Pincelada

ACHADO HISTÓRICO: um posto de arrecadação de imposto da coroa portuguesa?

By: News Rondônia

news rondônia

Pincelada

Por Lourismar Barroso

Pincelada

A ida até o local demorou aproximadamente 40 minutos, seguindo de moto por um caminho estreito dentro da floresta. A sua localização fica bem distante de onde foi construído o Forte de Nossa Senhora da Conceição.

Pincelada

A estrutura é parte do alicerce de uma casa, medindo 10 X 18 de cumprimento. O material usado em sua construção é a Rocha leterítica, a mesma usada na  construção da Missão de Santa Rosa (1743) que virou Guarda de Santa Rosa Velha(1754), o Forte Nossa Senhora da Conceição(1760) que virou Forte Bragança em 1769 e do Real Forte Príncipe da Beira(1775).

Pincelada

Em uma verificação minuciosa no local, constatei que na referida estrutura havia um telhado 4 águas, pois foram encontradas vários exemplares de telhas.

Pincelada

A estrutura que foi achada no interior da floresta, fica próxima de um córrego com um canal feito de pedra para escoar água. Estando perto da serra dos Reis.

Pincelada

A estrutura poderá ser uma residência de um arraial de exploração de minas de ouro ou um posto avançado de arrecadação da coroa portuguesa, bem anterior à construção dos fortes do Vale do Guaporé.

Pincelada

Com a descoberta das minas de ouro no centro oeste da colônia portuguesa,resultou o afluxo dos povoadores que na primeira metade do século XVIII empreenderam a ocupação de algumas áreas da colônia.

Pincelada

Notadamente essas zonas centrais da Capitania de Mato Grosso, em torno da povoação de Bom Jesus de Cuiabá e as de noroeste com os Arraias que se estabeleceram nas imediações de Vila Bela da Santíssima Trindade. A empresa colonial portuguesa foi, sem dúvida, a grande responsável pelo dilatamento geográfico dos domínios portugueses pelo interior do continente americano.

Pincelada

Veja o conteúdo completo acessando o NewsRondônia.com

Estourar