DOMINGO, 15/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Saúde

Brasil pode recuperar status de livre de gripe aviária e retomar exportações de frango após 28 dias sem novos casos, diz ministro

Informação é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil pode recuperar status de livre de gripe aviária e retomar exportações de frango após 28 dias sem novos casos, diz ministro
José Cruz/Agência Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nesta segunda-feira (19) que o Brasil pode retomar o status de país livre de gripe aviária e, consequentemente, as exportações de carne de frango, caso nenhuma nova infecção seja registrada em um período de 28 dias.

“O importante é a gente fazer todo o bloqueio e o rastreamento de tudo o que saiu dessa granja. Fazendo a inutilização de toda essa produção, a gente diminui muito o risco de novos casos. Diminui muito mesmo. Feito isso, cumpre-se o prazo de 28 dias, que é o ciclo desse vírus”, disse Fávaro.

“Se, em 28 dias, não tiver nenhum outro caso, a gente pode, com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado e aos compradores, a gente volta então a colocar o status de como livre de gripe aviária. O Brasil, de novo, livre de gripe aviária”, completou, em conversa com jornalistas.

Frangos

Brasil confirmou, na última sexta-feira (16), o primeiro caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais, no RS.Foto-arquivo/Agência Brasil
O ministro lembrou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango deve ocorrer de forma gradativa.

“Não significa que, imediatamente, todos os mercados se abrirão. Muitos vão fazer questionamento, tirar dúvidas. E é normal isso”, ressaltou.

“28 dias são o prazo científico que se extingue o risco de um ciclo se perpetuar. A gente, não tendo novos casos, pode, com segurança, dizer que o Brasil volta ao status de livre de gripe aviária. Certamente, aqueles que restringiram o Brasil todo, vão reduzir provavelmente só ao Rio Grande do Sul ou a Montenegro e aí, gradativamente, voltando à normalidade.”

China

Aos jornalistas, Fávaro disse ainda que a China estava prestes a voltar a comprar carne de frango proveniente do Rio de Grande do Sul, após suspender a importação do produto no ano passado por causa de um caso da doença de Newscastle em uma granja comercial do estado.

“A China estava na iminência de voltar a compra do Rio Grande do Sul, pois se deram por satisfeitos. Inclusive, na missão do presidente Lula na semana passada à China, a GACC [agência aduaneira do governo chinês] deu sinais de que estava satisfeita com todos os relatórios fornecidos sobre Newcastle e, provavelmente, ia tirar as restrições até do Rio Grande do Sul”, declarou o ministro.

“Infelizmente, a restrição agora veio por outro motivo”, completou.

Entenda

O Brasil confirmou, na última sexta-feira (16), o primeiro caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, trata-se do primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial do país.

Em nota, a pasta destacou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne nem de ovos.

“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”.

Desde o anúncio do primeiro caso de IAAP no país, China, União Europeia e Argentina suspenderam as importações de carne de frango brasileira – inicialmente, por um prazo de 60 dias. Apesar do foco ser regional, as restrições comerciais, no caso da China e do bloco europeu, abrangem todo o território nacional, por exigências previstas em acordos comerciais com o Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Goiás confirma primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade em aves de subsistência

Goiás confirma primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade em aves de subsistência

Aproximadamente, 100 aves apresentaram sinais da doença
L
Governo de RO inicia reforma do barco hospital Walter Bartolo para atendimento a comunidades ribeirinhas

Governo de RO inicia reforma do barco hospital Walter Bartolo para atendimento a comunidades ribeirinhas

Os trabalhos estão sendo realizados em ponto estratégico às margens do rio, com estrutura montada em uma balsa que serve de base flutuante para as ações.
L
Hospital Regional de Cacoal volta a realizar cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade

Hospital Regional de Cacoal volta a realizar cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade

A instituição oferece atendimento ambulatorial, internação hospitalar, serviços diagnósticos e terapêuticos, controle de infecções, hemodiálise e vigilância em saúde.
L

Porto Velho sanciona lei que assegura reajuste salarial para agentes de saúde

Tanto os agentes comunitários quanto os agentes de combate a endemias passam a ser remunerados de acordo com o piso nacional
L

Campanha de vacinação contra a gripe é realizada no Skate Parque e em diversos pontos da cidade

Vacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Conheça o seu Exército: civis vivem rotina militar na Amazônia

Estágio promovido pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva ensina técnicas de adaptação e aproxima sociedade da vida militar
L

Festa centenária da Igreja de Santo Antônio exalta fé, cultura e tradição

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento reuniu a população em uma noite especial de música, comidas típicas e valorização do empreendedorismo local
L
Jovens nascidos em 2007 têm até 30 de junho para realizar alistamento militar obrigatório ou voluntário

Jovens nascidos em 2007 têm até 30 de junho para realizar alistamento militar obrigatório ou voluntário

Podem se alistar jovens do sexo feminino e masculino
L

Momento Agro | Entrevista Alyson Dheep Oliveira Rover, Empresário

Neste sábado, no Momento Agro Especial, recebemos Alyson Dheep Oliveira Rover, idealizador da Granja Campo Verde, parte do Grupo Rover, para falar sobre inovação na agropecuária sustentável em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Recuperação do Ramal de Fortaleza do Abunã é iniciada após pedido do vereador Márcio Pacele

