Quinta-Feira, 24 de Outubro de 2019 - 17:16 (Pecuaria)

L
LIVRE

SUPLEMENTAÇÃO PARA BOVINOS É TEMA DE PALESTRA EM SÃO DOMINGOS DO GUAPORÉ

A atividade visa incentivar a revitalização da pecuária leiteira na região e permitir que outros produtores conheçam e adotem as tecnologias e também possam melhorar o seu rebanho.


Imprimir página

Incentivando as práticas de melhoria genética e alimentar em bovinos, a Emater realiza no dia 14 de novembro, na Chácara Progresso, localizada no Km 1 da Linha 58, em São Domingos do Guaporé, um dia especial para falar sobre a bovinocultura leiteira.

O enfoque será para a nutrição alimentar e apresentará os resultados obtidos na propriedade a partir da inovação tecnológica adotada para melhoramento genético do rebanho e orientações para controle de custo da produção. A atividade visa incentivar a revitalização da pecuária leiteira na região e permitir que outros produtores conheçam e adotem as tecnologias e também possam melhorar o seu rebanho.

Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista da Emater, Geraldo Ferreira Filho, do escritório local de São Domingos do Guaporé, a atual dinâmica de mercado exige que os produtores estejam cada vez mais atualizados e que dominem cada um dos itens da cadeia produtiva para conseguir os melhores resultados técnicos e econômicos. E a Emater, enquanto empresa de assistência técnica e extensão rural tem cumprido o seu papel de buscar a integração e complementaridade dos fatores de produção, levando aos produtores rurais da agricultura familiar, através de metodologias de massa e participativa, as boas práticas e resultados obtidos com a implantação de técnicas e tecnologias adequadas.

A suplementação animal é uma dessas técnicas que propicia uma considerável melhora na produtividade do rebanho. Ele deve ser ministrado junto com o alimento habitual na proporção de cerca de 1% do que o animal ingere ao longo do dia, por que somente o alimento não é capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento do animal.

O Dia Especial sobre Bovinocultura leiteira em São Domingos do Guaporé, no município de Costa Marques, deverá reunir cerca de 100 pessoas entre pequenos e médios produtores rurais da região, onde, além de conhecer os resultados obtidos na chácara Progresso, os participantes terão a oportunidade de assistir à palestra e tirar suas dúvidas sobre alternativas de suplementação para bovinos de leite e suplementação a pasto.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias