Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019 - 12:15 (Economia)

L
LIVRE

FÓRUM REDE +BRASIL SERÁ LANÇADO DIA 17 E PROMETE DAR AGILIDADE AOS PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO

Uma alternativa a mais para melhorar e simplificar as relações de trabalho e gestão entre o Governo Estadual e Governo Federal.


Imprimir página

O Governo de Rondônia lança nesta quinta-feira (17) o  Fórum Rede +BRASIL do Ministério da Economia (etapa RO), em Porto Velho, uma alternativa a mais para melhorar e simplificar as relações de trabalho e gestão entre o Governo Estadual e Governo Federal, especialmente quanto ao controle, agilidade e transparência nos processos das transferências financeiras da União para o Estado.

Criada em substituição ao antigo Sistema de Convênios (Siconv), a Rede +BRASIL, conforme descrição do projeto de sua criação, é uma rede de governança colaborativa para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências da União. Por meio da Plataforma +BRASIL, de âmbito abrangente no poder público, o sistema atua na melhoria da gestão nos processos; capacitação dos usuários da Plataforma +BRASIL; e comunicação e transparência das transferências da União, eixos basilares de sua atuação no programa.

O lançamento do Rede +BRASIL se seguirá de uma coletiva à imprensa no Palácio Rio Madeira, que deve contar com a presença do governador Marcos Rocha, para apresentar e anunciar os eventos da Rede já a partir de novembro, que visam promover maior integração entre os entes parceiros, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como a melhoria da eficiência dos investimentos (gastos) público e maior efetividade das políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências voluntárias.

De acordo com informações da própria plataforma, a Rede +BRASIL é aberta a todos os entes afins ligados ao interesse público, podendo dela fazer parte todos os órgãos e entidades da administração direta ou indireta, da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal, e até mesmo as entidades privadas sem fins lucrativos, que têm na ponta o interesse público a servir.

Como ocorre nos demais estados, a Rede tem a missão de treinar e capacitar servidores estaduais e municipais e de entidades interessadas, conforme explicou o técnico Ibaldeci dos Santos Pereira, coordenador da unidade gestora da Rede +BRASIL em Rondônia, para fortalecer o próprio sistema para a construção colaborativa de soluções e melhorias, que é favorecida com o compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos que facilita a atuação de todos.

Desta forma, os ganhos são muitos para os parceiros (entes), eis que entre as vantagens da utilização do sistema Rede está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira. Concebido com este fim, o Rede +BRASIL contribui decisivamente para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem ou que tenham relação direta com a população e suas comunidades.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias