SEXTA-FEIRA, 18/07/2025

Relatório final da LDO deve ser apresentado terça-feira

Texto de Danilo Forte mantém meta fiscal zero para 2024.

Por Andreia Verdélio / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Relatório final da LDO deve ser apresentado terça-feira
Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal afastou qualquer possibilidade de apresentar emenda ou mensagem modificativa que altere a meta fiscal de 2024 no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Nesta quinta-feira (16), o relator da LDO, deputado Danilo Forte (União-CE), reuniu-se com ministros da equipe econômica e da articulação política no Palácio do Planalto para tratar de possíveis emendas ao texto.

“O importante é que isso dá equilíbrio, a tomada de posição e a garantia de que nós vamos trabalhar, agora, para concluir a votação do orçamento, para dar ao país um orçamento factível em 2024. Então, a possibilidade de revisão poderá advir de alguma mudança no futuro, mas, no presente, o governo manteve a meta fiscal zero”, disse o parlamentar após a reunião.

O novo arcabouço fiscal aprovado pelo Congresso Nacional em agosto estabelece a meta de resultado primário zero para o próximo ano, com margem de tolerância de 0,25 ponto percentual, podendo chegar a um superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) ou déficit na mesma magnitude. No mesmo sentido, o projeto do Orçamento de 2024 prevê um pequeno superávit primário de R$ 2,84 bilhões em 2024, equivalente a 0% do PIB.

O resultado primário representa o resultado das contas do setor público – despesas menos receitas  – desconsiderando o pagamento dos juros da dívida pública.

O prazo para apresentação de emendas ao projeto da LDO 2024 termina amanhã (17). Segundo Danilo Forte, o relatório final deve ser apresentado na terça-feira (21) para discussão e votação. Até lá, será montado um grupo de trabalho para analisar as propostas dos parlamentares e decidir sobre a necessidade de outras emendas por parte do governo. Nesse caso, as serão apresentadas pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também esteve no encontro desta quinta-feira no Palácio do Planalto.

De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, há interesse do governo de apresentar uma emenda na LDO que estimule que as emendas de bancada e as individuais para que possam ser direcionadas para projetos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo o ministro, o objetivo é dar mais efetividade para o uso das emendas.

Em conversa com a imprensa, Padilha reforçou que não há iniciativa do governo para alterar a meta que está no texto da LDO e que o esforço do governo está em aprovar medidas que aumentem a arrecadação e que ainda estão em tramitação no parlamento. Entre as propostas estão a da taxação de fundos de super-ricos e de apostas eletrônicas e o projeto sobre subvenção a empresas.

“Em cima disso, exatamente, foi que se concluiu que se poderia trabalhar com a meta fiscal zero diante de toda essa equação que foi apresentada pelo ministro [da Fazenda, Fernando Haddad]. Torço eu para que ela se realize porque isso dá conforto para o país”, disse Danilo Forte.

“O governo acredita que, neste momento, o foco tem que estar concentrado nas medidas que melhoram arrecadação, fazem justiça tributária no país. E o esforço de combater qualquer pauta que desorganiza o orçamento público, esse esforço vai continuar por parte do governo. Deixamos explícito isso para o relatório da LDO”, acrescentou o ministro Alexandre Padilha.

Discussão sobre a meta

Padilha reafirmou o governo vai buscar cumprir à risca aquilo que está estabelecido no arcabouço fiscal, que é a meta fiscal zero em 2024. As discussões sobre a meta começaram após declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que “dificilmente” o governo cumprirá a meta de zerar o déficit primário no ano que vem e que não quer fazer corte em investimentos em obras.

“Tudo que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal a gente vai cumprir. O que eu posso dizer é que ela não precisa ser zero, o país não precisa disso. Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo corte de bilhões nas obras que são prioritárias para esse país. Eu acho que, muitas vezes, o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que ele sabe que não vai ser cumprida”, disse o presidente em café da manhã com jornalistas no fim do mês passado.

“E se o Brasil tiver déficit de 0,5%, de 0,25%, o que é? Nada”, acrescentou Lula.

Hoje, o ministro Padilha disse que Lula se referia à margem de tolerância do arcabouço e que nunca propôs mudança de meta. “O próprio marco fiscal estabelece uma banda de 0,25%. Então é isso que o presidente fala. E, a partir da fala do presidente, alguém começa a fazer especulação, ou para ganhar dinheiro, ou para fazer as pessoas perderem dinheiro, ou fazer especulação política que o governo ia mudar a meta”, disse.

Apesar da decisão do Palácio do Planalto, na terça-feira (14), o vice-líder do governo no Congresso, deputado Lindbergh Faria (PT-RJ), protocolou na Comissão Mista de Orçamento, que analisa a LDO 2024, uma emenda para mudar a meta fiscal do ano que vem de zero para um déficit de 0,75% ou de 1% do PIB.

De acordo com Padilha, não houve discussão ou orientação dentro do governo para isso. “Os parlamentares apresentam o que quiserem, com as motivações que têm”, afirmou o ministro.

Danilo Forte reafirmou que, em seu relatório, não acatará emendas de mudança de meta. “Por outro lado, tudo será debatido e discutido pela comissão. Caso a emenda não seja acolhida pelo relator, pode ser destacada na votação em plenário, e no plenário tem a maioria, a democracia, para decidir”, disse. “O nosso compromisso dentro, inclusive, de primar pela segurança que o arcabouço fiscal nos traz, e pelas contas públicas do Brasil, é apresentar o relatório com a meta zero”, acrescentou Danilo Forte.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Ieda Chaves fortalece o protagonismo feminino no torneio Elas Pescando 2025

Parlamentar destinou R$ 1,5 milhão exclusivamente à etapa feminina da competição, que será realizada nos dias 19 e 20 de julho, em Porto Velho.
L
Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Veja os motivos que levaram à tornozeleira eletrônica de Bolsonaro

Risco de fuga, obstrução de investigações e articulação internacional contra a Justiça brasileira são os principais fatores que levaram o ministro Alexandre de Moraes a determinar o uso da tornozeleira eletrônica e outras medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
L

Porto Velho realiza neste domingo eleição distrital histórica com participação popular em 13 localidades

Mais de 34 mil eleitores estão aptos a escolher representantes que integrarão lista tríplice para indicação dos futuros administradores distritais.
L
Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como "suprema humilhação"

Bolsonaro descreve Tornozeleira Eletrônica como “suprema humilhação”

O ex-presidente Jair Bolsonaro, após ter uma tornozeleira eletrônica instalada em Brasília, criticou as medidas cautelares do STF, classificando-as como uma “suprema humilhação” e negando qualquer intenção de deixar o país ou buscar asilo.
L

Sílvia Cristina defende aprovação de novas regras de licenciamento ambiental como avanço para o desenvolvimento do país

Deputada destaca agilidade e eficiência com criação da Licença Ambiental Especial e Licença por Adesão; texto aguarda sanção presidencial.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Delson Xavier – Professor, advogado e pesquisador

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (18), às 18h, recebe o professor e advogado Delson Fernando Barcellos Xavier, referência em Direito e políticas públicas na região amazônica.
L

Povoado Nerd | Entrevista Clary Dee e Robinho Dee

Nesta sexta-feira (18), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe os tatuadores Clary Dee e Robinho Dee, nomes conhecidos na cena da arte corporal em Rondônia.
L
Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Fábrica de Bolo Vó Alzira conquista Porto Velho com atendimento diferenciado e mais de 50 sabores que remetem ao bolo feito por vó

Em entrevista ao Agenda News, Michela Barros apresenta os sabores mais amados da franquia e destaca o cuidado com cada detalhe da experiência do cliente.
L
Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Destaques das ações do governo de Rondônia de 14 a 18 de julho

Investimentos em infraestrutura, regularização fundiária, saúde, turismo e preservação ambiental marcaram a agenda do governo de Rondônia nesta semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Inscrições para o programa de estágio da Energisa em Porto Velho vão até 20 de julho e contemplam áreas como Engenharia Elétrica, RH e Direito.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L
Energisa oferece estágio em Porto Velho para estudantes de Administração, Direito e Engenharias

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa garante transporte para atletas mirins de União Bandeirantes participarem da RO CUP 2025

Com apoio da Sejucel e Detran, jovens da Escolinha Primeiro Toque viajam para Ji-Paraná após indicação da parlamentar.
L

Instalação de tubos de concreto beneficia área rural de Nova União com recurso da deputada Cláudia de Jesus

