TERÇA-FEIRA, 17/06/2025

Censo 2022 revela que 61,7% da população quilombola vive em áreas rurais

Levantamento mostra que condições no campo são piores que nas cidades

Por Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Censo 2022 revela que 61,7% da população quilombola vive em áreas rurais
Tomaz Silva/Agência Brasil

Diferentemente da população brasileira como um todo, em que a maioria das pessoas vive em áreas urbanas, a população quilombola habita majoritariamente regiões rurais: de cada dez quilombolas, seis vivem no campo.

A constatação faz parte de mais um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Do total de 203 milhões de brasileiros contabilizados pelo Censo 2022, apenas 12,6% moravam em áreas rurais. Já entre os 1,3 milhão de quilombolas, 61,71% viviam no campo. Isso representa 820,9 mil pessoas. Pouco mais de 509 mil (38,29%) moravam nas cidades.

O Censo 2022 é o primeiro em que o IBGE coleta informações específicas da população quilombola, de forma que não é possível fazer comparativos para saber se a proporção de quilombolas no campo tem aumentado, diminuído ou ficado estável ao longo do tempo.

O instituto já havia divulgado dados sobre a quantidade de quilombolas brasileiros e condições socioeconômicas, tais como pior acesso ao saneamento.

A novidade desta divulgação é o retrato que separa a população quilombola em áreas urbanas e rurais. De acordo com o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, o resultado foi uma “descoberta”.

“É um fator absolutamente novo, em termos de composição de grupos étnicos. A gente não vê isso se repetir em nenhum outro grupo. Os indígenas hoje têm a maior parte da população em contexto urbano”, afirma.

Raízes históricas

Quilombolas são descendentes de habitantes dos quilombos, comunidades que resistiam à escravidão. Para classificar uma pessoa como quilombola, o IBGE levou em consideração a autoidentificação dos questionados, não importando a cor de pele declarada.

A coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes, acrescenta que a presença maior dessa população em áreas rurais é um fator de raízes históricas.

“Tem a ver com o histórico da ocupação pela escravização e de como foi essa resistência organizada ao longo dos séculos”, disse.

Fernando Damasco ressalta a identificação das comunidades quilombolas com a questão rural.

“Na própria constituição do movimento social quilombola, a própria vinculação identitária associada a comunidades de ancestralidade negra, associada à opressão histórica sofrida, está profundamente vinculada à área rural”, pontua.

Regiões e estados

O IBGE identificou que as regiões Norte e Nordeste apresentam proporção de quilombolas em áreas rurais superior à média nacional:

Brasil: 61,71%
Norte: 63,40%
Nordeste: 65,01%
Centro-Oeste: 31,96%
Sudeste: 47,68%
Sul: 45,62%

Entre as unidades da federação, as maiores proporções são:

Piauí: 87,87%
Amazonas: 84,92%
Maranhão: 79,74%

Na outra ponta figuram:

Distrito Federal: 2,95%
Rondônia: 18,39%
Goiás: 27,03%
Rio de Janeiro: 27,28%

Acre e Roraima não registram localidade quilombola, seja urbana ou rural.

Territórios delimitados

O censo traz também dados de população quilombola que vive em território oficialmente delimitado. Nessas localidades reconhecidas, 87,97% vivem em área rural. Já fora dos territórios delimitados, 58,01% estão no campo.

População e alfabetização

O suplemento do Censo mostra ainda que a população quilombola, seja em área rural ou urbana, é mais jovem que a população geral do país.

A mediana – número que separa a metade mais jovem da metade mais velha da população – do país é 35 anos. Já a dos quilombolas é de 31 anos, sendo 32 para os que vivem na cidade e 29 para os que moram no campo.

O IBGE já havia relevado que os quilombolas enfrentam mais o analfabetismo que a população como um todo. O novo levantamento aprofunda a análise com dados relativos a campo e cidade.

Assim como na média do país a taxa de analfabetismo no campo (18,16% da população) é maior que na cidade (5,44%), entre os quilombolas o padrão se repete: 22,71% na área rural e 13,28% na urbana.

Para chegar à taxa de analfabetismo, o instituto calculou a proporção de pessoas com 15 anos ou mais de idade que não sabem ler e escrever pelo menos um bilhete simples.

Moradia

Ao contar quantas pessoas moram nos domicílios, foi possível identificar que a média de moradores em lares com ao menos uma pessoa quilombola é maior que a da população brasileira.

No Brasil, a média é de 2,79 morador por lar, variando de 2,76 em área urbana a 2,99 em rural. Já entre os quilombolas, a média é de 3,17, sendo 3,07 na cidade e 3,25 no campo.

Os pesquisadores identificaram também que na população brasileira que vive no campo, 4,26% dos moradores não tinham banheiro nem sanitário.

Em se tratando de quilombolas que viviam em área rural, esse percentual subia para 6,36%. A situação era pior ainda para os moradores de áreas rurais especificamente dentro de territórios quilombolas delimitados, chegando a 7,03%.

Precariedade no saneamento

Os pesquisadores buscaram informações dos domicílios de acordo com as condições de abastecimento de água, destinação de esgoto e coleta de lixo.

Enquanto nas cidades brasileiras, 18,71% dos habitantes moram em domicílio com alguma forma de precariedade, essa proporção salta para 53,61% entre os quilombolas que vivem em áreas urbanas.

Já em relação à vida em área rural, a precariedade em domicílios atinge 87,20% da população brasileira e 94,62% dos quilombolas.

Foram considerados elementos de precariedade no saneamento: ausência de abastecimento de água canalizada até o domicílio proveniente de rede geral, poço, fonte, nascente ou mina; ou ausência de destinação do esgoto para rede geral, pluvial ou fossa séptica; ou ausência de coleta direta ou indireta por serviço de limpeza.

A pesquisa destaca que em relação ao acesso à água em áreas urbanas, a precariedade é quase quatro vezes maior entre a população quilombola (9,21%) que entre a população brasileira como um todo (2,72%). No campo essa diferença é 43,48% (quilombolas) contra 29,35% (média Brasil).

De acordo com a coordenadora Marta Antunes, diferenciar as condições de quilombolas entre áreas rurais e urbanas permite direcionar melhor políticas públicas para essas populações.

“A importância de separar urbano e rural, tanto para água quanto para esgotamento, tem a ver também com as soluções de infraestrutura diferenciadas em relação ao suprimento desses serviços e que são diferenciadas entre o rural e urbano”, aponta.

Políticas públicas

O gerente do IBGE Fernando Damasco enfatiza que políticas públicas para quilombolas têm que levar em consideração que é uma população “totalmente específica”, por ser majoritariamente rural, mas com grande contingente urbano.

“Pensar a ação pública, pensar efetivamente soluções para os problemas que afetam essa população, significa dialogar com a realidade do mundo rural”, afirma.

“Eu [Estado] vou priorizar a política de crédito agrícola, habitação rural, saneamento rural, escolarização rural”, sugere.

“Ao mesmo tempo, não posso deixar de considerar que tenho pouco mais de três a cada dez quilombolas nas cidades. Isso implica também em políticas públicas urbanas para essa população, política de habitação, de acesso à renda, a emprego na cidade e por aí vai”, complementa.

O pesquisador indica ainda que é preciso aprofundar estudos sobre a mobilidade da população quilombola, como migração para áreas urbanas em busca de oportunidades de escolarização e renda, e transformações espaciais.

“Os territórios rurais que, muitas vezes, estão nas franjas das grandes cidades, com o avanço da urbanização, acabam se vendo engolidos pela situação urbana”, aponta.

“São dinâmicas que ocorrem, que afetam essa população e que são características e que precisam ser aprofundadas”, sugere Damasco.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Praia das Minas: o último refúgio selvagem de Pipa

Entre falésias, dunas e mar aberto, a Praia das Minas resiste ao turismo massivo e revela a força da natureza em estado bruto.
L

Audiência pública na Assembleia reacende debate sobre emancipação de distritos em Rondônia

A deputada Dra. Taíssa destacou que a precariedade nas estradas, saúde, educação e outros serviços essenciais gera revolta entre os moradores dos distritos.
L

Vídeo: No Acre, cadeirante emociona ao mostrar superação ao montar cavalo

A atitude corajosa de Makeivy rendeu uma enxurrada de comentários positivos de seguidores de todo o Brasil com reportagens na imprensa local.
L
BPTran e Detran realizam grande operação de trânsito no Espaço Alternativo

BPTran e Detran realizam grande operação de trânsito no Espaço Alternativo

Durante a operação, mais de 250 veículos foram abordados.
L

Regularização Fundiária: Prefeitura de Jaru entrega quase 100 títulos urbanos para moradores de Tarilândia

Nesta etapa, 158 imóveis foram regularizados por meio do programa Moradia Legal.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senador Jaime denuncia que está ‘proíbido’ de comprar gado por conta de embargos de terceiros

Usando a tribuna, o parlamentar denunciou que muitos produtores estão sendo impedidos de comercializar seus produtos por conta de embargos aplicados pelo Ibama, muitos deles baseados apenas em imagens de satélite.
L

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos está liberado entre RO e todos os estados brasileiros

A nova medida libera o trânsito de bovinos e bubalinos entre todos os estados livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo Rondônia. 
L
Pelas redes sociais, Expovel anuncia cancelamento do evento em 2025 em Porto Velho

Pelas redes sociais, Expovel anuncia cancelamento do evento em 2025 em Porto Velho

Segundo os organizadores, o principal motivo para o cancelamento é a falta de estrutura adequada para sediar a programação.
L

Jovem News | Entrevista Monique Landi, Acadêmica de Medicina

Nesta segunda-feira, dia 16, às 17h, o Jovem News recebe Monique Landi, uma jovem com uma trajetória singular: formada em Direito e licenciada como advogada, ela agora trilha um novo caminho como acadêmica de Medicina.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Iara Cahú, Psicóloga

Nesta segunda-feira, dia 16, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe a psicóloga Iara Cahú.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa Sousa realiza audiência pública sobre a emancipação dos distritos de Rondônia

Parlamentar destaca que autonomia é essencial para garantir desenvolvimento, investimentos e mais qualidade de vida para as comunidades
L

JAIME BAGATTOLI: Senador vai à manifestação e se une aos produtores afetados pela criação das 11 reservas no estado

Após apresentar ao país o drama vivido por milhares de famílias afetadas pela criação de 11 reservas em Rondônia, o senador Jaime Bagattoli (PL) foi ao local da manifestação pacífica prestar apoio aos pequenos produtores rurais.
L
Após denúncias, senador pede explicações ao BASA sobre gastos com consultorias

JAIME BAGATTOLI: Após denúncias, senador pede explicações ao BASA sobre gastos com consultorias

Presidente do banco deverá prestar informações sobre possíveis desvios de finalidade.
L
Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do 1º Ariquemes Rodeio Fest e reforça compromisso com a cultura regional

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do 1º Ariquemes Rodeio Fest e reforça compromisso com a cultura regional

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) esteve presente no evento e destacou o sucesso da iniciativa, que atraiu grande público e foi marcada por excelente organização.
L

Alan Queiroz solicita implantação de turma de Educação de Jovens e Adultos em escola de Machadinho D’Oeste

Turma deve ser implantada na escola Hermínia Castoldi de Oliveira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy e esposa sofrem grave acidente no centro de Porto Velho

Com o impacto, os dois ficaram feridos.
12
Nova Superintendente Regional da PF toma posse em Rondônia

Nova Superintendente Regional da PF toma posse em Rondônia

A cerimônia formaliza um ato administrativo de grande relevância para a Polícia Federal, que tem como missão o planejamento, a direção, a coordenação, o controle e a execução das atividades institucionais
L
Motocicleta Honda Biz é furtada durante celebração em Rondônia

Motocicleta Honda Biz é furtada durante celebração em Rondônia

A Polícia Militar foi imediatamente acionada, registrou a ocorrência e incluiu a restrição do veículo no sistema policial. Apesar do patrulhamento imediato na região, a motocicleta não foi localizada até o momento.
12
Condutor detido após perseguição em alta velocidade e desafio à Polícia

Condutor detido após perseguição em alta velocidade e desafio à Polícia

A ocorrência teve início por volta das 00h45, quando o condutor de uma motocicleta foi flagrado realizando manobras perigosas na Rua Princesa Isabel.
10
Motociclista fica com perna fraturada em colisão com caminhão em Rondônia

Motociclista fica com perna fraturada em colisão com caminhão em Rondônia

Ambos os veículos seguiam no mesmo sentido quando o caminhão, pertencente à Prefeitura Municipal, realizou uma conversão à esquerda, resultando na colisão.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições abertas para certificadores do Enem e PND 2025 com diárias de até R$ 864

Inscrições abertas para certificadores do Enem e PND 2025 com diárias de até R$ 864

Inscrições vão até o dia 30 de junho
L
Marcha global a Gaza é bloqueada no Egito e na Líbia; Ativistas são detidos e deixam o País

Marcha global a Gaza é bloqueada no Egito e na Líbia; Ativistas são detidos e deixam o País

Mobilização que reúne milhares de ativistas seguiria para Rafah
L
Nota de Corte da 2ª etapa do Revalida 2025/1: Candidatos precisam de 65,655 pontos para aprovação em habilidades clínicas

Nota de Corte da 2ª etapa do Revalida 2025/1: Candidatos precisam de 65,655 pontos para aprovação em habilidades clínicas

Exame é para médicos formados no exterior que querem atuar no Brasil
L

Última viagem de moto agora é possível no Brasil

Parceria entre empresas do Paraná e de São Paulo lança modelo inédito de cortejo fúnebre com motocicleta
L
Justiça da Espanha condena quatro por crime de ódio contra Vinicius Jr

Justiça da Espanha condena quatro por crime de ódio contra Vinicius Jr

Brasileiro foi vítima de atos racistas antes de clássico de Madri
L
OAB inicia processo para cassar registro de Marcelo Bretas após decisão do CNJ

OAB inicia processo para cassar registro de Marcelo Bretas após decisão do CNJ

Conduta de Bretas à frente de processos da Lava Jato é questionada
L
ONU reduz ajuda humanitária em US$ 15 bilhões devido a cortes de financiamento

ONU reduz ajuda humanitária em US$ 15 bilhões devido a cortes de financiamento

Com medida cerca de 60 milhões de pessoas deixam de receber apoio
L
Israel ataca sede da TV estatal do Irã em Teerã

Israel ataca sede da TV estatal do Irã em Teerã

Vídeos registraram âncora ao vivo durante ataque; veja
L
Jovem é executado com doze tiros dentro de carro em Rondônia

Jovem é executado com doze tiros dentro de carro em Rondônia

A vítima estava dentro de um Toyota Corolla quando foi surpreendida por dois criminosos em uma motocicleta.
14
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.