Foi prorrogada a suspensão parcial das atividades da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) em razão da pandemia do novo coronavírus. É o que prevê um decreto assinado pelo presidente da Mesa Diretora, deputado Alex Redano (Republicano), publicado na edição desta terça-feira (31) do Diário Oficial Eletrônico da instituição.
Segundo o documento, os trabalhos na Casa de Lei vão ocorrer de forma híbrida até 17 de setembro. O sistema foi adotado em função da pandemia do Covid-19 e muitos deputados, sobretudo, os que possuem algum tipo de comorbidade participam das sessões ordinárias diretamente de suas residências ou gabinetes.
O mesmo ocorre com os servidores da instituição. Em porcentagem, a medida alcança 60% de todo o efetivo da Casa de Leis.
No documento de Alex, foi considerada “a necessidade da permanente vigilância e cuidados preventivos no sentido de coibir a proliferação” da doença bem como “a existência de contaminações, internações e óbitos decorrentes da COVID-19, no Estado”. Outro motivo que foi considerado diz respeito às ações implantadas no município de Porto Velho, sede da instituição.
Em agosto, também por meio de decreto, o presidente Alex Redano prorrogou a suspensão das atividades até o dia 31 de agosto.