O deputado federal, Léo Moraes, usou as redes sociais para divulgar que 12 milhões de cidadãos não pagarão por aumento na bandeira tarifária, devido a visita do mesmo nas imediações da Energisa há alguns dias.
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 12 milhões de cidadãos não precisarão pagar pela diferença na conta de luz após a atualização da bandeira. Isso porque essas pessoas estão incluídas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
“No mês de agosto tivemos uma grande vitória, que foi o nosso relatório no PL 1106/2020. O projeto prevê inscrição automática de famílias de baixa renda em tarifa social de energia. Antes essa inscrição ocorria de maneira manual, morosa e muitas pessoas sequer sabiam que tinham direito”, disse o deputado.
Vale destacar que tal medida não incidirá em aumento nas tarifas dos demais consumidores, já que existe lei vigente, previsão orçamentária e recurso financeiro existentes, porém inutilizado e parado.
“Nosso desejo era conseguir reduzir ou isentar toda população brasileira, ainda mais neste momento de pandemia. Como não é possível, tentamos ao máximo incluir as pessoas de baixa renda, como é o caso deste projeto”, concluiu Léo Moraes.