Por redação
com informações PF
Na manhã desta quinta-feira (17/3), a Polícia Federal (PF) deu início à oitava fase da Operação Lesa Pátria, com foco na identificação e responsabilização de indivíduos envolvidos nos episódios de violência ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília/DF. Na ocasião, os prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal foram invadidos por manifestantes, causando danos generalizados a propriedades e bens das instituições.
As autoridades federais estão cumprindo 46 mandados de busca e apreensão, além de 32 mandados de prisão preventiva, em dez estados brasileiros – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo – e no Distrito Federal.
Os crimes investigados incluem a tentativa de abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição, deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.
A Polícia Federal solicita informações que possam ajudar na identificação de pessoas envolvidas no financiamento, promoção ou participação nos eventos de 8 de janeiro em Brasília/DF. Quem possuir informações relevantes deve encaminhá-las ao e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.