Autor: Anderson Nascimento
Jornalismo Newsrondonia
Brasília, DF – Na madrugada desta segunda-feira (9), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), despachou ordem para pôr fim a todos os acampamentos instalados ao redor do Brasil que protestam contra o resultado das eleições presidenciais. Além disso, o ministro determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
De acordo com as informações recebidas pelo jornalismo Newsrondonia, o ministro ordenou que ocorra a “desocupação e dissolução total”, em até no máximo 24 horas, de acampamentos montados em áreas militares de todo o país. Ainda na decisão, o ressaltou que os participantes sejam presos em flagrante por diversos crimes, como atos terroristas, inclusive preparatórios; associação criminosa; e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Em ato de continuidade, apontou que operações para desmobilização dos acampamentos serão realizadas pelas Polícias Militares dos estados e DF, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal, se necessário, “devendo o Governador do Estado e DF ser intimado para efetivar a decisão, sob pena de responsabilidade pessoal”. Todo ato, deve ter o apoio das autoridades municipais e do comandante militar do QG.
A ordem de desocupação dos acampamentos é um pedido que a Advocacia-Geral da União (AGU) realizou, após a invasão dos três poderes, que culminou em depredação, vandalismo e posteriormente em prisão de cerca de 300 manifestantes.