SEXTA-FEIRA, 13/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Senado aprova projeto que flexibiliza regras do licenciamento ambiental e enfrenta críticas de especialistas e ambientalistas

Texto permite autolicenciamento para obras de médio porte

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Senado aprova projeto que flexibiliza regras do licenciamento ambiental e enfrenta críticas de especialistas e ambientalistas
EBC

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), por votação simbólica, o projeto de lei (PL) que cria novo marco para o licenciamento ambiental no Brasil com a flexibilização de regras para empreendimentos com impactos sobre o meio ambiente.

O PL 2.159/2021 é tido como um retrocesso por organizações ambientalistas e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os especialistas que o criticam questionam a possibilidade de autolicenciamento por parte das empresas para obras de pequeno e médio portes, além da isenção de licença para determinadas atividades agropecuárias.

Por outro lado, a matéria é apoiada pela bancada ruralista e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Os defensores do PL argumentam que as regras atuais são contraditórias e burocráticas, o que paralisa obras e empreendimentos em todo o país, prejudicando desenvolvimento econômico. Ao mesmo tempo, sustentam que a matéria mantém a fiscalização ambiental.

O texto deve ser votado ainda na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária e está na pauta do plenário do Senado nesta quarta-feira (21). Se aprovado, volta para nova análise da Câmara dos Deputados uma vez que o Senado alterou o texto original. Manifestaram-se contra o texto apenas os senadores do PT e a senadora Eliziane Gama (PDS-MA).

Eliziane argumentou que o texto apresentado no Senado é melhor do que o da Câmara, mas que ainda está “muito ruim”. Segundo a senadora, a lei é inconstitucional por liberar autolicenciamentos para obras de médio porte. Eliziane lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já derrubou leis estaduais com esse teor.

“[A barragem que se rompeu] em Brumadinho era de médio porte. Nós temos vários outros empreendimentos, não apenas em Minas Gerais, mas em outros estados, que são de médio porte. Se não considerarmos todo o processo de licenciamento ambiental como tem que ser, nós poderemos, em função do lucro e da competitividade, infelizmente, ceifar novas vidas”, afirmou a parlamentar.

O relator do PL na comissão, senador Confúcio Moura (MDB), disse que fez os ajustes possíveis para reduzir as divergências. Confúcio informou que o projeto, que tinha 80 pontos de discordâncias entre os senadores, ficou com apenas seis divergências ao final.

“Não ficou nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Ficou o que foi possível. Sobre Brumadinho ser médio porte. Nós temos agora as condicionantes que o Poder ambiental vai usar para decidir o porte de cada empreendimento, como localização e natureza do empreendimento. Isso fica a cargo do órgão licenciador”, justificou.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), criticou a transferência, para estados e municípios, do poder de definir o porte ou impacto ambiental das obras e empreendimentos no Brasil. Para ele, a mudança é “extremamente arriscada”.

“Nós estamos correndo risco de ter uma guerra ambiental. Quem facilitar mais o formato do licenciamento conseguirá atrair [o empreendimento]. Eu já fui governador, conheço a estrutura de prefeitura. Imagine, por exemplo, uma cidade pequena. A pressão de um grande empresário sobre o prefeito é muito grande. E eu acho que, às vezes, ele não tem estrutura para resistir a isso”, afirmou.

O líder do governo criticou ainda a decisão de desconsiderar órgãos técnicos no processo de licenciamento ambiental. “Desconsiderar órgãos técnicos, como a Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas], que podem ser ouvidos, mas não são obrigados a ser acompanhados, eu acho que é fragilizar demais esse processo porque são órgãos técnicos, não políticos”, disse.

A relatora do projeto na CAR, senadora Tereza Cristina (PP-MS), disse que o texto não é perfeito, mas que precisa ser aprovado para destravar obras e empreendimentos no Brasil.

“As regulações [atuais] confundem e paralisam os processos e, muitas vezes, sobrepõem competências entre a União, os estados e os municípios. Isso causa insegurança jurídica. O licenciamento precisa ser visto e analisado com calma, só que, às vezes, são demoras sem necessidade, que atravancam o desenvolvimento. É claro que o meio ambiente precisa ser preservado, mas a lei que estamos discutindo não revoga nenhuma punição por crime ambiental”, comentou.

Já o senador Omar Aziz (PSD-AM) disse que o projeto seria um “presente para o presidente Lula” por destravar obras e criticou a legislação ambiental no país.

“É a solução de continuidade nas obras que não andam nesse país. Lá no meu estado, temos uma mina de potássio, de ureia e temos o fósforo, que fazem os fertilizantes E não querem que a gente aprove isso aqui porque o meio ambiente não permite que a gente trabalhe. Hoje, a gente vive hoje refém de uma política ambientalista que não interessa à nação brasileira”, afirmou Aziz.

Retrocesso

Organizações ambientais sustentam que o projeto representa o maior retrocesso em matéria de legislação ambiental dos últimos 40 anos, desde a Constituição de 1988.

A coordenadora do Observatório do Clima, Suely Araújo, reconhece os problemas do licenciamento, mas avalia que as mudanças propostas pelo Parlamento não resolvem problemas operacionais.

“Temos problemas? Temos. Os processos demoram e poderiam ser mais previsíveis. A gente pode discutir uma série de melhorias procedimentais. No lugar de garantir mais pessoal para realizar os licenciamentos, você começa a transformar o licenciamento em um apertar de botão. Essa é a distorção”, respondeu.

Já o Ministério do Meio Ambiente considera que o projeto viola princípios fundamentais da Constituição, que garante um meio ambiente equilibrado. O secretário executivo do ministério, João Paulo Capobianco, considera a matéria um grande retrocesso.

“O projeto viola, da forma como está, alguns princípios fundamentais que já foram trazidos pelo Supremo para resolver outras inúmeras questões ocorridas, principalmente, no governo anterior. O Supremo adotou o princípio do não retrocesso como um princípio basilar nas suas decisões e esse projeto de lei, evidentemente, traz um conjunto grande de retrocessos”, disse.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Agenda News: Realce sua beleza no Glamour Instituto de Beleza e descubra um novo nível de cuidado e autoestima!

Agenda News: Realce sua beleza no Glamour Instituto de Beleza e descubra um novo nível de cuidado e autoestima!

Com ambiente aconchegante, profissionais especializados e serviços personalizados, o espaço se destaca como referência para quem busca realçar a beleza e se sentir ainda mais confiante.
L

TRT-14 é premiado nacionalmente por sua atuação na execução trabalhista

Tribunal e Vara de Ouro Preto Oeste (RO) foram agraciados com certificados por resultados expressivos
L
Agenda News: Sexta-feira 13 dos Namorados no The Hollywood Pub um convite ao romance e diversão

Agenda News: Sexta-feira 13 dos Namorados no The Hollywood Pub um convite ao romance e diversão

Com decoração temática e chopp Louvada em promoção, o The Hollywood Pub promete mais uma noite especial para os apaixonados.
L
Sebrae leva mostra de produtos e serviços à 37ª Expocol

Sebrae leva mostra de produtos e serviços à 37ª Expocol

Convênio entre o município de Colorado do Oeste e o Sebrae viabilizaram a iniciativa
L
Cúpula Brasil-Caribe termina com novas adesões à Aliança Global Contra a Fome e acordos de cooperação

Cúpula Brasil-Caribe termina com novas adesões à Aliança Global Contra a Fome e acordos de cooperação

Iniciativa brasileira ganhou apoio de Barbados, Santa Lúcia e Cuba
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador Marcos Rocha vive ataque do Irã em Israel durante missão oficial

Governador de Rondônia precisou se abrigar em meio a bombardeios enquanto cumpria agenda por tecnologia e desenvolvimento para o estado
L
Pedidos de isenção da taxa do Enem dos Professores começam dia 30

Pedidos de isenção da taxa do Enem dos Professores começam dia 30

Data foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana
L

Fonte de Vida | Entrevista Dr. Luiz Cleyton e Deusdedi Rodrigues Alves

O Programa Fonte de Vida recebe dois especialistas que vão compartilhar experiências valiosas.
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L

Governo de RO abre processo seletivo com 100 vagas temporárias para engenheiros, arquitetos e desenhistas na Seduc

O objetivo da seleção é atender às demandas de fiscalização de obras, elaboração de projetos, orçamentos e combate a incêndio nas escolas da Rede Estadual de Ensino.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves propõe que Seduc fixe cartazes com canais de denúncia contra abuso sexual infantojuvenil

Proposta é contribuir para fortalecer uma cultura de prevenção e amparo, além de assegurar a responsabilização dos agressores.
L

Dra. Taíssa manifesta apoio a produtores durante protesto contra a criação de unidades de conservação em Rondônia

Parlamentar denuncia irregularidades na criação de reservas e reforça compromisso com a defesa do produtor rondoniense.
L

Projeto de lei da deputada Cláudia de Jesus prevê reserva de vagas de emprego para vítimas de violência doméstica

PL prevê cota mínima de 5% para mulheres em situação de vulnerabilidade em contratos firmados pelo estado.
L

Escolas Aldemir Lima Cantanhede, Menézio de Victo e Marechal Cordeiro estão entre as 30 melhores de Rondônia; mais de 700 unidades escolares foram avaliadas

Em novembro de 2024, o Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), avaliou 769 escolas e mais de 120 mil alunos matriculados nas redes municipal e estadual de ensino
L

Deputada Cristiane Lopes anuncia mais 2 milhões para o Hospital João Paulo II e HB

Recursos elevarão qualidade do atendimento e desafogarão hospitais estratégicos de Porto Velho
L
Publicidade

POLÍCIA

Eletricista cai do telhado de empresa após sofrer descarga elétrica na zona Leste

De acordo com testemunhas, o trabalhador realizava um serviço na parte superior da empresa quando sofreu uma descarga elétrica e caiu do telhado, ficando desacordado.
14
MAGNUS TERMINUS: PF deflagra operação em combate ao crime de tráfico internacional de armas de fogo

MAGNUS TERMINUS: PF deflagra operação em combate ao crime de tráfico internacional de armas de fogo

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e duas em flagrante Guajará-Mirim/RO
10
Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado é preso por suposta tentativa de ajudar Mauro Cid a deixar o Brasil

Ex-ministro do Turismo, Gilson Machado é preso por suposta tentativa de ajudar Mauro Cid a deixar o Brasil

Político ligado a Bolsonaro foi preso no Recife
L
Investigação de homicídio leva a prisões em operação 'sexta-feira 13', em Rondônia

Investigação de homicídio leva a prisões em operação ‘sexta-feira 13’, em Rondônia

Durante a ação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva contra J. da S. R., investigado como autor do duplo homicídio ocorrido em 03/06/2025, na cidade de Jaru, que vitimou H. J. de S. S. e J. H. da S.
10
Polícia Civil prende homem por violência doméstica e ameaças contra ex-companheira

Polícia Civil prende homem por violência doméstica e ameaças contra ex-companheira

A ação foi realizada após representação da autoridade policial e deferimento do Poder Judiciário, diante de provas que apontavam risco iminente à integridade física e emocional da vítima e dos filhos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Fazenda defende imposto mínimo para super-ricos para garantir isenção maior no IRPF

Ministério da Fazenda defende imposto mínimo para super-ricos para garantir isenção maior no IRPF

Taxação viabiliza isenção de IR para 14,5% da população
L
Embaixada e Consulado de Israel no Brasil fecham após ataque ao Irã

Embaixada e Consulado de Israel no Brasil fecham após ataque ao Irã

Não há previsão para reabertura das representações diplomáticas
L
Moraes nega recurso e mantém condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Moraes nega recurso e mantém condenação de Carla Zambelli a 10 anos de prisão

Recurso foi apresentado pela Defensoria Pública da União (DPU)
L
Mais de 488 mil aposentados e pensionistas buscam Correios para contestar descontos indevidos do INSS

Mais de 488 mil aposentados e pensionistas buscam Correios para contestar descontos indevidos do INSS

Total de contestações passa de 3 milhões em todo o país
L
O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, como mostra o quadro de suprimento do produto atualizado, nesta sexta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Produção de carnes no Brasil deve superar 31 milhões de toneladas em 2025, segundo Conab

O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, como mostra o quadro de suprimento do produto atualizado, nesta sexta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
L
Acesso escolar avança no Brasil, mas metas do PNE não são totalmente atingidas em 2024, revela Pnad Educação

Acesso escolar avança no Brasil, mas metas do PNE não são totalmente atingidas em 2024, revela Pnad Educação

Frequência na idade certa ficou aquém do objetivo do PNE em 2024
L
Thiago Ávila chega ao Brasil e é recebido por grupo pró-Palestina

Thiago Ávila chega ao Brasil e é recebido por grupo pró-Palestina

Ele ficou numa solitária por dois dias
L
Acidente com Boeing 787 da Air Índia mata mais de 240 pessoas em Ahmedabad, Índia

Acidente com Boeing 787 da Air Índia mata mais de 240 pessoas em Ahmedabad, Índia

Queda de avião logo após decolagem deixou mais de 240 mortos
L
Irã promete "punição severa" a Israel após ataques a instalações militares e nucleares

Irã promete “punição severa” a Israel após ataques a instalações militares e nucleares

Regime de Tel-Aviv matou altos militares e cientistas do Irã
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.