TERÇA-FEIRA, 17/06/2025

Reconhecimento facial no Brasil já vigia 83 milhões de pessoas sem regulação adequada, aponta relatório

Brasil tem ao 376 projetos ativos, capazes de vigiar 40% da população

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Reconhecimento facial no Brasil já vigia 83 milhões de pessoas sem regulação adequada, aponta relatório
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sorria! Seu rosto está sendo não só filmado, mas também classificado, comparado e identificado, principalmente por órgãos públicos de segurança. Na maioria das vezes sem seu conhecimento. É o que mostra pesquisa da Defensoria Pública da União (DPU) em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), instituição acadêmica vinculada à Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro.

Divulgado nesta quarta-feira (7), o relatório Mapeando a Vigilância Biométrica aponta que, após sediar a Copa do Mundo, em 2014, o Brasil se tornou um vasto campo de vigilância digital onde as chamadas tecnologias de Reconhecimento Facial (TRFs) encontraram solo fértil para se espalhar. Graças, em parte, à promessa de facilitar a identificação de criminosos e a localização de pessoas desaparecidas.

“O reconhecimento facial vem sendo amplamente incorporado por órgãos públicos no Brasil, em processo que começou com a realização dos megaeventos no país – especialmente a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016”, sustentam os defensores públicos federais da DPU e membros do CESeC, referindo-se às sofisticadas e caras câmeras de reconhecimento facial, cada vez mais presentes na paisagem urbana.

Segundo os pesquisadores, em abril deste ano havia, no Brasil, ao menos 376 projetos de reconhecimento facial ativos. Juntos, esses empreendimentos têm o potencial de vigiar quase 83 milhões de pessoas, o equivalente a cerca de 40% da população brasileira. E já movimentaram ao menos R$ 160 milhões em investimentos públicos – valor calculado a partir das informações que 23 das 27 unidades federativas forneceram aos responsáveis pelo estudo – não responderam à pesquisa, feita entre julho e dezembro de 2024, o Amazonas, Maranhão, a Paraíba e Sergipe.

“A despeito de todo esse cenário, as soluções regulatórias estão atrasadas”, sustentam os pesquisadores da DPU e do CESeC, assegurando que o Brasil ainda não tem leis para disciplinar o uso dos sistemas de vigilância digital, em particular das câmeras de reconhecimento facial.

Além disso, para os especialistas, faltam mecanismos de controle externo, padrões técnico-operacionais uniformes e transparência na implementação dos sistemas. O que amplia as chances de ocorrerem erros graves, violações de privacidade, discriminação e mau uso de recursos públicos.

Erros

Em outro levantamento, o CESeC mapeou 24 casos ocorridos entre 2019 e abril de 2025, nos quais afirma ter identificado falhas dos sistemas de reconhecimento facial. O mais conhecido deles é o do personal trainer João Antônio Trindade Bastos, de 23 anos.

Em abril de 2024, policiais militares retiraram Bastos da arquibancada do Estádio Lourival Batista, em Aracaju (SE), durante a partida final do Campeonato Sergipano. Eles conduziram o rapaz até uma sala, onde o revistaram de forma ríspida. Só após checarem toda a documentação de Bastos, que teve que responder a várias perguntas para comprovar que era quem ele dizia ser, os PMs revelaram que o sistema de reconhecimento facial implantado no estádio o tinha confundido com um foragido.

Indignado, Bastos usou as redes sociais para fazer um desabafo contra a injustiça sofrida. A repercussão do caso levou o governo de Sergipe a suspender o uso da tecnologia pela PM – que, segundo notícias da época, já a tinha usado para deter mais de dez pessoas.

Bastos é negro. Como a maioria das pessoas identificadas pelos sistemas de vigilância e reconhecimento facial, no Brasil e em outros países – de acordo com o relatório da DPU e do CESeC, há indicadores de que 70% das forças policiais do mundo têm acesso a algum tipo de TRF e que 60% dos países têm reconhecimento facial em aeroportos. No Brasil, “mais da metade das abordagens policiais motivadas por reconhecimento facial resultaram em identificações equivocadas, evidenciando o risco de prisões indevidas”.

“As preocupações com o uso dessas tecnologias não são infundadas”, alertam os especialistas, citando pesquisas internacionais segundo as quais, em alguns casos, as taxas de erros dos sistemas são “desproporcionalmente elevadas para determinados grupos populacionais, sendo de dez a 100 vezes maiores para pessoas negras, indígenas e asiáticas em comparação com indivíduos brancos”. Essa constatação motivou o Parlamento Europeu a, em 2021, alertar que “[as] imprecisões técnicas dos sistemas de Inteligência Artificial [IA], concebidos para a identificação biométrica a distância de pessoas singulares, podem conduzir a resultados enviesados e ter efeitos discriminatórios.”

Legislação

Ao tratar dos “desafios institucionais e normativos”, os pesquisadores lembram que, em dezembro de 2024, o Senado aprovou o Projeto de Lei n.º 2338/2023, que busca regulamentar o uso de inteligência artificial, incluindo sistemas biométricos na segurança pública. Para se tornar lei, a proposta terá que ser aprovada pela Câmara dos Deputados que, no mês passado, criou uma comissão especial para debater o tema.

Além disso, para os pesquisadores da DPU e do CESeC, embora o PL proponha a proibição do uso de sistemas de identificação biométrica a distância e em tempo real em espaços públicos, o texto aprovado pelo Senado prevê tantas exceções que, na prática, funciona “como uma autorização ampla para a implementação” desses sistemas.

“As categorias de permissões [no texto aprovado] incluem investigações criminais, flagrante delito, busca por desaparecidos e recaptura de foragidos, situações que abrangem um espectro considerável de atividades da segurança pública. Considerando o histórico de abusos e a falta de mecanismos eficazes de controle, essa abertura para uso acaba mantendo a possibilidade de um estado de vigilância e de violação de direitos.”

Recomendações

Os pesquisadores concluem defendendo a urgência de um “debate público qualificado”, com a participação ativa da sociedade civil, membros da academia e representantes de órgãos públicos de controle e de organismos internacionais.

Eles também recomendam o que classificam como “medidas urgentes”, como a aprovação de uma lei nacional específica para regulamentar o uso da tecnologia; a padronização de protocolos que respeitem o devido processo legal e a realização de auditorias independentes e regulares.

Os especialistas também apontam a necessidade de que os órgãos públicos deem mais transparência aos contratos e às bases de dados utilizados, garantindo o acesso da população a informações claras sobre os sistemas de reconhecimento facial e capacitando os agentes públicos que lidam com o tema. E sugerem a obrigatoriedade de autorização judicial prévia para uso das informações obtidas com o uso das TRFs em investigações, bem como a limitação temporal para armazenamento de dados biométricos e o fortalecimento do controle sobre empresas privadas que operam esses sistemas.

“Esperamos que esses achados possam não só orientar e subsidiar a tramitação do PL 2338 na Câmara dos Deputados, mas também servir de alerta para que órgãos reguladores e de controle estejam atentos ao que ocorre no Brasil. O relatório evidencia tanto os vieses raciais no uso da tecnologia quanto problemas de mau uso de recursos públicos e falta de transparência na sua implementação”, afirma, em nota, o coordenador-geral do CESeC, Pablo Nunes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Praia das Minas: o último refúgio selvagem de Pipa

Entre falésias, dunas e mar aberto, a Praia das Minas resiste ao turismo massivo e revela a força da natureza em estado bruto.
L

Audiência pública na Assembleia reacende debate sobre emancipação de distritos em Rondônia

A deputada Dra. Taíssa destacou que a precariedade nas estradas, saúde, educação e outros serviços essenciais gera revolta entre os moradores dos distritos.
L

Vídeo: No Acre, cadeirante emociona ao mostrar superação ao montar cavalo

A atitude corajosa de Makeivy rendeu uma enxurrada de comentários positivos de seguidores de todo o Brasil com reportagens na imprensa local.
L
BPTran e Detran realizam grande operação de trânsito no Espaço Alternativo

BPTran e Detran realizam grande operação de trânsito no Espaço Alternativo

Durante a operação, mais de 250 veículos foram abordados.
L

Regularização Fundiária: Prefeitura de Jaru entrega quase 100 títulos urbanos para moradores de Tarilândia

Nesta etapa, 158 imóveis foram regularizados por meio do programa Moradia Legal.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senador Jaime denuncia que está ‘proíbido’ de comprar gado por conta de embargos de terceiros

Usando a tribuna, o parlamentar denunciou que muitos produtores estão sendo impedidos de comercializar seus produtos por conta de embargos aplicados pelo Ibama, muitos deles baseados apenas em imagens de satélite.
L

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos está liberado entre RO e todos os estados brasileiros

A nova medida libera o trânsito de bovinos e bubalinos entre todos os estados livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo Rondônia. 
L
Pelas redes sociais, Expovel anuncia cancelamento do evento em 2025 em Porto Velho

Pelas redes sociais, Expovel anuncia cancelamento do evento em 2025 em Porto Velho

Segundo os organizadores, o principal motivo para o cancelamento é a falta de estrutura adequada para sediar a programação.
L

Jovem News | Entrevista Monique Landi, Acadêmica de Medicina

Nesta segunda-feira, dia 16, às 17h, o Jovem News recebe Monique Landi, uma jovem com uma trajetória singular: formada em Direito e licenciada como advogada, ela agora trilha um novo caminho como acadêmica de Medicina.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Iara Cahú, Psicóloga

Nesta segunda-feira, dia 16, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe a psicóloga Iara Cahú.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L

Prefeitura de Porto Velho Anuncia Nova Alteração no Cronograma do Processo Seletivo Emergencial

Alteração foi necessária para garantir transparência e análise criteriosa
L
FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

FGV é confirmada como banca organizadora do Concurso Nacional Unificado 2025

Nova edição será realizada no segundo semestre e ofertará 3.652 vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa Sousa realiza audiência pública sobre a emancipação dos distritos de Rondônia

Parlamentar destaca que autonomia é essencial para garantir desenvolvimento, investimentos e mais qualidade de vida para as comunidades
L

JAIME BAGATTOLI: Senador vai à manifestação e se une aos produtores afetados pela criação das 11 reservas no estado

Após apresentar ao país o drama vivido por milhares de famílias afetadas pela criação de 11 reservas em Rondônia, o senador Jaime Bagattoli (PL) foi ao local da manifestação pacífica prestar apoio aos pequenos produtores rurais.
L
Após denúncias, senador pede explicações ao BASA sobre gastos com consultorias

JAIME BAGATTOLI: Após denúncias, senador pede explicações ao BASA sobre gastos com consultorias

Presidente do banco deverá prestar informações sobre possíveis desvios de finalidade.
L
Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do 1º Ariquemes Rodeio Fest e reforça compromisso com a cultura regional

Deputado Pedro Fernandes celebra sucesso do 1º Ariquemes Rodeio Fest e reforça compromisso com a cultura regional

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) esteve presente no evento e destacou o sucesso da iniciativa, que atraiu grande público e foi marcada por excelente organização.
L

Alan Queiroz solicita implantação de turma de Educação de Jovens e Adultos em escola de Machadinho D’Oeste

Turma deve ser implantada na escola Hermínia Castoldi de Oliveira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy e esposa sofrem grave acidente no centro de Porto Velho

Com o impacto, os dois ficaram feridos.
12
Nova Superintendente Regional da PF toma posse em Rondônia

Nova Superintendente Regional da PF toma posse em Rondônia

A cerimônia formaliza um ato administrativo de grande relevância para a Polícia Federal, que tem como missão o planejamento, a direção, a coordenação, o controle e a execução das atividades institucionais
L
Motocicleta Honda Biz é furtada durante celebração em Rondônia

Motocicleta Honda Biz é furtada durante celebração em Rondônia

A Polícia Militar foi imediatamente acionada, registrou a ocorrência e incluiu a restrição do veículo no sistema policial. Apesar do patrulhamento imediato na região, a motocicleta não foi localizada até o momento.
12
Condutor detido após perseguição em alta velocidade e desafio à Polícia

Condutor detido após perseguição em alta velocidade e desafio à Polícia

A ocorrência teve início por volta das 00h45, quando o condutor de uma motocicleta foi flagrado realizando manobras perigosas na Rua Princesa Isabel.
10
Motociclista fica com perna fraturada em colisão com caminhão em Rondônia

Motociclista fica com perna fraturada em colisão com caminhão em Rondônia

Ambos os veículos seguiam no mesmo sentido quando o caminhão, pertencente à Prefeitura Municipal, realizou uma conversão à esquerda, resultando na colisão.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marcha global a Gaza é bloqueada no Egito e na Líbia; Ativistas são detidos e deixam o País

Marcha global a Gaza é bloqueada no Egito e na Líbia; Ativistas são detidos e deixam o País

Mobilização que reúne milhares de ativistas seguiria para Rafah
L
Nota de Corte da 2ª etapa do Revalida 2025/1: Candidatos precisam de 65,655 pontos para aprovação em habilidades clínicas

Nota de Corte da 2ª etapa do Revalida 2025/1: Candidatos precisam de 65,655 pontos para aprovação em habilidades clínicas

Exame é para médicos formados no exterior que querem atuar no Brasil
L

Última viagem de moto agora é possível no Brasil

Parceria entre empresas do Paraná e de São Paulo lança modelo inédito de cortejo fúnebre com motocicleta
L
Justiça da Espanha condena quatro por crime de ódio contra Vinicius Jr

Justiça da Espanha condena quatro por crime de ódio contra Vinicius Jr

Brasileiro foi vítima de atos racistas antes de clássico de Madri
L
OAB inicia processo para cassar registro de Marcelo Bretas após decisão do CNJ

OAB inicia processo para cassar registro de Marcelo Bretas após decisão do CNJ

Conduta de Bretas à frente de processos da Lava Jato é questionada
L
ONU reduz ajuda humanitária em US$ 15 bilhões devido a cortes de financiamento

ONU reduz ajuda humanitária em US$ 15 bilhões devido a cortes de financiamento

Com medida cerca de 60 milhões de pessoas deixam de receber apoio
L
Israel ataca sede da TV estatal do Irã em Teerã

Israel ataca sede da TV estatal do Irã em Teerã

Vídeos registraram âncora ao vivo durante ataque; veja
L
Jovem é executado com doze tiros dentro de carro em Rondônia

Jovem é executado com doze tiros dentro de carro em Rondônia

A vítima estava dentro de um Toyota Corolla quando foi surpreendida por dois criminosos em uma motocicleta.
14
Carro despenca de rampa e atinge veículo estacionado em Rondônia

Carro despenca de rampa e atinge veículo estacionado em Rondônia

Um Fiat Palio vermelho, por razões ainda desconhecidas, perdeu o controle, caiu de uma rampa de aproximadamente dois metros de altura e atingiu a parte dianteira de um Hyundai HB20 estacionado.
10
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.