Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019 - 15:29 (Artigos)

L
LIVRE

COMO, AFINAL DE CONTAS, GARANTIR DENTES SAUDÁVEIS E UM SORRISO PERFEITO?

É preciso, por exemplo, atentar para a alimentação, que deverá ser o mais rica possível em fibras, além de conter substâncias como o cálcio e vitaminas C e D.


Imprimir página

O Brasil ainda está longe de atingir o antigo sonho de tornar-se uma das referências quando o assunto é saúde bucal. E não é por falta de profissionais com gabarito e capacidade técnica para executar os mais diversos tipos de tratamentos no segmento de cuidados com a boca.

Um desses é o dentista Rowan Vilar, professor convidado da UERJ, Mestre e Especialista em Ortodontia (pela mesma instituição), Pós-graduado em Biomecânica Dentária na Itália, Habilitado em Odontologia Digital na Dinamarca, entre outras inúmeras qualificações.

O especialista é categórico ao afirmar que o Brasil tem, sim, profissionais que nada devem aos maiores especialistas do mundo no segmento da odontologia.

E a sua parte ele garante fazer por meio de cuidados que vão, desde o estímulo à prática de uma boa higiene oral até intervenções bem mais elaboradas, no campo da Ortodontia e das cirurgias de correções.

Mas, assim como ele, praticamente toda a comunidade de especialistas nesse segmento garante que o “segredo” para a manutenção de um “sorriso perfeito” está na integração de diversas especialidades – com o auxílio, obviamente, do próprio paciente.

É preciso, por exemplo, atentar para a alimentação, que deverá ser o mais rica possível em fibras, além de conter substâncias como o cálcio e vitaminas C e D.

No primeiro caso, as fibras contribuem para uma limpeza inicial dos dentes (ainda durante a alimentação), enquanto o cálcio e as vitaminas contribuem para o fortalecimento dos ossos, do esmalte dentário, promovem a saúde das gengivas, entre outros benefícios.

A manutenção de um “sorriso perfeito” também passa pela uso do que há de mais moderno em tecnologia para o tratamento dentário, como as lentes de contato dental, que consistem em pequenas lâminas de cerâmica transparentes que são encaixadas nos dentes.

Essas lâminas são as que garantem a brancura dos dentes em um sem número de celebridades que não abrem mão do “sorriso perfeito”.

Outra tecnologia bastante recomendada para garantir a qualidade do sorriso são os aparelhos conhecidos como “Invisalign”.

Eles são espécies de aparelhos ortodônticos sem fios, bráquetes, borrachas, entre outras parafernalhas que tornam esse tipo de tratamento doloroso e prejudicado esteticamente.

O Invisalign é uma tecnologia que utiliza um material termoplástico para a confecção de aparelhos que ajustam-se aos dentes como aqueles protetores bucais usados pelos lutadores.

Além disso, os moldes são totalmente transparentes e capazes de movimentar os dentes por meio de uma pressão nas suas superfícies.

Somam-se a essas novas tecnologiaspara os mais diversos tipos de tratamentos bucais, os clareamentos à base de peróxido de hidrogênio e raios lasers, que são aplicados nos dentes durante algumas sessões.

Além deles, existe a plástica gengival, ou “gengivoplastia”; uma cirurgia para a correção da estrutura das gengivas, diminuindo o seu tamanho, eliminando imperfeições, ou simplesmente para o tratamento de doenças relacionadas a ela.

Com essas novas tecnologias – criadas nas últimas 3 décadas no campo da odontologia – a constituição de um “sorriso perfeito” hoje já não é mais um sonho.

Trata-se de uma realidade, com diversas opções de tratamento, cada um deles perfeitamente ajustáveis às condições financeiras de cada paciente e de acordo com as necessidades individuais que devem ser analisadas por um bom especialista.

 

Caso queira, deixe a sua opinião sobre esse artigo e continue compartilhando os nossos conteúdos.

Fonte: Bianca Costa Conteúdos/NewsRondonia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias