Quinta-Feira, 24 de Outubro de 2019 - 15:07 (Nacional)

L
LIVRE

NÚMEROS DE INDENIZAÇÕES DO DPVAT PARA CRIANÇAS EM 2019 MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO DESDE CEDO

Cidade Portinho Seguro, projeto gratuito do Porto Seguro Auto que existe há 20 anos, já recebeu mais de 500 mil crianças e já passou por mais de 90 cidades


Imprimir página

Até setembro deste ano, segundo números do Seguro DPVAT, 9.865 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, em todo o Brasil, foram indenizados em função de ocorrências de trânsito. Ou seja, uma média de 36 vítimas por dia. Em relação ao perfil, a maioria dos indenizados estavam na condição de pedestre no momento do acidente, concentrando 58% dos pagamentos. Porém, as estatísticas envolvendo passageiros são elevadas. As crianças que estavam dentro do veículo durante a ocorrência concentraram cerca de 42% das indenizações pagas. O percentual indica um quantitativo de 4.125 pagamentos para a faixa etária.

Tais dados refletem a importância e a oportunidade de levar educação sobre o trânsito aos menores de idade. "É essencial conscientizar as crianças sobre o trânsito, afinal, muitas delas serão motoristas no futuro. Além disso, elas já fazem parte desse cotidiano sendo pedestres, ciclistas e passageiras", diz Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto. "Desde 1999, o Cidade Portinho Seguro, projeto do Porto Seguro Auto, incentiva crianças de 5 a 12 anos a aprenderem e entenderem, de forma lúdica e educativa, como funciona o trânsito", completa.

O Cidade Portinho Seguro, que já recebeu mais de 500 mil crianças, em mais de 90 cidades, funciona como uma minicidade, com bicicletas e veículos elétricos infantis, simulando situações comuns do dia a dia e fazendo com que as crianças aprendam, de forma interativa, comportamentos básicos no trânsito como: entender as sinalizações, atravessar a rua em segurança, direção segura de carros e bicicletas, além de uma aula sobre regras e leis para pedestres e motoristas. Os pequenos motoristas podem trafegar com carros elétricos e bicicletas, guiados por monitores, que orientam sobre a melhor conduta ao volante. "É uma forma de também conscientizar os pais por meio das lições que seus próprios filhos aprendem", diz Jaime Soares.

Kids Festival

Entre os dias 25 e 27 de outubro, no São Paulo Expo (SP), o Cidade Portinho Seguro estará no Kids Festival, evento que há 13 anos reúne 85 mil famílias em Paris (França) e que será realizado no Brasil pela primeira vez.

Fonte: 015 - Leandro Giometti

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias