O Tribunal de Apelação de Roma, na Itália, marcou para a próxima quarta-feira (13) a primeira audiência sobre o processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A confirmação da data foi repassada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator do caso.
Carla Zambelli foi presa na capital italiana em julho, após ter fugido do Brasil em maio deste ano, quando foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão. A condenação se deu por sua participação na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. A deputada, que possui dupla cidadania, também foi condenada a pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos coletivos.
De acordo com as investigações, Carla Zambelli foi a mandante da invasão ao CNJ para emitir um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. O ataque cibernético foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter agido a pedido da parlamentar.
Após a fuga, o governo brasileiro solicitou a extradição de Zambelli, oficializando o pedido em 11 de junho, que foi encaminhado ao governo italiano pelo Itamaraty. A decisão final sobre a extradição dependerá da Justiça e do governo da Itália, que avaliarão a legislação local e os acordos internacionais entre os dois países.








































