Segunda-Feira, 28 de Outubro de 2019 - 13:49 (Meio Ambiente e Ecologia)

L
LIVRE

GOVERNO PEDE ESCLARECIMENTOS A 11 PAÍSES SOBRE ORIGEM DE ÓLEO NO NORDESTE

Investigação conduzida pela Marinha trabalha com a tese de que o responsável teria sido um navio-tanque


Imprimir página

O governo federal notificou 11 países cobrando esclarecimentos sobre 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento de óleo que atingiu diversas praias do Nordeste. A informação foi dada pelo coordenador de operações navais da Marinha, almirante de esquadra Leonardo Puntel, em entrevista a jornalistas neste sábado.

A investigação conduzida pela Marinha trabalha com a tese de que o responsável teria sido um navio-tanque. A apuração inicial avaliou 1.500 embarcações e afunilou a análise para 30 veículos marinhos de 11 países.

Conforme Puntel, os investigadores calculam que o vazamento teria ocorrido no mês de agosto, com o óleo chegando às praias brasileiras no fim daquele mês.

O almirante não descartou a possibilidade de que o episódio tenha sido causado por embarcações não oficiais, denominadas “dark ships”.

Puntel declarou que não é possível afirmar que o veículo era venezuelano. Mas que pesquisas da Petrobras teriam identificado o óleo como proveniente daquele país.

A coordenadora-geral de emergências ambientais do Ibama, Fernanda Pirilo, afirmou na entrevista coletiva que não há mais chegada de novo óleo nas praias.

A coordenadora do Ibama orientou a população dos locais a não entrarem em contato com a substância. Já as condições de banho de cada praia são avaliadas pelos órgãos de saúde dos estados e municípios.

Fonte: 015 - Agencia Brasil

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias