DOMINGO, 15/06/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Violência contra jornalistas no Brasil cai em 2024, mas Fenaj alerta para persistência de agressões e assédio judicial

Entidade registrou 144 agressões contra estes profissionais em 2024

Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Violência contra jornalistas no Brasil cai em 2024, mas Fenaj alerta para persistência de agressões e assédio judicial
Lula Marques/ Agência Brasil

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) registrou 144 casos de agressões contra profissionais da imprensa ao longo de 2024. O número é o menor desde 2018 e representa queda de 20,44% em relação a 2023, quando foram contabilizados 181 casos.

Os dados fazem parte do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil 2024, divulgado nesta terça-feira (20). Apesar da redução no número de casos, a Fenaj avalia que a violência contra jornalistas no país segue em patamar preocupante.

“O que chama a atenção da federação é o fato de ainda estarmos vivendo um patamar elevado de violações ao direito de informar. Porque os 144 casos ainda são maiores do que os 135 registrados em 2018”, avaliou a presidente da Fenaj, Samira de Castro, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

Samira ressalta que a violência explode no Brasil a partir do ano de 2019, com o governo anterior, de Jair Bolsonaro. “A gente tem que fazer esse marcador, que não é um marcador meramente cronológico, mas resulta do fato da violência ter sido institucionalizada durante aqueles quatro anos.”

“Ao proferir discursos que descredibilizavam jornalistas, ao atacar veículos de imprensa, aquele governo acabou gerando um clima beligerante contra a imprensa de uma forma geral”, completou Samira.

Para a presidente da Fenaj, os dados corroboram um cenário de violência persistente contra profissionais da imprensa e sugerem que a prática pode estar se tornando estrutural na sociedade brasileira. “Virou comum atacar jornalista. E não é porque você é crítico ao trabalho da imprensa. Não é isso”.

“A imprensa precisa ser criticada, precisa ser avaliada. Mas muitos casos acontecem vindos de políticos, assessores, correligionários e eleitores que simplesmente se acham no direito de ameaçar, agredir e processar jornalistas”, explicou.

Tipos de violência

Entre os tipos de violência citados como mais recorrentes, o relatório aponta um crescimento proporcional do assédio judicial, que passou de 13,81% do total de casos em 2023 para 15,97% em 2024, somando 23 registros.

A Fenaj destaca que o termo “cerceamento por meio de ação judicial” foi substituído por “assédio judicial” para explicitar “o caráter abusivo e recorrente dessas ações, muitas vezes promovidas por políticos, empresários e lideranças religiosas, com o objetivo de intimidar e censurar jornalistas”.

Outro dado classificado como preocupante é o aumento de 120% nos casos de censura, que saltaram de cinco para 11 episódios no período, impulsionados, segundo a federação, sobretudo por decisões judiciais e pressões de agentes públicos.

Já os casos de agressões físicas caíram de 40 para 30 registros, uma redução de 25%. “Apesar disso, a Fenaj alerta que os episódios continuam sendo alarmantes, incluindo tentativas de homicídio e ataques com arma de fogo”.

As ameaças e intimidações, por sua vez, somaram 35 ocorrências, o equivalente a 24,31% do total, mantendo-se estáveis em números absolutos.

Eleições

Durante o período eleitoral de 2024, entre maio e outubro, foi registrado o maior número de ataques contra jornalistas: 38,9% dos casos, com julho sendo o mês mais violento do ano. A entidade atribui esse aumento “ao acirramento do discurso de ódio, em especial, promovido por grupos de extrema direita”.

Locais mais violentos

A Região Sudeste concentrou o maior número de casos de violência contra profissionais de imprensa em 2024, com 38 episódios – 26,39% do total. O Nordeste aparece em segundo lugar, com 36 casos – 25% do total. Juntas, as duas regiões respondem, portanto, por mais de 51% dos episódios registrados no relatório.

Em termos absolutos, houve crescimento do número de casos nas regiões Norte (que passou de 19 para 22 casos) e Sul, com 31 casos, contra 30 no relatório anterior.

Já a maior redução foi registrada no Centro-Oeste, onde os casos caíram de 40 para 17. “A queda é expressiva, mas há suspeitas de subnotificação, já que parte dos ataques pode não ter sido reportada aos sindicatos”, avaliou a Fenaj.

“Nos anos anteriores, a região — especialmente o Distrito Federal — havia liderado o ranking nacional, impactada por ataques verbais e simbólicos institucionalizados durante o governo de Jair Bolsonaro”, completou a entidade.

A Bahia segue como o estado com mais registros (nove), seguida por Alagoas e Paraíba (seis casos cada). O Maranhão contabilizou quatro registros, sendo um deles, segundo a Fenaj, um dos mais graves de 2024: um incêndio criminoso à sede da TV Cidade, em Codó, e uma ameaça de morte a um repórter.

Ceará e Pernambuco apresentaram três ocorrências cada — metade dos números de 2023. Rio Grande do Norte e Piauí tiveram dois casos, e Sergipe, um.

O Sudeste continua concentrando o maior número absoluto de casos: 38 no total. São Paulo lidera com 23 ocorrências, respondendo por 60,5% da região e quase 16% do total nacional. A maior parte dos ataques ocorreu fora da chamada “grande mídia”, em cidades menores. O Rio de Janeiro teve nove casos, Minas Gerais, cinco, e o Espírito Santo, um.

No Sul, o número passou de 30 para 31. O Paraná responde pelo maior salto na região, de 11 para 15 casos, e passou a responder por 10,42% dos casos nacionais. Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram oito ocorrências cada, sendo que Santa Catarina registrou um caso a mais que no ano anterior.

A Região Norte que, no ano anterior era a menos violenta para jornalistas, passou de 19 para 22 casos. O Amazonas lidera com oito registros, seguido pelo Pará (seis), Tocantins (três), Acre (dois), por Rondônia (dois) e Roraima (um). O Amapá não teve ocorrências registradas, mas, segundo a federação, há possibilidade de subnotificação. O Pará mostra queda consistente desde 2022, quando teve 21 casos.

Agressores

O relatório aponta que políticos seguem liderando o ranking dos agressores a profissionais de imprensa. Em 2024, 48 episódios envolveram agressões físicas e verbais, tentativas de intimidação, ofensas em atos públicos de campanha, tentativas de censura a matérias e assédio judicial, um dos itens que mais cresceu no último período.

“A esses 48 agressores políticos, que representaram 33,33% de todos os ataques, acrescente-se apoiadores diretos (cinco ocorrências), manifestantes de extrema direita (seis casos) e servidores públicos ou órgãos como prefeitura e governo de estado (nove casos), que, em última análise, estão a serviço de interesses de políticos”, destacou a Fenaj.

Violência por gênero

A violência de gênero, segundo a federação, é outro ponto de atenção. De acordo com o relatório, jornalistas mulheres não aparecem numericamente como alvos preferenciais, mas são vítimas de ataques misóginos, incluindo insultos, desqualificações profissionais e ameaças simbólicas.

Em 2024, foram contabilizadas 81 vítimas do sexo masculino, 47 do sexo feminino e 26 casos configurados como ataques coletivos ou contra profissionais de maneira genérica em uma determinada mídia. Ao todo, 52,6% dos registros tiveram como alvo jornalistas do sexo masculino; 30,52%, mulheres; e 16,86% foram ataques coletivos ou em que não foi possível apurar o gênero.

Nenhum ataque a jornalistas trans foi relatado.

Cenário internacional

Em 2024, 122 jornalistas foram assassinados em todo o mundo, com a maioria das mortes registrada na Faixa de Gaza. O relatório também alerta para riscos à liberdade de imprensa com a reeleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos e o papel das big techs na disseminação de desinformação e na tolerância a projetos autoritários.

“Para a Fenaj, os dados exigem atenção e ação imediata”, destacou a nota. “A entidade reforça a necessidade de garantir salários dignos, segurança no trabalho e combate sistemático aos discursos de ódio, especialmente com a aproximação do próximo ciclo eleitoral em 2026.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Audiência na Justiça do Trabalho sela acordo para realização de eleições livres de democráticas no SINDMOTO

Um dos pontos mais importantes do acordo entre as chapa 1 e chapa 2 foi o de desconstituir a Junta Governativa que estevava à frente do SINDMOTO até a data da Audiência
L

Conheça o seu Exército: civis vivem rotina militar na Amazônia

Estágio promovido pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva ensina técnicas de adaptação e aproxima sociedade da vida militar
L
Governo de RO convida sociedade para audiência pública sobre o Plano Pena Justa

Governo de RO convida sociedade para audiência pública sobre o Plano Pena Justa

A Audiência Pública ocorrerá no dia 17 de junho, das 8h às 10h, no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO).
L
Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais

LUME – A Floresta das Perguntas é uma fábula filosófica escrita para crianças e adolescentes, mas que também toca adultos que ainda carregam dúvidas no bolso. A obra, lançada de forma independente, já está disponível para compra no Clube de Autores.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Festa centenária da Igreja de Santo Antônio exalta fé, cultura e tradição

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento reuniu a população em uma noite especial de música, comidas típicas e valorização do empreendedorismo local
L
Jovens nascidos em 2007 têm até 30 de junho para realizar alistamento militar obrigatório ou voluntário

Jovens nascidos em 2007 têm até 30 de junho para realizar alistamento militar obrigatório ou voluntário

Podem se alistar jovens do sexo feminino e masculino
L

Momento Agro | Entrevista Alyson Dheep Oliveira Rover, Empresário

Neste sábado, no Momento Agro Especial, recebemos Alyson Dheep Oliveira Rover, idealizador da Granja Campo Verde, parte do Grupo Rover, para falar sobre inovação na agropecuária sustentável em Rondônia.
L

Sintonia 360 | Entrevista Fofinho e Pastora Ana Cleide

Neste sábado, 14 de junho, às 09h, o Programa Sintonia 360 traz uma conversa inspiradora com Fofinho
L

Nossas águas fronteiriças – Por Marquelino Santana

O rio Mamu tem aproximadamente 164 km de extensão e é um dos principais afluentes do rio Abunã, que possui uma extensão aproximada de 375 km.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Recuperação do Ramal de Fortaleza do Abunã é iniciada após pedido do vereador Márcio Pacele

Os serviços em execução incluem patrolamento, cascalhamento e recuperação dos pontos críticos, melhorando as condições de tráfego e garantindo mais segurança para todos.
L
Deputada Sílvia Cristina destina R$ 100 mil à Apae de São Francisco do Guaporé

Deputada Sílvia Cristina destina R$ 100 mil à Apae de São Francisco do Guaporé

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e todos os anos encaminha recursos para as entidades
L

NOTA OFICIAL: Governo do estado de Rondônia

Em uma live, o governador Marcos Rocha relatou que mantém contatos com as Embaixadas, tanto de Israel quanto do Brasil e tem recebido todo o suporte necessário para a preservação  da sua integridade física e de sua comitiva.
L

Deputado Cássio Gois recebe estudantes da Escola Honorina Lucas de Brito em iniciativa educacional inovadora

Projeto aproxima estudantes da política por meio de metodologias ativas e uso de tecnologias
L

Governador Marcos Rocha vive ataque do Irã em Israel durante missão oficial

Governador de Rondônia precisou se abrigar em meio a bombardeios enquanto cumpria agenda por tecnologia e desenvolvimento para o estado
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista fica ferida em acidente entre carros no centro de Porto Velho

A motorista do Prius, que estava sentindo dores, foi socorrida por uma equipe do Samu e levada para a UPA Sul.
10

Moto aplicativo e passageira sofrem fratura em colisão com ciclista embriagado

Segundo testemunhas, o ciclista, que estaria embriagado, atravessou na frente da moto, causando a colisão. Com o impacto, o piloto e a passageira caíram.
10

Casal fica ferido em acidente com capotamento na capital

As vítimas foram socorridas com ferimentos.
12

Morre eletricista vítima de descarga elétrica e queda de telhado

Na ocasião o rapaz trabalhava no telhado, quando levou um choque e caiu de vários metros de altura
18
Primos são presos enquanto tiravam rastreador de moto furtada em matagal na zona sul

Primos são presos enquanto tiravam rastreador de moto furtada em matagal na zona sul

De acordo com a PM, o suspeito de 20 anos usando uma chave micha, teria furtado o veículo na Avenida Campos Sales com Rua Jaci-Paraná, bairro Mocambo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papa Leão XIV apela por diálogo e paz entre Israel e Irã, alertando contra o risco de guerra

Papa Leão XIV apela por diálogo e paz entre Israel e Irã, alertando contra o risco de guerra

Leão XIV defendeu ainda o compromisso de um mundo mais seguro
L
TV Brasil lança minidocumentário "Vidas em Jogo" sobre os impactos negativos das apostas no Brasil

TV Brasil lança minidocumentário “Vidas em Jogo” sobre os impactos negativos das apostas no Brasil

Produção será lançada no Youtube neste sábado (14)
L
Estudo científico sobre fungos e mudanças climáticas não prevê pandemia como em "The Last of Us", mas alerta para riscos à saúde humana e plantações

Estudo científico sobre fungos e mudanças climáticas não prevê pandemia como em “The Last of Us”, mas alerta para riscos à saúde humana e plantações

A pesquisa, realizada por especialistas em fungos das universidades de Manchester, Escola de Medicina Tropical de Liverpool e do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido, foi divulgada no início de maio.
L
FACER parabeniza Vice-presidente do CMEC de Ji-Paraná por destaque nacional em obra que celebra lideranças femininas negras nos conselhos empresariais

FACER parabeniza Vice-presidente do CMEC de Ji-Paraná por destaque nacional em obra que celebra lideranças femininas negras nos conselhos empresariais

A obra, publicada pela Editora Leader, reúne histórias inspiradoras de executivas negras que atuam em ambientes de tomada de decisão, como conselhos de administração e conselhos fiscais.
L
Goiás confirma primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade em aves de subsistência

Goiás confirma primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade em aves de subsistência

Aproximadamente, 100 aves apresentaram sinais da doença
L
Governo aguarda aval do STF para iniciar restituição de descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Governo aguarda aval do STF para iniciar restituição de descontos indevidos em aposentadorias do INSS

O advogado-geral da União, Jorge Messias, reforçou, nesta sexta-feira (13), que o governo pretende devolver os valores para todos que foram lesados.
L
Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Últimos dias! Inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios encerram domingo (15)

Concorra a até R$ 30 mil, capacitação, missão e mentoria para impulsionar a sua história. Veja o passo a passo para concorrer.
L
Cúpula Brasil-Caribe alerta para ameaça existencial das mudanças climáticas e cobra ações conjuntas na COP30

Cúpula Brasil-Caribe alerta para ameaça existencial das mudanças climáticas e cobra ações conjuntas na COP30

Integrantes alertam para o aumento da temperatura média global
L

De Ji-Paraná para o Brasil: escritor lança livro infantil que cultiva o hábito de perguntar

Indicado para leitores entre 9 e 14 anos, o livro também encontra eco em adultos que se permitem continuar curiosos.
L
Moraes determina que Meta envie dados de perfis supostamente usados por Mauro Cid para vazar delação

Moraes determina que Meta envie dados de perfis supostamente usados por Mauro Cid para vazar delação

Defesa do militar pediu investigação sobre vazamento da delação
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.