SEXTA-FEIRA, 13/02/2026

Em destaque

Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho acolhe iniciativa inédita para otimizar a prestação jurisdicional no TRT-14 de Rondônia e Acre

Projeto de Equalização da carga e força de trabalho visa tornar mais eficiente o atendimento da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre. Iniciativa foi destacada pelo ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.

Por TRT14 - 20

Publicado em 

Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho acolhe iniciativa inédita para otimizar a prestação jurisdicional no TRT-14 de Rondônia e Acre

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) deu um passo significativo rumo à modernização e eficiência da prestação jurisdicional, idealizado no contexto da transição administrativa para a gestão 2025/2026, com a implementação do Anteprojeto de Equalização na Carga e Força de Trabalho, que tem por objetivo distribuir de forma mais equilibrada a carga de trabalho entre magistrados (as) e servidores (as), garantindo maior celeridade no atendimento às demandas judiciais.

Construção do projeto

A ideia do projeto começou a ser discutida no início de novembro de 2024 durante reuniões de transição da nova administração do TRT-14 e em atenção à Resolução nº 95, de 29 de outubro de 2009 do CNJ. Nesse período foi realizada uma ampla escuta ativa com gestores (as) das unidades estratégicas do Tribunal que resultou em um diagnóstico detalhado da estrutura organizacional e dos projetos com o objetivo de identificar os principais desafios para eleição das diretrizes da nova gestão 2025/26, conforme registrado no Projeto Escuta Ativa.

Nas diversas reuniões setoriais, que culminaram em mais de 10 versões do anteprojeto, foram analisados indicadores estatísticos e análise do quadro lotacional e funcional, de onde surgiram propostas para garantir uma redistribuição justa da força de trabalho.

O anteprojeto acolhido pelo ministro corregedor, exigirá o envolvimento de todos, de forma a garantir seu objetivo de equalização da força de trabalho entre diversas unidades e setores.

Como ato inicial foi editada no mês de janeiro de 2025 a Portaria GP nº 037/2025 que instituiu o Grupo de Trabalho responsável pelo estudo técnico e do anteprojeto, contando com a participação dos desembargadores Pequeno Junior e Carlos Lôbo, bem ainda de servidores (as) /gestores (as).

O presidente do TRT-14 e gestor de metas, destacou a importância da equalização da força de trabalho como uma das principais iniciativas da atual gestão. Em seu discurso de posse, em dezembro de 2024, Pequeno Junior ressaltou: “precisamos reconstruir diversas estruturas para continuarmos operantes e atendendo as metas que nos são confiadas”. Na sessão de abertura do Ano Judiciário, em 21/1/2025, o presidente reafirmou o compromisso da administração com essa transformação, enfatizando que “a equalização da força de trabalho será um dos nossos maiores desafios, mas temos a qualidade de nos reinventarmos e de sempre sairmos melhores do que antes”.

Objetivos e impactos esperados

O principal objetivo do Projeto Equalização na Distribuição da Força e Carga de Trabalho é melhorar a alocação dos recursos humanos no Tribunal, a fim de otimizar a distribuição dos processos. Entre os impactos esperados, destacam-se:

Reduzir desequilíbrios na carga de trabalho entre as varas do trabalho.

Acelerar o julgamento dos processos e reduzir prazos de resposta,

Ampliar o acesso à justiça, especialmente em localidades mais distantes, utilizando estratégias como a Justiça Itinerante e os pontos de inclusão digital.

Os estudos técnicos preliminares indicaram a necessidade urgente de ajustes na distribuição de processos. Algumas varas apresentavam acervos reduzidos, enquanto outras um volume processual muito superior à média. Esse cenário reforça a importância de um projeto que garanta uma justiça mais equilibrada e acessível.

Reconhecimento e apoio institucional da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho

O projeto foi apresentado ao ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, durante correição no TRT-14. Durante a leitura da Ata de Correição, na última quinta-feira (30/1), o ministro elogiou a proposta e destacou o caráter inovador, classificando-a como “um marco para a Justiça do Trabalho, um projeto pioneiro que ressignifica a estrutura institucional”. Ele ressaltou, ainda, que a iniciativa não só busca a equalização da carga de trabalho, mas também “a ampliação do acesso à Justiça, para comunidades mais distantes e com dificuldades de deslocamento”.

Em apoio à implementação do projeto, o corregedor-geral revogou os provimentos 02/2022 e 03/2022 da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, que impediam sua execução.

Em continuidade à implementação do anteprojeto, o TRT-14 realizou reunião com os desembargadores (as) na última sexta-feira, (31/1), seguindo com reunião com magistrados (as) de 1º grau, na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro, às 14h no Auditório. A próxima reunião será com servidores (as), na quinta-feira, 6 de fevereiro, às 10h no Auditório da sede. Ambas serão híbridas, permitindo a participação presencial e remota de todos (as).

Próximos passos

A Equipe de Coordenação do anteprojeto elaborará um cronograma de execução com a participação de instituições, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccionais Rondônia e Acre (OAB-RO/AC), o Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC), a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA/RO-AC) e Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (Sinsjustra – RO/AC).

Haverão eleições de prioridades de capacitação para execução no novo projeto e o envolvimento de magistrados (as) e servidores (as).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prazo para empresas enviarem relatório do ECA Digital termina hoje

Prazo para empresas enviarem relatório do ECA Digital termina hoje

Lista com 37 gigantes da tecnologia deve prestar contas à ANPD sobre medidas de proteção; lei que combate a adultização e jogos de azar entra em vigor em março.
L
Entidades denunciam fome e tortura em presídios brasileiros à ONU

Entidades denunciam fome e tortura em presídios brasileiros à ONU

Relatórios entregues ao Comitê das Nações Unidas apontam falhas graves em audiências de custódia e desnutrição sistemática de detentos em unidades prisionais.
L
Passe livre religioso em hospitais: OAB debate visitas

Passe livre religioso em hospitais: OAB debate visitas

Encontro na Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia reúne autoridades e lideranças para discutir direito de assistência religiosa hospitalar em todo o estado.
L
TRT-14 incentiva participação em webinário do CNJ sobre memória da escravidão

TRT-14 incentiva participação em webinário do CNJ sobre memória da escravidão

Evento nacional será realizado no dia 19 de fevereiro e apresentará conclusões do grupo de trabalho responsável por relatório sobre memória histórica no Judiciário.
L
MPRO suspende atendimento presencial em Ouro Preto do Oeste

MPRO suspende atendimento presencial em Ouro Preto do Oeste

Medida temporária ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro por intervenções no prédio; serviços seguem de forma virtual e em regime de plantão durante o Carnaval.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Moraes vota pela manutenção de condenação da cúpula da PMDF

Relator do caso no STF rejeitou recursos de ex-comandantes por omissão no 8 de janeiro; ministros têm até o dia 24 de fevereiro para concluir o julgamento virtual.
L
Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Maioridade penal aos 14 anos? Brasil deveria seguir o modelo da Argentina?

Câmara argentina aprova novo Código Penal Juvenil e baixa responsabilidade penal para 14 anos; tema volta ao centro do debate sobre segurança pública no Brasil.
L

Nota de pesar: Zélia Melo de Oliveira dos Santos

Nascida em Manicoré e radicada em Porto Velho, Zélia Melo de Oliveira dos Santos deixa um legado de fé, amor à família e acolhimento que seguirá vivo na memória de todos.
L
Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Prazo para comprovar informações do Prouni 2026 termina hoje

Estudantes pré-selecionados na primeira chamada devem apresentar documentos de renda e escolaridade nas faculdades para garantir bolsas de estudo.
L
PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

PS UNIR 2026 divulga aprovados e abre 1ª matrícula

Universidade publica resultado da manifestação de interesse e convoca candidatos para matrículas on-line do primeiro semestre letivo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

André Mendonça assume relatoria do caso Master e se reúne com a PF

Ministro do STF lidera inquérito sobre fraudes bancárias após saída de Dias Toffoli; magistrado busca atualização sobre dados colhidos em aparelhos apreendidos.
L
Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Chrisóstomo relata projeto que protege equipamentos da mineração

Proposta aprovada em comissão da Câmara dos Deputados do Brasil cria regras para destinação de máquinas apreendidas e busca segurança jurídica a trabalhadores do setor.
L
Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Cláudia de Jesus garante R$ 581 mil para centro esportivo

Emenda parlamentar assegura recursos para construção de quadra no Centro Educativo Dom Bosco, em Ji-Paraná.
L
Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Pedro Fernandes amplia cirurgias e reduz fila do SUS

Deputado estadual destaca estruturação do Centro Cirúrgico de Cujubim e destinação de recursos para cirurgias eletivas em Rondônia.
L
Dra. Taíssa celebra 34 anos de 17 municípios de RO

Dra. Taíssa celebra 34 anos de 17 municípios de RO

Deputada destaca emendas, projetos de lei e indicações que fortalecem cidades criadas em 13 de fevereiro de 1992 no interior de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Em publicação, secretário revela motivo de atirar em filhos e se matar, em GO

Thales publicou mensagem em rede social citando crise conjugal antes de atirar contra os filhos e cometer suicídio; documento foi apagado logo depois.
18
Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário mata filho e comete suicídio em Itumbiara

Secretário Thales atirou contra os próprios filhos antes de tirar a vida; criança de 8 anos segue internada em estado gravíssimo em Goiás.
18
Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Policia Civil recupera carro levado por ex-dono em Porto Velho

Automóvel havia sido subtraído na região central; investigação aponta que antigo proprietário cometeu o ato devido a uma suposta dívida com a atual dona.
10
Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Polícia Federal prende investigado por abuso infantil em Porto Velho

Ação realizada no âmbito da Operação Octagonum cumpriu mandado de prisão preventiva contra homem suspeito de produzir e compartilhar material ilícito na rede.
10
Batida entre caminhões causa tombamento em avenida de Ji-Paraná

Batida entre caminhões causa tombamento em avenida de Ji-Paraná

Acidente na Transcontinental deixou dois motoristas feridos após invasão de pista; caminhão baú laranja e outro veículo de carga colidiram próximo à BR-364.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental – WITT TRADING LTDA

RENOVAÇÃO DE LICENÇA AMBIENTAL SUL 229.
L
Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Anvisa e Inmetro fiscalizam produtos de carnaval no DF e BA

Operação conjunta reforça segurança de fantasias, bebidas, preservativos e cosméticos durante a folia, com foco em orientação ao consumidor.
L
Pirelli amplia presença no automobilismo mundial em 2026

Pirelli amplia presença no automobilismo mundial em 2026

Empresa inicia temporada com etapa de 12 horas na Austrália e calendário de 400 provas
L
Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Circuito Arrais fortalece pesca esportiva em RO

Curso gratuito de Arrais Amador reúne 100 inscritos em Pimenta Bueno e reforça segurança na pesca esportiva com apoio do governo estadual.
L
CICC-Móvel: carreta reforça segurança de bloco carnavalesco

CICC-Móvel: carreta reforça segurança de bloco carnavalesco

Unidade móvel de monitoramento será deslocada temporariamente para evento de grande porte; Governo garante manutenção de módulo operacional no Morar Melhor.
L
Reunião em Rolim de Moura fortalece integração do SUS em Rondônia

Reunião em Rolim de Moura fortalece integração do SUS em Rondônia

Governo de Rondônia e municípios pactuam repasses para o Samu e UPAs 24h durante a 1ª Reunião da CIB Itinerante, realizada no interior do estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.