Separador floral

Ram Rampage causa tumulto entre os concorrentes

POR SÉRGIO DIAS

NEWS RONDÔNIA

Picape compacta-média com preço a partir de R$ 252 mil já é a segunda mais vendida do Brasil

Moldura floral

A Ram Rampage 2024 foi apresentada para o mercado brasileiro no segundo semestre do ano passado para concorrer no segmento de picapes compacta-médias com as Fiat Toro, Chevrolet Montana, Renault Oroch e Ford Maverick. O resultado é que o modelo que passou pela nossa garagem na última semana já ocupa a segunda posição no ranking.

Produzida no Brasil e atrás apenas da Fiat Toro, a Ram Rampage é oferecida nas versões Rebel, com preço a partir de R$ 252 mil; Laramie, com preço a partir de R$ 263 mil e que agora conta com o acabamento Night Edition; e R/T, com preço a partir de R$ 290 mil.

Separador floral

Um dos destaques da linha Ram Rampage 2024 é o motor turbo Hurricane 4 – que agora também equipa os Jeeps Compass e Commander. São 272 cavalos de potência e 400 Nm de torque gerados pelo propulsor dois litros e quatro cilindros em linha a gasolina.

Separador floral
Separador floral

Essa motorização na versão R/T, a mais esportiva de todas e que avaliamos, acelera a Rampage de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima limitada de 220 km/h. Nas versões Rebel e Laramie o desempenho é um pouco inferior, com o 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.

Separador floral

Quando a versão é equipada com este motor, a Rampage conta com escapamento duplo que, na versão R/T, produz um som ainda mais instigante, que é possível ouvir na abertura desse vídeo.

Visit famed Winery Menegolli, near Verona.

Separador floral

No volante da Rebel e da Laramie há o botão Sport, que altera o visual do quadro de instrumentos digital, torna mais rápidas as respostas de acelerador e direção e programa as trocas de marchas em giros mais altos. Na R/T, esse comando leva o nome da versão e altera ainda mais esses pontos.

Separador floral

A outra motorização que equipa apenas as versões Rebel e Laramie é o Multijet Turbo Diesel, de dois litros, que entrega 170 cavalos de potência e 380 Nm de torque, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir até 186 km/h.

Todas as versões da Ram Rampage, independente da motorização, são equipadas com a transmissão automática com seletor giratório de nove velocidades da alemã ZF, além da opção de trocas manuais através de aletas no volante. A tração é sempre 4×4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.

Separador floral

A versão Rebel tem visual off-road, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite. As rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo. Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro.

Leadenhall market

Moldura floral

Nos aclives, há ainda o assistente para partida em rampa. Também de série em todas as versões há o recurso Hill Descent Control (HDC), para descidas íngremes no off-road.