O deputado Coronel Chrisóstomo (PL) usou suas redes sociais para criticar duramente um vídeo que circula na internet, mostrando uma performance realizada durante uma mesa redonda na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre gênero e sexualidade. O evento, que aconteceu na última quinta-feira (17), gerou polêmica após uma das palestrantes, a historiadora da arte e cantora piauiense Tertuliana Lustosa, realizar uma performance erótica, causando repercussão nas redes sociais.
Tertuliana Lustosa, que além de historiadora é pesquisadora mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e vocalista da banda “A Travestis”, compartilhou em suas redes sociais o vídeo da performance. Na gravação, ela aparece cantando e dançando ao som de um brega funk intitulado “Educando com o C*”, diretamente na bancada dos palestrantes. Durante a apresentação, Tertuliana chega a mostrar os glúteos para o público presente, sendo aplaudida ao final.
O vídeo chegou ao conhecimento do deputado rondoniense Coronel Chrisóstomo, que rapidamente se manifestou, expressando repúdio à performance. “Meus amigos, até peço perdão pela cena horrenda que se passa neste vídeo, mas este é o nível de palestra que uma Universidade Federal do Maranhão oferece aos seus alunos. As Universidades Federais estão sendo destruídas pela esquerda com ideologias inaceitáveis”, comentou o parlamentar. O deputado também sugeriu que a palestrante fosse responsabilizada legalmente pela exposição de nudez em público. “Esta pessoa do vídeo que realiza essa cena lamentável deveria, inclusive, ser enquadrado por mostrar-se de forma proposital nua em público. Vergonha!!!”, completou Chrisóstomo.
A mesa redonda e a performance de Tertuliana reacenderam debates sobre os limites da liberdade de expressão e o papel das universidades no fomento a discussões de gênero e sexualidade. Enquanto alguns defendem a importância do debate sobre esses temas, outros, como o deputado Coronel Chrisóstomo, veem ações como essa como uma afronta aos valores acadêmicos e à moralidade.
Ver essa foto no Instagram