QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

Entidades cobram combate à violência política na eleição

Carta com recomendações foi enviada a partidos políticos

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entidades cobram combate à violência política na eleição
Fernando Frazão/Agência Brasil

Em carta enviada nesta segunda-feira (5) aos partidos políticos, entidades de defesa dos direitos humanos propõem medidas para o enfrentamento à violência política de gênero e raça nas eleições de 2024. O documento é assinado pelo Instituto Marielle Franco, movimento Mulheres Negras Decidem, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Eu Voto em Negra, Justiça Global, Terra de Direitos, Observatório de Favelas, Coalizão Negra por Direitos, Instituto Alziras e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas.

Os movimentos defendem maior presença de mulheres negras e periféricas defensoras dos direitos humanos no poder. “E precisamos que elas não sejam interrompidas! Nestas eleições de 2024 temos a oportunidade de garantir que as Câmaras de Vereadores e as prefeituras das nossas cidades tenham mais mulheres, pessoas negras e faveladas que defendem nossos direitos, para que os espaços de tomada de decisão tenham mais a cara do povo”, destaca a carta assinada por mais de 1,5 mil pessoas.

O documento ressalta que a data de hoje – 5 de agosto de 2024 – é o marco do prazo para os partidos deliberarem sobre a formação de coligações e sobre a escolha de candidatas/os aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. “Até hoje, crescem os números de denúncia de casos de violência política, e as mulheres negras seguem sub-representadas na política institucional: de acordo com dados das eleições de 2020, elas contabilizam apenas 6,3% nas câmaras legislativas e 5% nas prefeituras”, indica a carta.

A Lei nº 14.192/2021, aprovada em 4 de agosto de 2021 e considerada a primeira sobre violência política, define que “toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher” representa violência política contra a mulher.

O texto destaca ainda, que apesar da Lei de Violência Política no Brasil ter sido aprovada em 2021 prevendo a responsabilidade dos partidos políticos para prevenir a violência política de gênero e raça e proteger as mulheres na política, isso não ocorre na realidade. “A maioria dos partidos políticos continua negligenciando a necessidade de criação de políticas internas de proteção e segurança efetivas para mulheres negras candidatas e parlamentares, e descumprindo a lei de violência política.”

No entendimento das organizações, não é possível atingir o avanço da participação de mulheres negras nos espaços de poder sem que haja a prevenção e o combate à violência política de gênero e raça.

A diretora executiva do Instituto Marielle Franco, Lígia Batista, disse que o envio da carta aos partidos é uma ação que faz parte da campanha Não Seremos Interrompidas, promovida pela organização em parceria com outras representações da sociedade civil. “Tem como objetivo cobrar dos partidos políticos compromissos e parâmetros para implementação das resoluções do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e da Lei de Violência Política sobre mecanismos de prevenção, proteção e acolhimento de denúncias de violência política”, disse.

Conforme a legislação, no prazo de 120 dias, contado a partir da publicação da nova lei, os partidos políticos deveriam adequar seus estatutos ao disposto no seu texto. “Segundo a lei, o estatuto do partido deve conter, entre outras, normas sobre prevenção, repressão e combate à violência política contra a mulher. Todos os partidos políticos foram alertados para esse prazo por meio de ofício expedido pela Procuradoria-Geral Eleitoral”, destaca a carta.

O documento acrescenta que, depois de concluído o prazo para adequação, a Procuradoria-Geral Eleitoral do Ministério Público Eleitoral emitiu, 21 de fevereiro de 2022, uma recomendação aos diretórios nacionais dos partidos políticos para que fizessem as alterações necessárias no estatuto partidário em consonância com o disposto na lei, “valendo-se, para tanto, das melhores orientações e práticas internacionais neste tema”.

A implementação dessa política pública, de fomento de maior participação das mulheres na política, atende às recomendações e orientações de organismos internacionais e dos tratados de que o Brasil é signatário, entre eles, o Protocolo Modelo para Partidos Políticos: Prevenir, Atender, Sancionar e Erradicar a Violência contra as Mulheres na Vida Política (Organização dos Estados Americanos, 2019), e ainda a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher (Convenção de Belém do Pará).

Para Lígia Batista, a lei ainda precisa ser aperfeiçoada, melhorada e aplicada, e, além da ampla disseminação das novas regras, são essenciais o monitoramento e a responsabilização dos partidos políticos no combate a essas formas de violência. “A eleição municipal se aproxima e precisamos pautar o debate sobre violência política de gênero e raça e o que ela significa para a vida de mulheres negras como Marielle, que tiveram sua vida atravessada pela violência”, observou.

A carta aponta também o crescimento do extremismo de direita na sociedade e em espaços de poder tanto no Brasil quanto em diversos outros países. “Nesse contexto, os movimentos sociais, organizações da sociedade civil e coletivos de mulheres negras transexuais, travestis e cis vêm protagonizando a resistência a uma série de ataques antidemocráticos e fundamentalistas aos nossos direitos a conquistas importantes, frutos de décadas de luta.”

Um dos retrocessos identificados pelas organizações que prepararam a carta é o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 9, aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados, no dia 11 de julho deste ano, chamada de PEC da Anistia, que perdoa os partidos políticos que descumpriram a Lei de Cotas de distribuição de recursos do Fundo Eleitoral e do tempo de propaganda em rádio e TV no processo eleitoral de 2022.

“Esta PEC fragiliza a Justiça Eleitoral, reduz a integridade dos partidos, além de representar um aval para que os partidos sigam desconsiderando o racismo e a extrema desigualdade de gênero na representação de mulheres e pessoas negras na política”, analisou.

