Sexta-Feira, 08 de Novembro de 2019 - 10:27 (Cultura)

L
LIVRE

CONCURSO SAMBA DE QUADRA DA ESCOLA ACADÊMICOS DA ZONA LESTE

O concurso da Verde e Rosa a cada ano vem reunindo mais sambistas em sua disputa.


Imprimir página

Os sambistas de Porto Velho têm encontro marcado na tarde de sábado dia 9, na Associação Mãe Esperança na avenida Mamoré onde vai acontecer o 3º Concurso de Samba de Quadra da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste.

O concurso da Verde e Rosa a cada ano vem reunindo mais sambistas em sua disputa. Este ano os compositores contam com um atrativo interessante, já que o vencedor, além do troféu José Alkbal Sodré vai levar o valor de Mil Reais.

Até ontem à tarde, três parcerias haviam solicitado inscrição: Paulinho Cachaça, Marezinho do Engenho e Beto Cezar com o samba "A Beleza do Meu Carnaval". Ernesto Melo com o samba "A Coroa e a Caçamba" e Toninho Tavernard com o samba "A Mais Charmosa".

As obras serão avaliadas através de notas aplicadas aos itens: Melodia; Letra; Apresentação e História.

A festa da Caçulinha do carnaval de Porto Velho vai acontecer, a partir do meio dia de sábado 09, na Associação Mãe Esperança na avenida Mamoré, 4968 no bairro Esperança da Comunidade. Na oportunidade será servida saborosa Feijoada além da apresentação do grupo de samba/pagode da escola. Informações pelo celular 99376-7694.

MERITO CULTURAL BOLA SETE

Os sambista Sílvio Santos e Ernesto Melo, o Poeta da Cidade, serão agraciados, no próximo dia 9, às 12h30, na abertura do 3º Concurso Samba de Quadra, da Unidos da Zona Leste, com a Comenda Mérito Cultural Bola Sete (Eliezer Santos), outorgada pela Associação Cultural Rio Madeira, Fundação Serpa do Amaral, com o apoio do Programa Viva Rondônia, da Rádio Rondônia, FM 93.3, apresentado pelo Memorialista Cultural Anísio Gorayeb, o Anizinho, em ação conjunta com a Verde Rosa da Zona Leste, é claro!

Essa categoria de comenda só é entregue a artistas que tenham mais de 50 anos de efetiva contribuição cultural na cidade de Porto Velho. Sílvio e Ernesto Melo militam há décadas no mundo do samba, sendo duas expressivas figuras dessa vertente artística, com um enorme acervo de produções musicais em vários gêneros, como samba, samba-enredo, marcha-rancho, marchinhas de carnaval, samba-canção e bolero.

Mérito Marise Castiel

Um outro sambista receberá a Comenda Mérito Cultural Professora Marise Castiel, a primeira mulher a comandar uma Escola de Samba em Porto Velho! Dona Marise era uma educadora radical. Até o desfile da Escola de Samba Pobres do Caiari ela encarava como uma tarefa pedagógica, por isso não dava moleza pra ninguém, comandava todo mundo com muito carinho, mas com muita determinação e visão cultural do que levava para avenida. Ela foi uma líder comunitária e uma carnavalesca extraordinária!

Fonte: 015 - Assessoria

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias