Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019 - 17:50 (Comercio e Industrias)

L
LIVRE

CRÉDITO - FUTUROS AGENTES DE MICROCRÉDITO SÃO CAPACITADOS PELO SEBRAE

Estão em preparação 19 agentes que vão orientar e buscar recursos para empreendedores


Imprimir página

Quando o economista de Bangladesh Muhammad Yunus criou o Grameen Bank, seu objetivo foi acabar com a pobreza, ele era o presidente e o governo de Bangladesh o principal acionista. Trata-se de um banco que oferece intensivamente microcrédito para milhões de famílias. Desde 1970 em seu discurso, Yunus afirmava que é impossível ter paz com pobreza e antes dessa data a  palavra "microcrédito" não existia. Yunus a utilizou para designar um tipo de crédito, criado por ele, cujo objeto principal não são os pequenos produtores, mas sim as populações pobres, que não têm absolutamente acesso a qualquer outro tipo de crédito. O Sebrae incentiva a utilização desse instrumento para garantir recursos que possam ser investidos, por pessoas que precisam de aporte financeiro para iniciar suas atividades empreendedoras.

Com a proposta de preparar agentes que assistam futuramente aos empreendedores que procuram esses recursos, foi realizada em Pimenta Bueno a primeira turma de agentes de microcrédito.  A capacitação aconteceu no período de 5 a 7 de novembro em parceria com o Sistema de Cooperativas do Brasil (SICOOB) Credip, Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) dos municípios de Espigão do Oeste, São Felipe, Novo Horizonte, Cacoal, Pimenta Bueno, Alta Floresta, Rolim de Moura e Nova Brasilândia.

Foram preparados 19 futuros agentes de microcrédito para que possam colaborar de maneira efetiva com a orientação para acesso às linhas de microcrédito disponibilizadas   pelas instituições financeiras. A preparação também contribuiu para que os agentes exerçam um importante papel no desenvolvimento socioeconômico nos seus municípios com apoio e orientação aos empreendedores que buscam estas linhas de crédito como forma de crescer, se desenvolver e gerar renda.

De acordo com Liliane Cougo, analista do Sebrae em Rondônia, essa foi a capacitação inicial, o programa não termina aí, os agentes continuarão a receber instruções e terão nova fase de aprimoramento para bem cumprirem suas metas. Na primeira etapa receberam orientações teóricas e práticas sobre os conceitos do microcrédito, as características do público alvo dos programas de microcrédito, os conceitos básicos de gestão e as ferramentas para análise de crédito e gestão da carteira, levantamento de informações para elaboração e análise da viabilidade do empreendimento, dentre outros temas de espeial relevância. Brevemente será marcada a data para início da nova capacitação e após sua conlusão serão avaliadas as resultantes, para então ter início uma série de outros municípios que terão seus agentes capacitados.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Fonte: 010 - assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias