Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019 - 15:04 (Geral)

L
LIVRE

CORPO DE BOMBEIROS RECEBE AUTO ESCADA MAGIRUS QUE ALCANÇA ATÉ 60 METROS DE ALTURA

O combate a possíveis incêndios em edifícios elevados ganhou reforço por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, com a aquisição de uma viatura Auto Escada Mecânica


Imprimir página

Apontada como equipamento elaborado no que há de mais moderno atualmente no que se refere a combate a incêndio vertical. O caminhão Iveco – Trakker 360 ES possui uma Auto Escada Mecânica Magirus com alcance para edifícios de até 20 andares foi entregue na segunda-feira, 14, à Corporação durante solenidade que contou com a presença do governador do Estado de Rondônia, coronel Marcos Rocha e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM, Demargli da Costa Farias.

Ao todo, conforme destacado pela Corporação, foram investidos R$ 6.519.493,62, pagos pelo Fundo Especial do Corpo de Bombeiros Militar (Funesbom). A escada é giratória (gira até 360º sobre seu eixo) e possui ponte de salvamento para atuação. A cesta de resgate removível (tipo elevador) tem capacidade para três pessoas, com comando de operação da escada e dispositivo para receber maca.

A nova Auto Escada Mecânica Magirus de combate a incêndios entregue ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia possui grande relevância para o emprego operacional em ocorrências de combate a incêndio em edifícios, como também atua no resgate de vítimas presas em local elevado. A escada é de aço e alumínio, estabilizada hidraulicamente, com sustentação em quatro sapatas. O equipamento é usado no combate a incêndios em edifícios com alcance de no máximo de 60 metros de altura, o equivalente a um prédio de 20 andares.

Segundo definido pelo comandante do Corpo e Bombeiros, com o aumento da construção de edifícios elevados em Porto Velho, a aquisição representa um grande avanço no atendimento da Corporação à população, e faz parte do Plano Estratégico do Governo do Estado no eixo que trata da Modernização estrategicamente da Segurança Pública.

“Estamos entregando algo que realmente configura o compromisso e responsabilidade que essa Corporação tem com a população. O Corpo de Bombeiro adquire mais uma Auto Escada Mecânica Magirus que dará maior condições em caso de ser necessário sua utilização. Trabalhamos de forma preventiva comando o compromisso de cada bombeiro militar, aliado à tecnologia”, destacou o comandante antecipando que outro equipamento deste nível está chegando à Corporação.

O governador Marcos Rocha reforçou a importância do Corpo de Bombeiros adquirir a Auto Escada Mecânica Magirus, principalmente devido à construção de vários prédios na cidade, aumentando a necessidade da Corporação estar sempre em condições para atender a grandes possíveis ocorrências. “A Capital está ficando cada vez mais verticais (referindo-se ao vários prédios na cidade), sendo importante para o Corpo de Bombeiros que tenha os equipamentos necessários para que atenda essa demanda. Quero parabenizar o Corpo de Bombeiros por essa ação e dizer que essa tropa aqui é uma tropa respeitada pela população assim como a da Polícia Militar”, comentou o governador reforçando, inclusive, a importância do uso de tecnologia e da inteligência para que se consiga atender as demandas da sociedade.

Também conhecida pelo nome de escada Magirus, o novo equipamento é dotado de escada mecânica acionado por mecanismo hidráulico e controlado por sistema eletrônico, gerenciado por computador. É usado para operações de combate a incêndios e salvamento de vítimas em planos elevados, sendo dotado de bomba para formação de coluna d’água.

O atual equipamento desse porte já existente no Corpo de Bombeiro e utilizado há mais de 8 anos, possui altura máxima de alcance para 12 pavimentos estando na base do prédio, o que já não atende na totalidade a Porto Velho, uma vez que existem diversos edifícios na cidade com mais de 36 metros. Dessa forma, a Auto Escada Mecânica adquirida pelo Corpo de Bombeiros está no topo das mais modernas e sofisticadas viaturas de atuação vertical utilizada no mundo.

Conforme anunciado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, a Auto Escada Mecânica Magirus que chegou há pouco mais de 8 anos à Corporação, será enviada para a cidade Vilhena. A expectativa é de que ainda este ano mais uma Auto Escada Mecânica Magirus seja adquirida pelo Corpo de Bombeiros, com alcance de 45 metros, e reforçará as ações desenvolvidas no município de Ji-Paraná.

Fonte: Francisco Rodrigo/Newsrondonia - Secom

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias