TERÇA-FEIRA, 24/06/2025

Prefeitura fortalece ações para garantir ética e integridade no funcionalismo

Evento promovido durante toda esta semana aborda fundamentos essenciais da gestão pública

Por João Paulo Prudêncio / SMC / PMPV - 010

Publicado em 

Prefeitura fortalece ações para garantir ética e integridade no funcionalismo - News Rondônia
Foto: João Paulo Prudêncio

Um projeto de iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, em atendimento ao Termo de Cooperação entre a Rede de Controle do Estado e a Controladoria Geral do Município (CGM), a Semana da Ética e da Integridade no funcionalismo público teve início nesta segunda-feira (26).

Servidores que atuam na Superintendência Municipal de Licitação (SML), Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos (SGP) e CGM foram recepcionados por uma equipe que levou importantes informações abordando os fundamentos essenciais da gestão pública justa, transparente e responsável.

Noções do que é vedado ou não aos agentes públicos, definição dos conflitos de interesses dentro das repartições, questões relacionadas a princípios éticos foram esclarecidos aos servidores na recepção do prédio.

De acordo com a servidora Louise Fernanda, idealizadora da campanha de conscientização da ética e integridade, essa ação tem como foco principal a fixação das questões de conflitos de interesse e posturas éticas no comportamento do funcionalismo público municipal.

“Estamos entregando folhetos que preparamos aos servidores para que sejam apresentados esses pontos importantes sobre como se deve agir dentro do ambiente público, a fim de garantir a entrega dos valores públicos num ambiente ético e íntegro. Nós começamos na SML, SGP e CGM e seguiremos para outras secretarias do Executivo Municipal”, afirmou Louise Fernanda.

Confira o calendário do evento:

1º DIA – Campanha de Ética no Cotidiano do Servidor
Data: 26/05 (segunda-feira)
Local: rua México, 2331, bairro Nova Porto Velho
Horário: 8h

2º DIA – Campanha de Ética no Cotidiano do Servidor
Data: 27/05 (terça-feira)
Horário: 8h
Local: SEMUSA, SEMED e SEMASF

3º DIA – Ética e Integridade
Data: 28/05 (quarta-feira)
Horário: 8h
Visita à EMEF Antônio Ferreira da Silva
Local: rua Duque de Caxias, 2454, São Cristóvão.

4° DIA- Solenidade de Compromisso Ético da Ata Administrativa e Encerramento da Semana da Ética e da Integridade
Horário: 9h30 Abertura
Das 10h às 12h – Exposição dos Princípios Éticos e Práticas no âmbito da Administração Pública; Apresentação da Agenda Institucional da Prefeitura; Aprovação do Plano de Combate à Fraude e Corrupção.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Semana da Diversidade: Abertura da 5ª Edição reúne palestras emocionantes e roda de conversa

Inclusão no mercado de trabalho é discutida sob a ótica da população LGBTI+.
L

O papel dos jovens na proteção ambiental foi tema de aula do MPRO

A atividade integra o projeto “MP em Debate Acadêmico”, que leva temas jurídicos e sociais a escolas de todo o estado.
L
O Ministério Público do Estado de Rondônia lança o novo Portal da Transparência

O Ministério Público do Estado de Rondônia lança o novo Portal da Transparência

Colocando a informação pública ao alcance de todos, a ação reafirma o compromisso da instituição com a transparência e a inovação.
L
MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reunião com diversos órgãos e instituições

MPRO dá continuidade nas estratégias de prevenção e repressão a incêndios florestais em reunião com diversos órgãos e instituições

Planejamento busca enfrentar o avanço do fogo com ações integradas de monitoramento, repressão e educação ambiental
L
Experiências de montanhistas destacam desafios e riscos em trilha de vulcão na Indonésia após morte de brasileira

Experiências de montanhistas destacam desafios e riscos em trilha de vulcão na Indonésia após morte de brasileira

É preciso esforço e técnica, diz maratonista que fez o roteiro em 2015
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Real Forte Príncipe da Beira: a sentinela do tempo – por Lourimar Barroso

Uma fortaleza entre tratados e territórios: o Real Forte Príncipe da Beira como símbolo da presença portuguesa e das disputas geopolíticas na fronteira amazônica do Brasil colonial.
L

Marcos Rocha exalta que Rondônia virou potência nacional na produção de cacau

A expectativa é de que o setor ganhe ainda mais visibilidade em 2025, quando Cacoal será a sede do Concurso Nacional de Qualidade do Cacau. Para Marcos Rocha, a conquista é motivo de orgulho.
L

Porto Velho sedia workshop sobre regularização ambiental na pecuária da Amazônia

A proposta é orientar os participantes sobre como atender às exigências legais e ainda aumentar a produtividade, sem abrir mão da responsabilidade ambiental.
L

Conexão RH | Entrevista Luiz Fernando C. Alves – Servidor Público, Professor e Pastor

Nesta terça-feira, dia 24, às 09h, o programa Conexão RH recebe Luiz Fernando C. Alves — servidor público, professor e pastor.
L

Jovem News | Entrevista Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia

Nesta segunda, às 17h, o Jovem News conversa com Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia. Liderança juvenil, valores e protagonismo dos jovens em destaque. Não perca!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Alan Queiroz solicita a realização de obras de encascalhamento e patrolamento na RO-006, em Porto Velho

Além do encascalhamento e patrolamento, a adequação de saídas de água complementa a realização dos serviços na localidade.
L

Deputado Edevaldo Neves garante R$ 380 mil para atletas da Polícia Penal em competição nos EUA

Os recursos garantidos pelo parlamentar serão utilizados para hospedagem, alimentação, transporte e aquisição de materiais esportivos
L

Sílvia Cristina faz a entrega de R$ 100 mil para a Apae de Alta Floresta do Oeste

Recurso será aplicado na manutenção e custeio da instituição.
L

Pensando no futuro de Rondônia, Ismael Crispin conduz última audiência sobre atualização do zoneamento em Machadinho D’Oeste

O encontro será realizado nesta quarta-feira, 25, no estande da Alero, durante a 6ª edição do AgroShow.
L

Márcio Pacele leva reivindicações de alunos da Ponta do Abunã à SEDUC e solicita aplicação do ENEM nos distritos

O vereador garantiu que seguirá acompanhando de perto o andamento da demanda.
L
Publicidade

POLÍCIA

Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

De acordo com as primeiras informações, a servidora foi atingida no rosto quando uma panela de pressão explodiu, no entanto, estava consciente com queimaduras.
14
Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Testemunhas informaram que William estava na região desde a madrugada em um veículo com um pneu furado.
18
Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Homem morre em confronto com PATAMO durante cumprimento de mandado de prisão

Segundo as informações preliminares, Lucas Luan teria sacado uma arma de fogo ao se deparar com os policiais, que imediatamente o neutralizaram.
18
Homem é esfaqueado por ex-enteado dentro de bar; agressor foi preso em flagrante

Homem é esfaqueado após tentar pegar bebida de outro morador de rua

A vítima relatou aos policiais que se envolveu em uma briga com outro morador de rua após tentar tomar sua garrafa de cachaça.
12
Mulher gera tumulto após homem anunciar fim de relacionamento por uso de drogas

Mulher gera tumulto após homem anunciar fim de relacionamento por uso de drogas

O homem justificou a separação pelo frequente uso de drogas da parceira.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pé-de-Meia beneficia mais de 34 mil estudantes e reforça combate à evasão escolar em Rondônia

O Pé-de-Meia concede um incentivo financeiro mensal a alunos que cumprem requisitos como frequência escolar mínima de 80%
L
Mais de 62 mil idosos foram internados por quedas no Brasil nos primeiros quatro meses de 2025

Mais de 62 mil idosos foram internados por quedas no Brasil nos primeiros quatro meses de 2025

Maioria dos acidentes ocorre no quarto ou no banheiro
L

Ministério Público recomenda à Sesau que amplie capacidade de atendimento do estado em casos de urgência e emergência

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) emitiu recomendação à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), orientando a adoção de providências para a ampliação da capacidade de atendimento na rede estadual em situações de urgência e emergência.
L

Projeto de melhoria da eficiência reprodutiva fortalece bovinocultura leiteira em Rondônia

Uma das principais ações do projeto Rufião Movel é o exame ginecológico das matrizes através do exame de ultrassonografia
L

Climatização da rodoviária de Porto Velho está em processo de instalação

Rodoviária segue com uma série de ações voltadas para a conclusão de sua construção
L

Prefeitura entrega reforma da Escola Pingo de Gente na zona Leste de Porto Velho

A escola recebeu melhorias em toda sua estrutura
L

Construindo Heróis em Casa: Como Wilson Ganga está a inspirar a próxima geração de empreendedores angolanos

Os ídolos das pessoas eram Elon Musk ou Donald Trump ou quem fosse, o que não é mau, mas eles não são empreendedores locais”, explica Ganga, destacando uma lacuna que está determinado a preencher.
L

Prefeitura notifica infrator por jogar lixo em via pública em Porto Velho

Descarte de resíduos em via pública é crime ambiental e a multa pode ser de até R$ 3.110,00
L
STF forma maioria para manter decretos de Lula que restringem acesso a armas

STF forma maioria para manter decretos de Lula que restringem acesso a armas

Tema está sendo votado no plenário virtual e análise se encerra hoje
L

Porto Velho realiza 6ª Conferência Municipal da Cidade com foco em inclusão e sustentabilidade urbana

Conferência reúne representantes da sociedade civil, movimentos populares, universidades, setor privado e poder público
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.