Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019 - 11:19 (Educação)

L
LIVRE

PROJETO ‘CONHEÇA PORTO VELHO’ LEVA ALUNOS AO RESGATE DO PERTENCIMENTO HISTÓRICO EM RONDÔNIA

104 alunos do ensino médio, acompanhados por 52 professores de cada município, puderam visitar a capital e conhecer as instalações do Palácio Rio Madeira.


Imprimir página

Uma das metas do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, é trazer o resgate e o sentimento de pertencimento a essa e as próximas gerações. Um sentimento de amor pela cultura, pelas pessoas e pelo estado de Rondônia. Após a criação do primeiro site de turismo de Rondônia (Rondônia Tem Tudo), a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) foi além, trouxe estudantes e professores de várias escolas do estado para conhecer de perto os pontos turísticos da Capital.

A visita, dos 104 alunos do último ano do ensino médio e dos 52 professores, aconteceu na quarta-feira (13) pela manhã. Os visitantes chegaram de ônibus e a primeira parada foi conhecer o Palácio Rio Madeira, as instalações, departamentos e secretarias. Um momento único para os estudantes, como o Matheus que pela primeira vez pôde conhecer Porto Velho.

“Nós fomos desafiados a escrever uma redação sobre pontos turísticos de Rondônia. Meu tema foi sobre as Três Caixas D’Água e obtive o primeiro lugar. Esse foi um grande presente, conhecer Porto Velho era mais do que esperado”, destacou Matheus Silva, do município de Chupinguaia.

A iniciativa faz parte do projeto “Conheça Porto Velho” desenvolvido pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur) em parceria com o Exército Brasileiro. O projeto teve quatro etapas: a formação de professores sobre o turismo histórico e cultural de Rondônia. Após isso, a escolha das melhores redações sobre os pontos turísticos do Estado e premiação aos estudantes classificados.

Os que tiveram as primeiras colocações visitaram o Forte Príncipe da Beira e a capital Porto Velho. “O Forte Príncipe da Beira é um lugar que marca os turistas. Foi por lá que nossa história iniciou, e é a primeira vez que Rondônia realiza um projeto desse nível, capaz de envolver todos os municípios.”, explicou o professor de história, João Herbert.

O coordenador do projeto, Willian Souza, acrescenta  que a iniciativa é a longo prazo e contou com o apoio parlamentar do deputado estadual Alex Silva, que destinou verbas para o projeto. “Os visitantes vão fazer um verdadeiro city tour. Vão conhecer mais de 12 pontos turísticos da Capital. E graças às parcerias e investimentos, toda a hospedagem e alimentação é fornecida gratuitamente aos visitantes”, ressaltou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, representando o governador Marcos Rocha, falou sobre o diferencial do governo em trazer esse projeto. “A visão do governador Marcos Rocha é resgatar em cada pessoa o sentimento de pertencimento, e é isso que a Setur está fazendo, levando os nossos jovens a conhecer e valorizar Rondônia”, explicou.

Para o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, o objetivo é fazer com que os rondonienses conheçam nosso Estado, de forma que haja meios para isso. “A primeira etapa, em Costa Marques, com a visita ao Forte Príncipe da Beira, reuniu mais de 200 pessoas, foi um evento extraordinário. E é isso que buscamos, investir em nossos jovens, e em projetos para que Rondônia seja uma grande potência turística”.

Texto: Anayr Celina

Fotos: Daiane Mendonça

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias