Vídeos que mostram um incêndio que havia começado do lado boliviano do rio Guaporé devastando a vegetação nas proximidades da cidade de Pimenteiras do Oeste. As imagens foram gravadas ontem.
Segundo um morador da cidade ribeirinha, há cerca de 10 dias as chamas ardem no país vizinho, mas na quinta-feira, 15, o fogo “pulou” para o território brasileiro.
Os moradores da região, que chegaram a ajudar os bolivianos com cestas básicas, água e combustíveis, na esperança que eles conseguissem frear o avanço das chamas, agora veem a queimada destruindo matas numa área a menos de 20 km de Pimenteiras.
Um pimenteirense que acompanha a situação, disse que o fogo que avança pelas matas é tão alto que a única coisa capaz de evitar que fazendas e outras áreas de floresta sejam destruídas seria a chegada das chuvas na região.
“Já recebi vídeos de tempestades em regiões próximas, e a esperança agora é que essas chuvas cheguem por aqui, para deter as chamas”, disse o dono de um sítio próximo de onde o incêndio foi filmado.