Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2019 - 17:26 (Educação)

L
LIVRE

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL SÃO FORMADOS PARA DESENVOLVIMENTO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DE PORTO VELHO

“A robótica educacional é uma ferramenta muito forte no processo de formação do aluno e, a partir disso, é possível formar o estudante de maneira diferenciada”, declarou o engenheiro de mecatrônica.


Imprimir página

A 1ª Oficina de Robótica Educacional (ORE) de Rondônia promoveu a consolidação da formação de professores da rede estadual de ensino em robótica. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Formação e Capacitação Técnica Pedagógica da secretaria, a ORE é o marco inicial para a implantação do projeto de robótica educacional no Estado.

O engenheiro mecatrônico, Victor Lescano, ministrou a oficina com foco no desenvolvimento e formação de professores, com inserção tecnológica e prévia do trabalho que a Secretaria de Educação desenvolverá por meio deles, a partir de agora.

“A robótica educacional é uma ferramenta muito forte no processo de formação do aluno e, a partir disso, é possível formar o estudante de maneira diferenciada”, declarou o engenheiro de mecatrônica.

Estudantes são instigados pelas diversas maneiras de criar soluções com tecnologia, com isso os professores são impulsionados a buscar as melhores formas de desenvolver as criações, mas principalmente o aluno, que pode fazer a diferença na sociedade com sua mente criativa.

A interação entre os professores durante a oficina permitiu a partilha e troca de experiências, favorecendo acolhimento, unidade e motivação à busca por conhecimento, do profissional mais leigo ao que já vive o universo da robótica na sala de aula.

Ailnete do Nascimento, servidora pública há mais de 20 anos, coordena o Centro de Ciência e Tecnologia da Polícia Militar, em Nova Mutum, em parceria com o Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e o Idep (Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação), onde 200 alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, desenvolvem, junto ao corpo docente, projetos nas áreas de robótica educacional e avançada, programação web e operação de computador.

“Aprendendo as artimanhas da robótica, que é uma coisa fascinante, começamos a agregar essas ferramentas para criarmos outras coisas usando os sensores, e não simplesmente colocar um robô para andar na linha”, ressaltou a professora que junto aos alunos desenvolve projetos voltados às resoluções das necessidades do ser humano. Como um sensor de gás, criado por um aluno, no qual resultou em premiações nacional e internacional, desenvolvido como uma inovação que permite ao usuário do aplicativo ser alertado diante de um vazamento de gás.

A oficina favorece conjunto de peças, material pedagógico e a formação de professores com instruções técnicas e trocas de experiências entre o ministrante e profissionais da educação. A primeira atividade, nesta sexta-feira (18), permitiu aos componentes curriculares de Física, Química e Matemática conhecimento e apoio acerca da aplicação de projetos de robótica educacional e utilização do material proposto. O resultado da oficina foram robôs construídos pelos professores, que ficarão expostos em uma Mostra de Robótica no Porto Velho Shopping, neste sábado (19).

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias