Anderson Nascimento
Jornalismo Newsrondonia
Brasília, DF – Dando continuidade aos trabalhos após as invasores nos três poderes, fato que aconteceu neste domingo (8), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que já afastou até o governador do cargo, agora ordenou que hotéis do Distrito Federal entreguem listas com a identificação dos hóspedes que chegaram a Brasília a partir da última quinta-feira (5).
O jornalismo Newsrondonia apurou que o ministro determinou que a Polícia Federal detenha todas as imagens das câmeras do Distrito Federal que possam auxiliar no reconhecimento facial dos terroristas que praticaram os atos do dia 8 de janeiro, [e] junto a todos os hotéis e hospedarias do Distrito Federal, a lista e identificação de hóspedes que chegaram ao Distrito Federal a partir da última quinta-feira.
Conforme apurado, na decisão, o ministro Alexandre de Moraes declara que houve “omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.
O ministro também atendeu um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e da Advocacia-Geral da União (AGU), que determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias. Na decisão, Moraes declarou que os atos realizados neste domingo (8), quando os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e vandalizados, só podem ter tido a anuência do governo do Distrito Federal, uma vez que os preparativos já seriam conhecidos.
Além disso, Moraes também determinou o fim do acampamento instalado na frente de áreas militares ao redor do Brasil, com uma operação que deve ser realizada pelas Polícias Militares dos estados e DF, com apoio da Força Nacional e Polícia Federal, se necessário. Os comandantes militares dos QGs deverão dar o auxílio que for preciso para o efetivo cumprimento da medida.