Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019 - 09:24 (Colaboradores)

L
LIVRE

LENHA NA FOGUEIRA: BANDA DO VAI QUEM QUER PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DE RONDÔNIA

A Banda que já era Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Porto Velho, agora passa a ser Patrimônio do Estado de Rondônia.


Imprimir página

Terça feira dia 12, em duas votações, foi aprovado o Projeto de Lei que torna a Banda do Vai Quem Quer como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Rondônia.

Alguns meses atrás, foi pro plenário e lá, um deputado pediu vistas!  Mas ontem aprovou.

A Banda que já era Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Porto Velho, agora passa a ser Patrimônio do Estado de Rondônia. Obrigado deputados em especial, ao Deputado Eyder Brasil.

Aquela reunião, entre a prefeitura/Funcultural de Porto Velho e governo estadual/Sejucel e carnavalescos das escolas de samba, marcada para acontecer na manhã de ontem 13, em virtude de compromisso de última hora, do superintendente Jobson Bandeira foi transferida para hoje 14, às 8 horas.

Como também está agendada 10 horas de hoje, reunião entre carnavalescos, Funcultural e o presidente da ALE deputado Laerte Gomes, os representantes das escolas de samba com certeza, vão madrugar na porta do CPA.

Quem anda meio afastado das reuniões que dizem respeito aos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2020, é o presidente da Acadêmicos da São João Batista Alberto Rodrigues o Pai Beto.

Talvez, seja porque ele anda muito atarefado com os preparativos do aniversário do empresário DEEP no qual a São João Batista fará apresentação especial. A festa do distribuidor dos produtos Aurora vai acontecer justamente no dia do jogo da final da Libertadores da América entre Flamengo X River Plate.

Segundo Pai Beto a apresentação da escola no Aniversário, só acontecerá após o término do jogo. A festa vai acontecer na sede do Clube Ypiranga na Estrada da Penal.

Aliás, o ensaio geral da escola de samba São João Batista para a festa do DEEP, vai acontecer amanhã sexta feira 15, as 20 horas, no Parque dos Tanques.

Só depois do aniversário do DEEP é que a direção da azul e branco vai divulgar o Tema Enredo da escola para o carnaval de 2020. Será que o Claudio Rocca vai desfilar cantando o refrão: "Se você fosse sincera, ô ô AURORA".

Por falar nisso, o presidente da Federação das Escolas de Samba – Fesec Reginaldo Cardoso – Makumbinha, informou que depois que a Império do Samba com o aval do carnavalesco João Big e do Presidente Mirim fechou com o compositor Silvio Santos só está faltando a São João Batista divulgar o seu tema, para a Federação providenciar a divulgação do cronograma de lançamento das obras.

Por falar em Samba, após a coluna de ontem, meu amigo Altair dos Santos Lopes o Tatá o homem que cuida dos desfiles das escolas de samba na Funcultural, informou que o Presidente Antônio Ocampo convocou reunião, para tratar da Comemoração do Dia Nacional do Samba.

Como o dia 2 de dezembro, cairá numa segunda feira, provavelmente, a Funcultural vai fechar parceria com a coordenação do Projeto Samba Autoral para juntos, promoverem a festa pelo Dia Nacional do Samba no dia 7 de dezembro.

Pelas conversas de bastidores, acho que a parceria será firmada e assim, o Dia do Samba não passará em branco este ano em Porto Velho.

Sugiro que a Funcultural aproveite a festa do Samba para homenagear o sambista Antônio Chagas Campo – Cabeleira com a Comenda "Tributo ao Menestrel".

Cabeira completou 80 anos de idade, no dia 10 de setembro e além de ter sido o primeiro Mestre Sala de uma escola de samba em Porto Velho, é um dos fundadores da escola de Samba Os Diplomatas que no dia 4 de novembro passado, completou 61 anos.

Cabeleira é o criador da Federação das Escolas de Samba – Fesec e é o atual presidente da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande. O município e a cidade de Porto Velho devem essa homenagem ao Magnífico Mestre Sala Cabeleira.

Ontem o CPA foi tomada por mais de 100 jovens estudantes, que vieram conhecer Porto Velho por terem participado do Concurso de Redação promovido pelo governo estadual via Setur "Redação Turismo".

Com os alunos, vieram mais de 50 professores de diversas escolas públicas do estado de Rondônia. Os jovens estudantes apesar da viagem cansativa, ficaram felizes com o tour turístico pelo Centro Histórico de Porto Velho, Memorial Rondon e outros atrativos que a cidade de Porto Velho oferece. Parabéns a equipe da Setur comandada pelo superintendente Gilvan Pereira.

Agora vamos participar da reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia – ALE deputado Laerte Gomes. Salve literalmente os Desfiles das nossas escolas de samba!

Fonte: 015 - Silvio Santos/NewsRondonia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias