Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019 - 09:04 (Cidades)

L
LIVRE

DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ARIQUEMES SÃO DESTAQUE NA REGIÃO NORTE DO PAÍS COM PROJETOS DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Ações educativas envolveram mais de 300 alunos de séries iniciais, foram selecionadas pela Fundação Mapfre e podem ficar entre os 10 melhores projetos do Brasil.


Imprimir página

Desenvolvido pela Fundação MAPFRE, o Programa 'Educação Viária é Vital' surgiu em 2004, na Espanha, e foi trazido, adaptado para o Brasil e implementado inicialmente no estado de São Paulo. Voltado para educadores que desenvolvem trabalhos com alunos dos ensinos fundamental e médio, contempla pesquisas sobre condições de circulação viária das escolas e comunidades vizinhas, nos espaços públicos utilizados pelos alunos, com o objetivo de conscientizar e implementar ações que tornem o trânsito mais seguro, incluindo a educação e preparação dos futuros condutores. Para esta finalidade, em Rondônia, a fundação fechou parceria com o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde cinco projetos rondonienses foram classificados na região norte, sendo dois de escolas municipais de Ariquemes, e irão concorrer entre os dez melhores projetos nacionais. O resultado será divulgado no Encontro Nacional da 'Educação Viária é Vital',  em são Paulo, dia 29 de novembro.

ESCOLAS MUNICIPAIS CLASSIFICADAS

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN-RO), pelo menos 200 professores dos 52 municípios do Estado foram capacitados para desenvolver as ações do Programa. O curso foi aberto no dia 30 de maio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, em Porto Velho, e contou com a participação de professores das redes estadual, municipal e particular de ensino. Contemplou quatro horas/aulas presenciais e 36 horas/aulas pela metodologia de Ensino à Distância (EAD). Após a execução e cadastro dos projetos, entre as cinco unidades educacionais de Rondônia que foram destaque na região norte do país ficaram o Centro Municipal de ensino Infantil Madre Tereza de Calcutá, com o projeto "Educação, Trânsito e Cidadania na Educação Infantil", desenvolvido pela professora Elenice Piana; e a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Chapeuzinho Vermelho, com a proposta "Bibip", criada pela professora Rosineide Barbosa da Silva. As atividades foram realizadas por quarenta profissionais da educação municipal, incluindo professores, coordenadores, orientadores e gestores, com cerca de 300 alunos das séries iniciais, na faixa etária compreendida entre 02 a 08 anos de idade. Agentes da Polícia Militar, Ciretran e Guarda Municipal Comunitária também deram apoio nas ações externas.

'AMIGUINHOS DO TRÂNSITO'

Desde 2008, a Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SEMUST), por meio da Guarda Municipal Comunitária, desenvolve o projeto 'Amiguinhos do Trânsito' nas 26 escolas da rede municipal de educação. Através de atividades lúdicas e jogos, os agentes ensinam as normas e significados das sinalizações de transito, além de tratar temas relacionados aos cuidados com o patrimônio público, cidadania, urbanismo, meio ambiente entre outros. O intuito é despertar nos alunos do ensino Fundamental 01 e séries iniciais a conscientização para o desenvolvimento de um trânsito mais seguro.

Fonte: 015 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias