Quarta-Feira, 06 de Novembro de 2019 - 09:48 (Educação)

L
LIVRE

COMO SABER AINDA ESSE ANO A NOTA DO ENEM

Plataforma conta também com simulador do SiSU para saber em quais universidades o estudante tem mais chance de passar


Imprimir página

Os dias 03 e 10 de Novembro de 2.019 são as datas de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que é a porta de entrada para um curso de graduação para milhares de estudantes do Brasil.

O resultado oficial sairá apenas em janeiro de 2020 para os estudantes que terminaram o ensino médio. Para aqueles que não irão concluir o ensino médio esse ano o acesso às notas será ainda mais longo, em março de 2020.

Além de toda essa espera, é importante lembrar que as notas do Enem não são calculadas contando a quantidade de questões certas, pois o sistema de avaliação utilizado é a Teoria de Resposta ao Item, a famosa TRI, para atribuir um peso diferente para cada questão da prova dependendo do grau de dificuldade, e que considera ainda variáveis como as questões acertadas ao acaso (os chutes) e a coerência das respostas de cada candidato. Ou seja, saber se você foi realmente bem ou mal no Enem não é uma tarefa muito simples.

Pensando nisso, para conter a ansiedade da espera da nota e saber com antecedência se o estudante conseguiu a sua meta, uma equipe especializada em Teoria de Resposta ao Item lançou no último sábado (02/11/19), uma plataforma que conseguirá calcular sua nota aproximada no Enem 2019.

Para isso, os estudantes devem entrar no site, e após preencher um cadastro inicial e o formulário com as respostas das questões do Enem deste ano, será calculado, na hora, a nota pela Teoria de Resposta ao Item.

O site ‘Sua nota do Enem’ foi montado pela empresa TRIEduc, especializada em estatística e em avaliação educacional, que pegou os dados liberados pelo Ministério da Educação de todas as edições passadas do Enem para conseguir fazer essa estimativa das notas de 2019.

Com essa nota antecipada também já será possível acessar o simulador do SiSU (no mesmo site) para saber em quais universidades há mais chance de passar, podendo já se planejar para o próximo ano e a entrada no curso universitário.

Fonte: 015 - Diego Camacho/Natalia Fernandes

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias