Quinta-Feira, 01 de Agosto de 2019 - 21:58 (Colaboradores)

L
LIVRE

HEPATITE ZERO: ROTARY CLUB DE PORTO VELHO RIO MADEIRA, REALIZA CAMPANHA COM TESTES GRATUITOS EM PORTO VELHO

Ação social, será no sábado, na Escola Ulisses Guimarães na Capital e serão realizados 300 testes gratuitos para detecção do vírus.


Imprimir página

O Rotary Club de Porto Velho Rio Madeira, Distrito 4720, promoverá no próximo Sábado na Escola Ulisses Guimarães, na rua Goiás Nº 10015, Bairro Jardim Santana, uma campanha de detecção do vírus da hepatite C. O evento terá apoio técnico da Prefeitura Municipal de Porto Velho.

Segundo o Presidente do Rotary Club de Porto Velho Rio Madeira, Uilliame Ramos, a Fundação Rotária pretende testar 1 milhão de pessoas no Brasil, afim de descobrir quem são os infectados que não sabem que são portadores da hepatite, ele ressalta ainda que no Brasil, há registros de aproximadamente 3 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C.

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite realiza uma campanha nacional e para o Rotary Club de Porto Velho Rio Madeira, a entidade doou 300 kits de detecção, o teste é rápido e indolor.

Os Rotarianos tem trabalhado duro em todo País e mundo, dando ênfase total na prevenção e educação, como forma de melhoria nos indicadores da saúde, periodicamente campanhas estão sendo feitas, como Outubro Rosa, com foco na mulher e paralelamente ao Novembro Azul, que é realizado com foco no homem e ainda a Campanha de apoio ao combate a Poliomielite.

O Rotary Club lembra ainda que,  esta ação cidadã da Hepatite Zero é gratuita e começa a partir das 8 horas da manhã até Meio Dia.

Para Entender:

Segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais estão entre os maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. Para o médico Eduardo Barbosa, presidente do Rotary Club da Bahia e coordenador do Serviço de Otorrino do Hospital Santo Antônio, é importante detectar se o paciente está infectado com Hepatite C, porque é uma doença que praticamente não apresenta sintomas no começo e por isso é conhecida como "Assassina Silenciosa".

A doença é causada por um vírus que provoca inflamação no fígado. Estima-se que milhões de pessoas são portadoras desse vírus e depois de algum tempo ele pode apresentar uma cirrose hepática ou um tumor de fígado, que precise de um transplante. Então se a pessoa é diagnosticada no início, consegue fazer um tratamento e evitar complicações mais sérias no paciente.

O atendimento é rápido e cada pessoa leva de 5 a 10 minutos para realizar o exame. Se detectar uma suspeita, o paciente será encaminhado para fazer um acompanhamento e tratamento posterior da hepatite. Muitos se contaminam sem saber como, na depilação, ao fazer unhas, tatuagem, também utilizando agulhas, drogas e ainda em relação sexual.

Depois de alguns anos que vai ver e já está complicado. O ideal é prevenir e tomar cuidados no início, pois fica mais fácil o tratamento. Não existe vacina para a hepatite C só para a B".

Então lembre-se:

Sábado temos um encontro marcado!

Venha ser atendido pela nossa equipe de profissionais, e realize seu diagnóstico de hepatite C. Para ser atendido, basta comparecer no local e horário indicados abaixo.

Data: 03 de agosto das 8h às 12h.

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ulisses Guimarães – Endereço: Rua Goiás 10015. Jardim Santana Porto Velho - RO.

Fonte: José Carlos Paim - NewsRondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias