Uma visita cortês em um momento oportuno fez com que a ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, pousasse no último final de semana em Porto Velho [RO]. Na capital, Silva se encontrou com jovens e diversas entidades ligadas aos movimentos socioambientais. O encontro, promovido pela Associação Etnoambiental [Kanindé], aconteceu na sede da Juventude Indígena de Rondônia, na Dom Pedro II.
A conversa com a acreana Marina Silva se desenvolveu em torno da elaboração de uma agenda sustentável para o município de Porto Velho. “É fundamental que unamos forças para buscar alternativas que preservem nosso meio ambiente, promovam justiça social e garantam um desenvolvimento sustentável”, destacou o candidato a prefeito pela [REDE/PSOL], o advogado Samuel Costa.
Na roda de conversa com os movimentos socioambientais, Silva destacou o trabalho realizado por todos, especialmente pela Kanindé, que tem mais de 40 anos de história na defesa dos povos indígenas e da Amazônia rondoniense. Em um comentário no Instagram, a ativista Txai Suruí escreveu: “duas grandes guerreiras”.
Para a coordenadora da ONG, Neide Cardozo, a presença da ministra de Estado do Meio Ambiente demonstra o carinho pela região e o respeito por aqueles que, diante das mazelas, até mesmo políticas, respeitam a casa de milhares de brasileiros, a floresta amazônica. “Feliz em ter a Ministra Marina Silva e a liderança da Rede Sustentabilidade em Porto Velho para um evento com os movimentos”, finaliza.