Terça-Feira, 05 de Novembro de 2019 - 09:31 (Colaboradores)

L
LIVRE

LENHA NA FOGUEIRA: HOJE É O DIA NACIONAL DA CULTURA

Em Porto Velho a comemoração vai acontecer no Mercado Cultural com a realização de apresentações de segmentos como da Dança, Teatro, Música e Cultura Popular.


Imprimir página

Hoje é o dia Nacional da Cultura. Em Porto Velho a comemoração vai acontecer no Mercado Cultural com a realização de apresentações de segmentos como da Dança, Teatro, Música e Cultura Popular.

O show que está chamando mais a atenção do público é o do Boi Bumbá Marronzinho que segundo sua direção postou nas redes sociais, vai colocar no Calçadão Manelão a partir das 17 horas desta terça feira, seus melhores itens como Cunhã Poranga, Porta Estandarte, Rainha do Folclore, Sinhazinha, Amo e Rainha da batucada entre outros.

O presidente Estêvão convocou todos os integrantes do grupo, para marcarem presença no Mercado Cultural na tarde/noite de hoje.

Segundo o diretor de cultura da Fundação Eudes Claudino por determinação do prefeito Hildon Chaves o Dia Nacional da Cultura será festejado com as pompas possíveis. Todos estão convidados!

Quem está eufórica com a programação da Funcultural para o dia Nacional da Cultura é a moçada do Marronzinho, afinal de contas todos achamos que o boi foi prejudicado em sua apresentação no Flor do Maracujá deste ano e por isso merece toda consideração dos folcloristas de Porto Velho.

O presidente Estêvão do Marronzinho, reforça o convite a toda galera amante da brincadeira de Boi Bumbá a prestigiar o espetáculo que seu Boi vai proporcionar no Mercado Cultural, hoje.

A Sejucel também anunciou a alguns semanas, que promoveria programação alusiva ao Dia Nacional da Cultura. Quem estava a frente dessa programação era o Teimar e o Fábio de Góis.

Porém, a conversa parece não vingou, inclusive o Teimar foi convidado a fazer parte da equipe de cultura da Sejucel justamente, com a missão de organizar as comemorações pelo Dia Nacional da Cultura. Acho que a fonte secou.

Ontem a escola de samba Os Diplomatas completou 61 anos de fundação. A festa em comemoração a data, só vai acontecer no próximo sábado, quando a direção da escola vai reunir seus simpatizantes na Praça São José no bairro Mocambo e oferecer aquele 'Cozidão'. A comida é de graça, quem quiser beber, deve levar sua bebida favorita. Uma coisa é certa, o samba vai comer no centro, na Tenda Vermelha e Branca no próximo sábado.

A terceira Mostra a Céu Aberto que aconteceu domingo passado 03, na rua Euclides da Cunha, como se diz no jargão atual: Bombou!

A turma prestigiou a programação que começou pela manhã e só terminou a noite. A cada ano a Mostra a Céu Aberto ganha mais notoriedade e vem se transformando num grande evento.

Marcela Bomfim e todos da organização estão de parabéns pelo sucesso!

Aliás, por falta de um conhecimento melhor sobre a arte e a cultura, muita gente vai ficar reprovada no ENEM deste ano. Tudo Por conta do tema da Redação que foi sobre a Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil.

O tema de 2019, segundo os professores, foi mais específico do que nos anos anteriores. "Surpreendeu. Nós apostávamos que o tema até poderia falar de democratização do acesso à cultura e não especificamente sobre o cinema",...

O tema também surpreende porque cultura não é um assunto caro ao governo atual, que havia prometido interferir na prova elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Além disso, nos últimos meses, o presidente criticou o cinema brasileiro e entrou em guerra com o principal órgão de fomento às produções audiovisuais. Bolsonaro cortou quase metade do orçamento da Agência nacional de Cinema, a Ancine. A cultura como eixo temático da redação havia aparecido em 2011, quando os candidatos tiveram que dissertar sobre "Cultura e mudança social"... (Deu no UOL).

Só nos resta ficar esperando, se o ENEM 2019 alcançará o sucesso esperado já que o tema da Redação jamais passou pela cabeça dos orientadores dos cursinhos.

Salve o Dia Nacional da Cultura!

Fonte: 015 - Silvio Santos/NewsRondonia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias