Quarta-Feira, 06 de Novembro de 2019 - 09:52 (Colaboradores)

L
LIVRE

LENHA NA FOGUEIRA: E O DIA NACIONAL DA CULTURA FOI FESTEJADO NA NOITE DE ONTEM

Por falar em festa, as entidades afins, já estão se mobilizando em relação à organização dos desfiles de blocos carnavalesco em 2020.


Imprimir página

E o dia nacional da Cultura foi festejado na noite de ontem, no Calçadão Manelão com apresentações de vários grupos de dança.

Houve quem criticasse os idealizadores da festa, por prestigiar apenas o segmento Cultura Popular na data de todas as culturas. De qualquer maneira, a data não passou em branco, pelo menos por parte da prefeitura de Porto Velho – Leia-se Funcultural.

Por falar em festa, as entidades afins, já estão se mobilizando em relação à organização dos desfiles de blocos carnavalesco em 2020.

Semana passada, representantes do governo do estado e da prefeitura de Porto Velho participaram de reunião no Ministério Público cuja pauta era: Em qual circuito os Blocos de Trio Elétrico vão desfilar no carnaval de 2020?

Pela vontade do superintendente da Sejucel os blocos desfilariam na avenida dos Imigrantes, no perímetro entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira.

Esse espaço já está decido, que abrigará os desfiles das Escolas de Samba no próximo carnaval, assim sendo, fica impraticável colocar os blocos de trio elétrico desfilando ali, pois, as escolas devem desfilar no sábado após a terça feira de carnaval e no mesmo dia, alguns blocos também desfilam.

A discussão não foi tão amigável entre os representantes do estado e do município de Porto Velho. O superintendente não queria ceder de jeito nenhum, até que o representante da Funcultural bateu na mesa e lembrou, que a realização do carnaval de rua, é de responsabilidade da prefeitura e não do governo estadual.

Aí invocou uma Lei que foi aprovada e está em vigor, que criou os Circuitos por onde os blocos de trio tem que desfilar: Circuito Caiari ou Pinheiro Machado; Circuito Areal e Circuito Jatuarana e mais, lembrou que o calendário há muito, foi aprovado, tanto pelos órgãos de segurança do estado e municipal, como por todos os órgãos que têm a ver com os desfiles carnavalescos.

A explanação do representante da Funcultural de Porto Velho foi ratificada pelo secretário da Semtran e representante do Comando da PM e assim, o superintendente da Sejucel teve que concordar, que no Carnaval de Rua quem dar as ordens, é a prefeitura municipal de Porto Velho. O governo do estado entra apenas com apoio logístico.

Quanto aos desfile das escolas de samba, assim que o prefeito Hildon Chaves chegar da viajem que está fazendo ao exterior, o que deve ocorrer nos próximos dez dias, receberá a Comissão Mista formada por representante da Câmara de Vereadores, Fesec, Funcultural e deputado estadual Jair Montes.

Aliás, Jair Montes também está trabalhando um encontro entre os integrantes dessa comissão, com o presidente da ALE, cujo objetivo é conseguir apoio financeiro para as escolas de samba.

Por falar em apoio às escolas de samba, a Funcultural vai promover durante a festa do Réveillon, apresentações das trupes das principais escolas de samba de Porto Velho. Nossas fontes dão conta, que o cachê para se apresentar no Réveillon não será de se dispensar.

Enquanto isso, a Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste está convidando o Mundo Samba, para o Festival de Samba de Quadra que vai realizar no próximo sábado 9, com premiação de Mil Reais ao vencedor

A festa começa ao meio dia, com uma deliciosa feijoada e deve durar toda à tarde de sábado, além do concurso de samba de quadra vai acontecer o show com o sambista Toninho Tavernard e o grupo Camafeu.

Sábado também, tem a festa de aniversário de 61 anos de fundação, da escola de samba Os Diplomatas.

Depois disso tudo, temos que começar a nos envolver mais na programação do aniversário de 40 anos, da Banda do Vai Quem Quer cujas comemorações, devem começar ainda este mês. Lá vem a Siça com a Banda!

Fonte: 015 - Silvio Santos/NewsRondonia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias