Quinta-Feira, 07 de Novembro de 2019 - 10:16 (Geral)

L
LIVRE

SEBRAE E GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA PELA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Representantes do Sebrae, Secretários de Estado e Governador Marcos Rocha planejam parceria


Imprimir página

Em audiência esta semana (6), no palácio Rio Madeira, contando com a presença de quatro secretários de estado, o Governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha recebeu o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Hélio Dias e a Diretoria Executiva da entidade, Daniel Pereira (superintendente), Carlos Berti Niemeyer (Diretor Administrativo Financeiro e Samuel de Almeida (Diretor Técnico). A audiência contou com a presença do gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, Gustavo Cezário, que veio de Brasília, especialmente para o encontro com o Governador.

Na pauta da reunião estava a inclusão do projeto de educação empreendedora do Sebrae aplicado com grande êxito nas redes escolares municipais, desta vez voltado ao ensino médio, em uma grande parceria com o Governo de Rondônia.

Presentes à reunião, os secretários de estado José Gonçalves da Silva Júnior (Casa Civil), Luiz Fernando Pereira (Finanças), Suamy Lacerda Abreu (Educação) e Pedro Afonso Pimentel (Planejamento) e ouviram do Superintendente do Sebrae uma breve explanação sobre a atuação do Sebrae junto à educação empreendedora.

Daniel apresentou ao governador o material didático do programa, que é uma prioridade do Sebrae em nível nacional. “É uma grande oportunidade de fazermos história pela educação de Rondônia pois, além de oferecermos conteúdos que podem auxiliar o aluno a fazer um plano de negócios no futuro, mas também concorre para melhoria dos índices oficiais de educação, combate a evasão escolar, motivação dos professores, entre tantos benefícios”, disse Daniel.

“Eu mesmo já fiz um curso do Sebrae,  o Aprender a Empreender. Um de nossos sonhos é justamente oportunizar aos alunos educação financeira, empreendedorismo e ensiná-los a lidar com dinheiro. Permitir que os nossos alunos sejam diferentes e tomem a iniciativa para não ficar apenas aguardando a ação do poder público”, ponderou o governador.  “O governo tem que ajudar e dar as condições para que as pessoas realizem e isso não significa, necessariamente, aumentar a máquina pública”, completou.

A proposta de parceria deve ser tratada junto à Seduc e a equipe técnica do Sebrae, alinhando detalhes inerentes ao projeto e adequando necessidades e disponibilidades.

Educação Empreendedora

A atuação do Sebrae para fortalecer e consolidar a cultura empreendedora vem se intensificando desde o início do ano de 2019. O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que é aplicado junto às prefeituras e já alcançou mais de 30 mil alunos em 22 municípios do interior, tendo superado em muito os 8 mil alunos de 10 municípios de 2018. O Sebrae em Rondônia é signatário do Movimento Rondônia Pela Educação, que prevê, entre vários objetivos, a melhoria da qualidade da educação e dos seus índices oficiais. Com o apoio do Instituto do Sistema de Coopertivas do Brasil (Sicoob), foi criado o projeto Educação para o Futuro, onde foram distribuídas milhares de apostilas de reforço escolar oferecendo conteúdos de Português, Matemática, Educação Financeira e Empreendedorismo.

O Sebrae se coloca à inteira disposição para contribuir e firmar esta parceria importantíssima para alavancar não apenas os índices de educação do estado mas promover cada vez mais a cultura empreendedora e, consequentemente, alcançar o desenvolvimento econômico e social” afirmou o gerente do Sebrae Nacional, Gustavo Cesário.

Ao final da reunião, Daniel Pereira aproveitou a ocasião e convidou o governador Coronel Marcos Rocha e equipe para prestigiar a abertura do Fórum Sebrae de Educação Empreendedora que ocorre no próximo dia 11 de novembro (segunda), na casa de eventos Talismã II, quando o renomado educador Gabriel Chalita será um dos palestrantes. O evento faz parte da Semana Global de Empreendedorismo 2019, inciativa que o Sebrae apoia em nível nacional.

Quer saber mais sobre Educação Empreendedora e outras atuações do Sebrae, acesse o site sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.

Fonte: 015 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias