Terça-Feira, 05 de Novembro de 2019 - 11:33 (MINHA HISTÓRIA)

L
LIVRE

INSPIRADOR: MORADOR DE RUA FAZ PROVAS DO ENEM 2019 E PRETENDE CURSAR DIREITO

Arno Muniz trabalhou na área da construção civil e expedição em indústrias, mas, desde que ficou desempregado, foi parar nas ruas


Imprimir página

Arno Muniz, de 46 anos, esteve entre as cinco milhões de pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 nesse domingo (03/11/2019). Para ele, realizar a prova pode ter sido a grande oportunidade de sua vida, além de motivo de muito orgulho: com quase 50 anos, é morador de rua, e, apesar das dificuldades, conseguiu se preparar para as provas.

Em situação de rua há 4 anos desde que ficou desempregado, Arno conseguiu pagar a sua inscrição com dinheiro arrecadado nas ruas de Bluemenau, em Santa Catarina, onde vive. Com o boleto em mãos, ele pedia ajuda aos motoristas que paravam nos sinais. A meta dele agora é estudar Direito.

“Quero lutar pelos moradores de rua. As pessoas não sabem o que a gente sofre e nem o preconceito. A prova estava bem difícil, mas consegui concluir as questões e a redação“, disse.

Arno sempre trabalhou na área da construção civil e expedição em indústrias, mas, desde que ficou desempregado, foi parar nas ruas, onde vive há 4 anos. Entre 2017 e 2018, voltou a estudar e concluiu o ensino fundamental e médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja).

Medo de ser roubado

Com a ajuda de funcionários de um posto de gasolina ele consegue guardar seus pertences e um espaço para estudar. Mas seus livros e os diplomas dos cursos estão sempre com ele, por medo de ser roubado.

“Eu queria muito um lugar para morar. Para tomar banho diariamente, lavar roupa e guardar meus pertences”, ressalta.

Arno Muniz agora se prepara para a segunda etapa das provas, que acontece no próximo domingo (10/11/2019).

Fonte: 015 - Metrópoles

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias