Segunda-Feira, 02 de Dezembro de 2019 - 16:43 (Saude)

L
LIVRE

AGENDA DE SAÚDE OCUPACIONAL DO PORTO DE PORTO VELHO REALIZA AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL E DEZEMBRO VERMELHO SIMULTANEAMENTE

Foram disponibilizados testes rápidos para identificação de sífilis, hepatite B e C e HIV e vacinação ocupacional contra de Hepatite, Febre amarela, Difteria e Tétano e Tríplice Viral.


Imprimir página

Uma força tarefa promovida pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), residentes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e alunos dos cursos de enfermagem e biomedicina da Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) promoveu nesta segunda-feira (2) a realização das ações no Novembro Azul e Dezembro Vermelho.

Funcionários do Porto Público, bem como de operadores portuários que atuam no perímetro e Trabalhadores Portuários Avulsos (TPA’s) assistiram à palestra sobre a importância da saúde básica para os homens, proferida pelo médico Karley José.

“Nas atividades e palestras que fazemos, sempre enfatizamos a sensibilização acerca das doenças silenciosas que são responsáveis por 72% dos óbitos no Brasil, entre elas: hipertensão arterial, diabetes, neoplasias e doenças respiratórias crônicas. Em Rondônia, temos um levantamento que aponta como a principal causa de morte de homens é infarto agudo do miocárdio, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, agressão ou disparo de arma de fogo entre outras e por último câncer de próstata”, afirmou o clínico.

Aliada às informações, foi explanado também sobre as precauções, a fim de alertar sobre alimentação balanceada e prática de exercícios, bem como também despertar a população e conscientizá-la sobre as formas de combate ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no 1º de dezembro.

Foram disponibilizados testes rápidos para identificação de sífilis, hepatite B e C e HIV e vacinação ocupacional contra de Hepatite, Febre amarela, Difteria e Tétano e Tríplice Viral.

Para a diretora Administrativo Financeiro, Elissandra Brasil do Carmo, a vacinação ocupacional é oferecida no calendário da Soph visando prevenir a proliferação de doenças transmissíveis e beneficiar a qualidade de vida do trabalhador. “A vacina é uma das maneiras mais eficazes para prevenir algumas doenças, diminuir o número de complicações infecciosas em uma corporação reduzir o número de faltas e manter a produtividade de toda a equipe, uma vez que diminui os riscos de problemas de saúde, promove o bem-estar de todos”, declarou a diretora.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias