Terça-Feira, 29 de Outubro de 2019 - 17:40 (Pecuaria)

L
LIVRE

ABCZ E EMATER OFERECEM CURSO DE AVALIAÇÃO DE TOUROS EM RONDÔNIA

O objetivo é facilitar a orientação dos criadores que desejam o melhoramento genético do rebanho na hora de escolher um touro.


Imprimir página

Para melhor qualificar os técnicos que prestam assistência aos criadores de gado bovino em Rondônia, a Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Parceria com a Emater-RO, oferece, nos dias 30 e 31 de outubro, um curso para 32 técnicos extensionistas, sobre avaliação de touros das raças zebuínas, seguindo a técnica e metodologia Epmuras.

O objetivo é facilitar a orientação dos criadores que desejam o melhoramento genético do rebanho na hora de escolher um touro, para que de fato o reprodutor seja um animal capaz de transmitir as características desejadas, um melhorador do rebanho.

Para quem não conhece o método, Epmuras é uma palavra resultante de um acrônimo construído com as iniciais dos temas estudados para se conseguir identificar as características desejadas em um animal, para que se possa aceita-lo como reprodutor de qualidade.

O curso oportuniza aos técnicos da Emater-RO se aprofundar em um tema muito demandado pelos produtores, que buscam orientação técnica na hora de decidir a compra ou a escolha de um reprodutor dentro do próprio rebanho, Epmuras é a técnica que melhor atende a avaliação do animal, quanto ao tamanho, profundidade e arqueamento de costelas, evidência de massas musculares, além de tamanho e posicionamento de umbigo, expressão racial, aprumos e sexualidade.

As aulas teóricas serão ministradas no centro de treinamento da Emater-RO (Centrer) pelos expecialistas da ABCZ, Guilherme Pereira e Leonardo Cruvinel, e as aulas práticas acontecerão na fazenda Arizona no município de Theobroma.

Fonte: 015 - Secom - Governo de Rondônia

Noticias relacionadas

Comentários

Veja também

Outras notícias + mais notícias