. Ele explicou que todos os exames – PSA, imagem, etc -, são importantes no processo de investigação da doença, podendo apontar situações de suspeita, mas nenhum deles pode detectar um minúsculo tumor na próstata. “Só o toque de um médico experiente pode detectá-lo”, disse confirmando que nesta fase (até um ano) o câncer de próstata pode ser curado totalmente.

O secretário da Saúde de Rondônia não se limitou a falar do câncer de próstata, destacando que o próprio Governo Federal (Ministério da Saúde) tem um programa específico de Saúde Integral para Homem. Segundo ele, o homem precisa de conscientizar da importância da prevenção e manutenção da saúde, e que, novembro é apenas uma data para lembrar, mas que todo dia é dia de prevenção. Ele citou que até setembro deste ano 288 pessoas em Rondônia morreram por variados tipos de câncer, e que por isso, o homem deve adotar uma postura preventiva para evitar, por exemplo, o câncer de pênis, do intestino, do pulmão, de mama (o homem também tem câncer de mama), e tantos outros, além das doenças do coração, da visão, diabetes, hepatite, sífilis e tantas outras que têm feito muitos óbitos em Rondônia.

Ao lado de várias autoridades estaduais – Etelvina Rocha, secretária de Justiça, Márcio Rogério Gabriel, superintendente de Licitações, Ana Flora, da Agência de Vigilância de Saúde, entre outras – Fernando Máximo convocou as famílias a incentivarem os homens a realizarem exames periódicos, e citou casos de pacientes terminais que acompanhou, arrependidos de não terem feito tais exames por preconceitos ou por pura desinformação.

GOVERNO LANÇA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL, DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA - News Rondônia

Até setembro deste ano 288 pessoas em Rondônia morreram por variados tipos de câncer

Por fim, o secretário levantou o auditório ao informar sobre uma recente pesquisa científica da qual teve conhecimento, que assegura que, quanto maior for o número de ejaculações, menor é o risco de câncer da próstata. Sob aplausos e sorrisos efusivos de comemoração da plateia, Fernando Máximo chamou a atenção para a importância do sexo seguro, lembrando que a promiscuidade gera riscos variados, com o contágio de doenças como hepatites, sífilis, gonorreia e HIV, cujo índice que havia caído voltou a crescer em todo o Brasil. “O preservativo ainda é um meio seguro para prevenir essas doenças”, disse.

Em seguida, indicando que o Novembro Azul exige cuidado geral com todas as doenças, o titular da Sesau passou a palavra ao também médico, o cardiologista Raitany Almeida, palestrante do evento, que abordou o tema “Infarto Agudo do Miocárdio e Acidentes Cardiovasculares”, que acometem mais aos homens, por descuido com a saúde – alimentação inadequada, cigarro, bebida, sedentarismo, obesidade -, e que integra com destaque a relação de óbitos registrados no Estado, apontando que apenas até setembro deste ano já matou 174 rondonienses.

Nos planos e programas do Ministério da Saúde, o mês de novembro passou a ser o mês da conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem – saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas como diabetes e hipertensão -, que têm o amparo do programa de “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que não foca apenas num tipo de doença, como o câncer de próstata, mas num eixo completo e complexo que contempla o acesso e acolhimento, saúde sexual e saúde reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e até prevenção de violências e acidentes.

O programa é completo, e no seu contexto o Estado de Rondônia planeja um conjunto de ações que levem as pessoas à reflexão e conscientização, adotando medidas e produzindo campanhas de orientação sobre a importância da prevenção e a promoção de cuidados básicos com a saúde, com dicas de alimentação saudável, eliminação do fumo e bebidas alcoólicas, e adoção da prática de atividades físicas, para evitar o sedentarismo e ter uma vida mais saudável.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Saúde promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado para ampliar cobertura antes do inverno

Ministério da Saúde promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado para ampliar cobertura antes do inverno

Meta é vacinar 90% do público-alvo de 81,6 milhões de pessoas
L
Hospital de Base de Porto Velho realiza parto incomum de trigêmeas idênticas em nova maternidade

Hospital de Base de Porto Velho realiza parto incomum de trigêmeas idênticas em nova maternidade

O caso das trigêmeas é um dos primeiros marcos desta nova fase da maternidade.
L

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Cirurgias aumentam quase 40% em Rondônia, com foco na descentralização e redução de filas.
L
Casos de gripe aumentam na região Norte

Casos de gripe aumentam na região Norte

Pesquisadora recomenda uso de máscara em ambientes fechados
L
Vacina de mRNA contra a covid-19 desenvolvida pela Fiocruz tem alta eficácia em testes

Vacina de mRNA contra a covid-19 desenvolvida pela Fiocruz tem alta eficácia em testes com animais

Produto vem sendo desenvolvido na unidade de Bio-Manguinhos
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Linha 2008 mostra a evolução da Peugeot no Brasil

Nova geração do SUV foi avaliada em diferentes cenários urbanos e rodoviários
L

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Utilize a chave PIX via CNPJ 84.638.014/0001-25 para fazer doação aos atletas na sua estadia em São Paulo.
L
JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão

Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão

Segundo informações, o ciclista atravessou a via preferencial e bateu na parte traseira do caminhão, que seguia pela Avenida Maringá.
14
PRF apreende 4,9 kg de Skank em máquina de lavar

PRF apreende 4,9 kg de Skank em máquina de lavar

A droga estava dividida em três tabletes próximos ao motor do eletrodoméstico.
12
Polícia Civil prende três suspeitos de furtos e roubos

Polícia Civil prende três suspeitos de furtos e roubos

Segundo investigações, os indivíduos são responsáveis por pelo menos seis ocorrências de crimes na região.
16
Tombamento de carreta-tanque interrompe tráfego na BR 364 entre Vilhena e Comodoro

Tombamento de carreta-tanque interrompe tráfego na BR 364 entre Vilhena e Comodoro

Ainda não foram divulgadas as causas do acidente nem se houve feridos.
10
Engavetamento entre três carretas é registrado na BR-174 próximo a Vilhena

Engavetamento entre três carretas é registrado na BR-174 próximo a Vilhena

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o acidente, que não deixou feridos — apenas danos materiais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidores e pais protestam por educação digna em Nova Mamoré

Pais, alunos e servidores cobraram respeito, transporte digno e salário justo
L
Filipe Toledo vence Julian Wilson e conquista etapa de Gold Coast do Circuito Mundial de Surfe

Filipe Toledo vence Julian Wilson e conquista etapa de Gold Coast do Circuito Mundial de Surfe

Vitória faz brasileiro ganhar cinco posições no ranking da WSL
L
Capotamento na BR-364 perto de Vilhena deixa três feridos leves

Capotamento na BR-364 perto de Vilhena deixa três feridos leves

O veículo, possivelmente uma Chevrolet S-10, seguia em direção à cidade quando saiu da pista e capotou. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.
12
Mulher sofre fratura exposta ao colidir com poste após manobra para evitar caminhão

Mulher sofre fratura exposta ao colidir com poste após manobra para evitar caminhão

O impacto causou fratura exposta na perna direita da vítima.
16
Homem é preso com 84 kg de skunk em rodovia

Homem é preso com 84 kg de skunk em rodovia

Segundo apuração, o suspeito é concursado desde 2017 e atua como motorista em uma secretaria municipal.
10
Motorista é preso com 105 kg de pasta base de cocaína transportada de Rondônia

Motorista é preso com 105 kg de pasta base de cocaína transportada de Rondônia

A prisão foi realizada pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), que apreendeu 105 quilos de pasta base de cocaína escondidos na carroceria de um caminhão.
14
Previsões do Horóscopo deste sábado (10/5) para seu signo

Previsões do Horóscopo deste sábado (10/5) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (10/5) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Apenado monitorado é morto a facadas no meio da rua em Porto Velho

Apenado monitorado é morto a facadas no meio da rua em Porto Velho

A testemunha ao voltar pela Rua Bem-te-vi, se deparou com a vítima caída próximo de um carro de cor branca, e ferido a golpes de faca.
18
CMN reduz número de cooperativas obrigadas a destinar recursos da LCA ao crédito rural a partir de julho

CMN reduz número de cooperativas obrigadas a destinar recursos da LCA ao crédito rural a partir de julho

Número de instituições obrigadas a cumprir regra cai de 127 para 28
L
AGU pede bloqueio de bens de empresas e pessoas por fraudes em descontos de benefícios do INSS

AGU pede bloqueio de bens de empresas e pessoas por fraudes em descontos de benefícios do INSS

Suspeitos teriam repassado R$ 23,8 milhões a agentes públicos
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.