SEGUNDA-FEIRA, 14/07/2025
Publicidade

STF forma maioria de 7 a 1 para responsabilizar redes sociais por conteúdo ilegal; julgamento será retomado dia 25

Julgamento foi suspenso e será retomado no dia 25 de junho

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

STF forma maioria de 7 a 1 para responsabilizar redes sociais por conteúdo ilegal; julgamento será retomado dia 25
Bruno Peres/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (12) a favor da responsabilidade civil das plataformas que operam as redes sociais.

O voto do ministro foi proferido na ação na qual a Corte julga a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), norma que estabeleceu os direitos e deveres para o uso da internet no Brasil.

De acordo com o dispositivo, “com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura”, as plataformas só podem ser responsabilizadas pelas postagens de seus usuários se, após ordem judicial, não tomarem providências para retirar o conteúdo.

A Corte discute se as plataformas podem ser responsabilizadas civilmente na Justiça pelos conteúdos ilícitos, como postagens antidemocráticas e contra o sistema eleitoral, discursos de ódio, incitação de crimes contra autoridades e por transmissão lives que induzem ao suicídio e à automutilação de crianças e adolescentes.

Até o momento, o placar do julgamento está 7 votos a 1 a favor da inconstitucionalidade da norma e possibilidade de punição civil contra as empresas.

Após o voto de Moraes, o julgamento foi suspenso e será retomado na quarta-feira (25).

Apesar da maioria formada, ainda não foi aprovada a tese jurídica com os detalhes da decisão. A tese é necessária para estabelecer as regras que as plataformas deverão seguir para a retirada dos conteúdos ilegais.

Voto

Ao votar pela responsabilização, Moraes exibiu no telão do plenário mensagens com conteúdo racista, homofóbico e antissemita que estão ativas nas redes sociais e não foram retiradas pelas plataformas.

Moraes disse que as grandes empresas de tecnologia impõem seu modelo de negócio “agressivo”, sem respeitar as leis do Brasil. Para o ministro, as plataformas não podem ser uma “terra sem lei”.

“Somente uma mente doente e criminosa posta isso e outras mentes doentes e criminosas dão like. Somente mentes omissas não lutam para retirar isso das redes sociais. Isso não é liberdade de expressão, isso é crime”, afirmou.

8 de janeiro

O ministro mostrou imagens dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e disse que os acusados “instrumentalizaram” as redes sociais para combinar as invasões aos prédios públicos de Brasília e transmitir os atos.

“Destruíram, pediram intervenção militar e postavam no mesmo momento, e as redes sociais sem nenhuma autorregulamentação. A falência da autorregulamentação das redes sociais é que fez com que a gente tenha que julgar isso nestas sessões”, disse.

Desafios nas redes

Moraes também acusou as plataformas de permitirem a exposição de vídeos sobre ataques a escolas e de automutilação de crianças e adolescentes.

“O direcionamento dos algoritmos não é randômico. A partir do momento em que uma criança ou adolescente consulta esse tema, é bombardeada por esses temas, incentivando a prática criminosa”, comentou.

Desinformação

O ministro disse que a verdade está sendo manipulada nas redes sociais e reafirmou que “liberdade de expressão não é liberdade de agressão”.

“As pessoas vêm sendo bombardeadas e submetidas a uma verdadeira lavagem cerebral. A verdade, a mentira, o que é falso vem sendo manipulado para ganhos econômicos e a obtenção do poder político”, completou.

Maioria

Na sessão de ontem, a Corte formou maioria de seis votos pela responsabilização das redes.

Votaram nesse sentido os ministros Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.

Gilmar Mendes considerou que o Artigo 19 é “ultrapassado” e que a regulamentação das redes sociais não representa uma ameaça à liberdade de expressão.

Para o ministro, o “modelo de irresponsabilidade das plataformas” não poder ser mantido.

Zanin votou pela inconstitucionalidade do artigo e afirmou que o dispositivo não é adequado para proteger os direitos fundamentais e impõe aos usuários o ônus de acionar o Judiciário em caso de postagens ofensivas e ilegais.

Fux e Toffoli votaram para permitir a exclusão de postagens ilegais por meio de notificações extrajudiciais, ou seja, pelos próprios atingidos, sem decisão judicial prévia.

Barroso diz que a ordem judicial é necessária para a remoção somente de postagens de crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria”). Nos demais casos, a notificação extrajudicial é suficiente para a remoção de conteúdo, mas cabe às redes o dever de cuidado para avaliar as mensagens estão em desacordo com as políticas de publicação.