Obras realizadas com emenda de R$ 100 mil melhoram acesso a 50 propriedades e beneficiam mais de 200 famílias agricultoras
L

Eyder Brasil cobra solução para erosão e risco de acidentes no bairro Nacional em Porto Velho

Deputado estadual visita área afetada e promete levar demanda ao prefeito Léo Moraes; local já registrou acidentes fatais por falta de infraestrutura
L
Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Líderes do PT, Lindbergh Farias e Randolfe Rodrigues, solicitam a prisão de Eduardo Bolsonaro e ampliação de inquérito no STF.
L
Senado fortalece laços com Congresso dos EUA em missão econômica

Senado fortalece laços com Congresso dos EUA em missão econômica

Comissão de senadores busca diálogo direto em Washington para interesses estratégicos e relações bilaterais Brasil-EUA.
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

Suspeito diz que matou ex-presidiário porque apanhou no presídio e era ameaçado

O criminoso teria informado que a motivação se deu porque no ano de 2017, foi agredido por Enoque dentro da penitenciária onde cumpriam pena, e na noite de ontem, foi ameaçado de morte pela vítima.
12
PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

PF prende suspeito de queimada ilegal em Rondônia

A Polícia Federal realiza a terceira prisão em flagrante por queimada ilegal em uma semana, durante a Operação Sentinelas da Amazônia 2025, reforçando o combate a crimes ambientais em Itapuã d’Oeste, Rondônia.
10
Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Polícia prende suspeito de homicídio de ex-presidiário em Porto Velho

Ação rápida da Polícia Militar resulta na prisão de homem suspeito de envolvimento na execução de Enoque Correa Ribeiro, morto a tiros no bairro Lagoa nesta sexta-feira (18).
16
Homem é encontrado morto a tiros no bairro Lagoa, em Porto Velho

Homem é morto a tiros depois de ser perseguido na zona leste

Moradores relatam terem ouvido discussão e disparo antes de encontrarem a vítima.
18
Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Polícia Civil prende homem por furto qualificado e posse ilegal de arma em Jaci Paraná

Ex-funcionário é detido após arrombar residência e furtar bens; arma de fogo caseira também foi apreendida.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas em Rondônia já aderiram ao acordo de ressarcimento

Pagamentos começam no dia 24 de julho para quem teve descontos indevidos entre 2020 e 2025.
L
assinatura-da-concessao-da-br-364-marca-novo-capitulo-na-infraestrutura-de-rondonia

Assinatura da concessão da BR-364 marca novo capítulo na infraestrutura de Rondônia

Contrato foi celebrado nesta quinta-feira (18), em Brasília; mesmo antes da formalização, a Nova 364 já atuava com obras emergenciais em trechos críticos da rodovia.
L
AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

AGU notifica Google para remover anúncios falsos do CNU 2025

A Advocacia-Geral da União solicitou nesta sexta-feira (18) que o Google remova em até 24 horas anúncios falsos que simulam a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025, visando proteger candidatos de golpes e roubo de dados.
L
Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Oposição critica medidas cautelares contra Bolsonaro, chamando-as de arbitrárias

Parlamentares da oposição e do PL classificam as restrições impostas a Jair Bolsonaro por Alexandre de Moraes como “perseguição política disfarçada de ação judicial”, enquanto o presidente do Congresso descarta o fim do recesso parlamentar.
L

Educação de Porto Velho lidera transparência na gestão pública e serve de referência para outros órgãos

Semed reforça compromisso com informações claras no Portal da Transparência, ampliando o controle social
L

Porto Velho sinaliza áreas de risco para evitar acidentes com desbarrancamento em regiões ribeirinhas

Defesa Civil já mapeou 15 pontos críticos na boca do Jamari e avança com sinalizações em Jaci-Paraná
L

Jovens atletas de Porto Velho se destacam no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica

Medalhistas são alunas do Projeto Construindo Campeões, que já beneficiou mais de 1.500 alunos na capital em 2025
L

Operação Cidade Limpa já removeu mais de 70 mil toneladas de resíduos em Porto Velho

Mutirão de limpeza coordenado pela Prefeitura de Porto Velho intensifica ações para garantir qualidade de vida e infraestrutura urbana na capital.
L
Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Curta-metragem retrata Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz

Produção valoriza a tradição centenária do Vale do Guaporé e dá visibilidade à fé e cultura do povo quilombola afro-amazônico de Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.