Os serviços em execução incluem patrolamento, cascalhamento e recuperação dos pontos críticos, melhorando as condições de tráfego e garantindo mais segurança para todos.
L
Deputada Sílvia Cristina destina R$ 100 mil à Apae de São Francisco do Guaporé

Deputada Sílvia Cristina destina R$ 100 mil à Apae de São Francisco do Guaporé

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e todos os anos encaminha recursos para as entidades
L

NOTA OFICIAL: Governo do estado de Rondônia

Em uma live, o governador Marcos Rocha relatou que mantém contatos com as Embaixadas, tanto de Israel quanto do Brasil e tem recebido todo o suporte necessário para a preservação  da sua integridade física e de sua comitiva.
L

Deputado Cássio Gois recebe estudantes da Escola Honorina Lucas de Brito em iniciativa educacional inovadora

Projeto aproxima estudantes da política por meio de metodologias ativas e uso de tecnologias
L

Governador Marcos Rocha vive ataque do Irã em Israel durante missão oficial

Governador de Rondônia precisou se abrigar em meio a bombardeios enquanto cumpria agenda por tecnologia e desenvolvimento para o estado
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista fica ferida em acidente entre carros no centro de Porto Velho

A motorista do Prius, que estava sentindo dores, foi socorrida por uma equipe do Samu e levada para a UPA Sul.
10

Moto aplicativo e passageira sofrem fratura em colisão com ciclista embriagado

Segundo testemunhas, o ciclista, que estaria embriagado, atravessou na frente da moto, causando a colisão. Com o impacto, o piloto e a passageira caíram.
10

Casal fica ferido em acidente com capotamento na capital

As vítimas foram socorridas com ferimentos.
12

Morre eletricista vítima de descarga elétrica e queda de telhado

Na ocasião o rapaz trabalhava no telhado, quando levou um choque e caiu de vários metros de altura
18
Primos são presos enquanto tiravam rastreador de moto furtada em matagal na zona sul

Primos são presos enquanto tiravam rastreador de moto furtada em matagal na zona sul

De acordo com a PM, o suspeito de 20 anos usando uma chave micha, teria furtado o veículo na Avenida Campos Sales com Rua Jaci-Paraná, bairro Mocambo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Audiência na Justiça do Trabalho sela acordo para realização de eleições livres de democráticas no SINDMOTO

Um dos pontos mais importantes do acordo entre as chapa 1 e chapa 2 foi o de desconstituir a Junta Governativa que estevava à frente do SINDMOTO até a data da Audiência
L
Governo de RO convida sociedade para audiência pública sobre o Plano Pena Justa

Governo de RO convida sociedade para audiência pública sobre o Plano Pena Justa

A Audiência Pública ocorrerá no dia 17 de junho, das 8h às 10h, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO).
L
Papa Leão XIV apela por diálogo e paz entre Israel e Irã, alertando contra o risco de guerra

Papa Leão XIV apela por diálogo e paz entre Israel e Irã, alertando contra o risco de guerra

Leão XIV defendeu ainda o compromisso de um mundo mais seguro
L
Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

LUME – A Floresta das Perguntas é uma fábula filosófica escrita para crianças e adolescentes, mas que também toca adultos que ainda carregam dúvidas no bolso. A obra, lançada de forma independente, já está disponível para compra no Clube de Autores.
L
TV Brasil lança minidocumentário "Vidas em Jogo" sobre os impactos negativos das apostas no Brasil

TV Brasil lança minidocumentário “Vidas em Jogo” sobre os impactos negativos das apostas no Brasil

Produção será lançada no Youtube neste sábado (14)
L
Estudo científico sobre fungos e mudanças climáticas não prevê pandemia como em "The Last of Us", mas alerta para riscos à saúde humana e plantações

Estudo científico sobre fungos e mudanças climáticas não prevê pandemia como em “The Last of Us”, mas alerta para riscos à saúde humana e plantações

A pesquisa, realizada por especialistas em fungos das universidades de Manchester, Escola de Medicina Tropical de Liverpool e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, foi divulgada no início de maio.
L
FACER parabeniza Vice-presidente do CMEC de Ji-Paraná por destaque nacional em obra que celebra lideranças femininas negras nos conselhos empresariais

FACER parabeniza Vice-presidente do CMEC de Ji-Paraná por destaque nacional em obra que celebra lideranças femininas negras nos conselhos empresariais

A obra, publicada pela Editora Leader, reúne histórias inspiradoras de executivas negras que atuam em ambientes de tomada de decisão, como conselhos de administração e conselhos fiscais.
L
Governo aguarda aval do STF para iniciar restituição de descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Governo aguarda aval do STF para iniciar restituição de descontos indevidos em aposentadorias do INSS

O advogado-geral da União, Jorge Messias, reforçou, nesta sexta-feira (13), que o governo pretende devolver os valores para todos que foram lesados.
L
Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Concorra a até R$ 30 mil, capacitação, missão e mentoria para impulsionar a sua história. Veja o passo a passo para concorrer.
L

Sintonia 360 | Entrevista Fofinho e Pastora Ana Cleide

Neste sábado, 14 de junho, às 09h, o Programa Sintonia 360 traz uma conversa inspiradora com Fofinho
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.