O único voto divergente foi proferido pelo ministro André Mendonça, que votou a favor pela manutenção das atuais regras que impedem a responsabilização direta das redes.

Casos julgados

O STF julga dois casos concretos que envolvem o Marco Civil da Internet e que chegaram à Corte por meio de recursos.

Na ação relatada pelo ministro Dias Toffoli, o tribunal julga a validade da regra que exige ordem judicial prévia para responsabilização dos provedores por atos ilícitos. O caso trata de um recurso do Facebook para derrubar decisão judicial que condenou a plataforma por danos morais pela criação de perfil falso de um usuário.

No processo relatado pelo ministro Luiz Fux, o STF discute se uma empresa que hospeda um site na internet deve fiscalizar conteúdos ofensivos e retirá-los do ar sem intervenção judicial. O recurso foi protocolado pelo Google.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

energisa-investe-mais-de-r-12-bilhao-na-regiao-sul-de-rondonia-em-seis-anos

Energisa investe mais de R$ 1,2 bilhão na região Sul de Rondônia em seis anos

Subestações, linhões e obras de modernização consolidam a região como estratégica para o desenvolvimento de Rondônia.
L
Discriminação nos céus: força-tarefa recorre ao TRF1 por justiça aérea para Rondônia

Discriminação nos céus: força-tarefa recorre ao TRF1 por justiça aérea para Rondônia

Instituições cobram medidas urgentes para ampliar malha aérea do estado e garantir o direito à mobilidade da população rondoniense.
L
Agenda News: Sorriso renovado com alternativas ao implante dentário que transformam vidas na Clínica Odontopar

Agenda News: Sorriso renovado com alternativas ao implante dentário que transformam vidas na Clínica Odontopar

A cirurgiã-dentista Dra. Débora Soares apresenta soluções acessíveis e confortáveis que devolvem autoestima aos pacientes por meio de próteses adesivas e flexíveis.
L
"Não há perseguição a ninguém no Brasil", Barroso responde a Trump sobre Tarifas

“Não há perseguição a ninguém no Brasil”, Barroso responde a Trump sobre Tarifas

Presidente do STF, Luís Roberto Barroso, contesta justificativas de Donald Trump para imposição de tarifa de 50% ao Brasil, alegando “compreensão imprecisa dos fatos”
L
Pesquisador Indígena cataloga 175 plantas medicinais em território Pataxó Hã-Hã-Hãi

Pesquisador Indígena cataloga 175 plantas medicinais em território Pataxó Hã-Hã-Hãi

Hemerson Dantas dos Santos Pataxó Hãhãhãi, doutorando da Unifesp, resgata saberes ancestrais para tratar doenças como diabetes, hipertensão e verminoses
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Gestão Marcos Rocha investe em unidades de saúde e fortalece rede hospitalar de Rondônia

Rede hospitalar de Rondônia recebe investimentos da gestão Marcos Rocha com foco em qualidade, modernização e ampliação de atendimentos em diversas regiões.
L
Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Inscrições do CNU 2025 podem ser pagas via PagTesouro

Plataforma do Tesouro Nacional oferece Pix, cartão de crédito e carteira digital para facilitar pagamento de taxa
L
Inscrições para o CNU dos Professores começam nesta segunda (14)

Inscrições para o CNU dos Professores começam nesta segunda (14)

Prova Nacional Docente (PND) inicia inscrições para 1ª edição; especialista Natália Fregonesi avalia potencial e desafios
L
Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (14/7) para seu signo

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (14/7) para seu signo

Saiba o que os astros reservam para esta segunda-feira (14/7) no horóscopo 2025. Descubra as tendências para amor, saúde, carreira e finanças.
L
Inscrições do Fies para o 2º semestre começam nesta segunda (14)

Inscrições do Fies para o 2º semestre começam nesta segunda (14)

Fies 2025.2 oferece 44 mil vagas para financiamento estudantil e prioriza inclusão educacional
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

Concurso Nacional Unificado 2025 supera meio milhão de inscritos em uma semana

A segunda edição do CPNU, que oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, registrou mais de 500 mil inscrições nos primeiros sete dias, com prazo final em 20 de julho de 2025.
L
CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

POLÍTICA

PROJETO FORÇA DO CAMPO: Senador Bagattoli anuncia equipamentos aos pequenos produtores de Vila Nova Samuel

Projeto Força do Campo investe em capacitação e maquinário para fortalecer agricultura familiar, destaca senador Bagattoli em Candeias do Jamari.
L
Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Sílvia Cristina entrega rolo compactador para apoiar obras em Mirante da Serra

Equipamento foi entregue à Prefeitura a pedido do vereador Neném do Bode e vai reforçar a infraestrutura do município.
L
Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Bagattoli anuncia equipamentos do projeto Força do Campo a produtores de Vila Nova Samuel

Senador Jaime Bagattoli leva maquinário e capacitação a pequenos produtores rurais de Rondônia por meio do projeto Força do Campo.
L
Fernando Máximo propõe acesso gratuito ao Mounjaro pelo SUS para tratar obesidade e diabetes tipo 2

Fernando Máximo propõe acesso gratuito ao Mounjaro pelo SUS para tratar obesidade e diabetes tipo 2

Projeto de Lei 3276/2025, apresentado por Fernando Máximo, prevê uso gratuito da tirzepatida com acompanhamento multiprofissional pelo SUS.
L
Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso: senador Jorge Seif denuncia esquema bilionário e pede CPI no Senado

Seguro Defeso vira alvo de nova polêmica após Jorge Seif acusar fraude bilionária que triplicou número de pescadores e favorece crime organizado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Mulher é encontrada morta em residência na zona sul

Devido a suspeita de morte violenta foi solicitada a presença de Agentes da Delegacia de Homicídios.
18
Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Câmera flagra acidente com ambulância do Samu na zona sul

Colisão na zona sul da capital rondoniense deixa acompanhante de paciente do Hospital de Amor lesionada
12
Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Motociclista fica ferido após acidente causado por quebra-mola não sinalizado em Ji-Paraná

Homem cai de motoneta na Rua T-26; falta de pintura e visibilidade do obstáculo são fatores de alerta
14
Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Motociclista morre em colisão com caminhão na Zona Rural de Ji-Paraná

Acidente na Linha 128 resulta em vítima fatal ainda não identificada; embriaguez é uma das hipóteses investigadas
18
Homem é esfaqueado em Ji-Paraná após arremessar cadeira por insatisfação com comida

Homem é esfaqueado em Ji-Paraná após arremessar cadeira por insatisfação com comida

Briga em jantar familiar no bairro Jardim Capelasso resulta em lesões por arma branca; Polícia Militar atende a ocorrência
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAS): TAMARA CRISTINA DO NASCIMENTO

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): L B BONAMIGO – ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L

Educação em Mirante da Serra: professores são homenageados por desempenho no SAERO 2024

Solenidade promovida pela Secretaria Municipal de Educação reconheceu educadores da rede pública pelo desempenho no SAERO 2024 e assinou termo de cooperação com escola local.
L
Operação "Fio Desencapado" combate furto de fios elétricos em Jaru e Machadinho D'Oeste

Operação “Fio Desencapado” combate furto de fios elétricos em Jaru e Machadinho D’Oeste

Força-tarefa entre Polícia Militar e Polícia Civil visa coibir crimes e reprimir a receptação de materiais ilícitos na região de Rondônia
10
Grave acidente em Jaru deixa motociclista ferido no Setor 3

Grave acidente em Jaru deixa motociclista ferido no Setor 3

Colisão entre carro e moto na Rua Padre Chiquinho com Rua Pará resulta em ferimentos graves para condutor da motocicleta
12
Homem é detido por direção perigosa após fuga em Jaru

Homem é detido por direção perigosa após fuga em Jaru

Condutor realizava “roleta russa” e desrespeitou ordens policiais na madrugada de sábado no Setor 7
14
Mulher em depressão comete suicídio em Machadinho do Oeste

Mulher em depressão comete suicídio em Machadinho do Oeste

Mulher identificada como Camila, que sofria de depressão, é encontrada sem vida em residência; caso é investigado pela Polícia Civil
18
Criança de 9 anos morre atropelada em Machadinho D’Oeste

Criança de 9 anos morre atropelada em Machadinho D’Oeste

Harry Phillipy Damasceno Viana tentava atravessar a rodovia quando foi atingido por Fiat Strada; comoção toma conta da comunidade
18
Homem é socorrido após cair de bicicleta e bater a cabeça em Jaru

Homem é socorrido após cair de bicicleta e bater a cabeça em Jaru

Vítima foi encontrada inconsciente com ferimento na cabeça na Rua Raimundo Barreto, em Jaru, Rondônia
10
Homem é preso por receptação de moto com motor roubado em Machadinho D'Oeste

Homem é preso por receptação de moto com motor roubado em Machadinho D’Oeste

Ação policial na noite de sexta-feira, 11 de julho, em Machadinho D’Oeste, Rondônia, resultou na prisão de um homem com motocicleta irregular
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.