Entre as recomendações, as organizações sociais e as pessoas que assinam a carta pedem que os partidos políticos implementem medidas como garantir um apoio financeiro adequado às pré-candidatas e candidatas vítimas de violência política, “especialmente mulheres negras, trans, travestis e defensoras de direitos humanos, reconhecendo a desigualdade no acesso a redes de apoio e capacidade financeira para lidar com os impactos da violência política”.

O texto pede também o cumprimento integral das recomendações do TSE como divulgar o recebimento dos recursos financeiros do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), por meio do diretório nacional do partido político. Além dos recursos do FEFC, os partidos têm que fazer a distribuição do tempo de propaganda para cumprir integralmente a Recomendação da Procuradoria-Geral Eleitoral nº 1, de 14 dezembro de 2023, em relação às eleições municipais de 2024.

A carta ressalta que os partidos precisam adotar medidas “para prevenir represálias internas contra aquelas mulheres que apresentarem queixas de assédio ou violência política cometida por integrantes da legenda. Cabe ainda aos partidos o oferecimento de apoios jurídico e político em casos de violência política”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CNJ abre consulta pública sobre Política Nacional da Pessoa com Deficiência no Judiciário

CNJ abre consulta pública sobre Política Nacional da Pessoa com Deficiência no Judiciário

Sugestões ao texto da resolução podem ser enviadas até 21 de julho por pessoas físicas e jurídicas com interesse no tema.
L
Abertura da Copa Jaru de Futsal 2024 acontece nesta quinta-feira (10), no ginásio Sebastião Mesquita

Abertura da Copa Jaru de Futsal 2024 acontece nesta quinta-feira (10), no ginásio Sebastião Mesquita

Com participação de 79 equipes, competição se consolida como a maior do futsal em Rondônia e promete movimentar o esporte regional
L
1º Encontro do Chocolate valoriza produção artesanal e fortalece a cultura do cacau em Rondônia

1º Encontro do Chocolate valoriza produção artesanal e fortalece a cultura do cacau em Rondônia

Evento em Ji-Paraná destaca o cacau rondoniense com experiência sensorial, certificação de origem e oportunidades para pequenos produtores
L
Justiça obriga Prefeitura de Porto Velho a custear escola particular para criança de Vista Alegre do Abunã

Justiça obriga Prefeitura de Porto Velho a custear escola particular para criança de Vista Alegre do Abunã

Decisão unânime do TJRO reconhece direito à educação infantil como obrigação imediata do município quando não há vagas na rede pública.
L

Sebrae em Rondônia lança chamada pública para selecionar pequenos negócios para Missão Internacional na Bolívia e Peru

Missão internacional conectará pequenos negócios ao mercado latino-americano.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Mudança na data do Flor do Maracujá 2025 atende pedido da União Junina Portovelhense e garante mais tempo para finalização de figurinos e alegorias
L
Agenda News: Descubra as Terapias Faciais Ayvu do Soluna Med SPA e transforme seu autocuidado em uma experiência de beleza e renovação profunda

Agenda News: Descubra as Terapias Faciais Ayvu do Soluna Med SPA e transforme seu autocuidado em uma experiência incrível

Com insumos naturais e técnicas exclusivas, o SPA oferece terapias que revitalizam a pele, relaxam o corpo e elevam o bem-estar em um ambiente acolhedor.
L

Agenda News: Grego Original agita Porto Velho com happy hour, feijoada e tributo especial no Dia Mundial do Rock

A agenda semanal do Grego Original reúne atrações locais, promoções e shows ao vivo para celebrar o rock em alto estilo na capital rondoniense.
L
Agenda News: Dullim lança Brownie e Petit Gâteau para deixar seus momentos ainda mais doces

Agenda News: Dullim lança Brownie e Petit Gâteau para deixar seus momentos ainda mais doces

Combinadas com os tradicionais sorvetes da marca, as novas sobremesas prometem conquistar os apaixonados por sabores intensos.
L
Horóscopo 2025: veja as previsões para os 12 signos nesta quinta-feira (10/7)

Horóscopo 2025: veja as previsões para os 12 signos nesta quinta-feira (10/7)

Confira o horóscopo 2025 desta quinta-feira (10/7) e descubra o que a Lua cheia reserva para amor, carreira e saúde em todos os signos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Silvia Cristina dá parecer favorável à prisão preventiva em crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Silvia Cristina dá parecer favorável à prisão preventiva em crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Relatório da deputada rondoniense é aprovado na Comissão de Infância e acelera tramitação do PL 4578/2024 na Câmara dos Deputados
L
Cristiane Lopes entrega equipamentos a 9 UBSs de Nova Mamoré com investimento de R$ 430 mil

Cristiane Lopes entrega equipamentos a 9 UBSs de Nova Mamoré com investimento de R$ 430 mil

Deputada federal destinou emenda parlamentar para reforçar a estrutura da saúde básica, beneficiando milhares de moradores no município.
L
Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei da Endometriose na rede pública de Rondônia

Pedro Fernandes cobra aplicação da Lei da Endometriose na rede pública de Rondônia

Deputado estadual reforça importância do diagnóstico e tratamento adequado para mulheres, com foco na saúde pública e acolhimento especializado.
L
Sofia Andrade completa seis meses de mandato com foco em pautas conservadoras e segurança pública

Sofia Andrade completa seis meses de mandato com foco em pautas conservadoras e segurança pública

Vereadora de Porto Velho destaca ações voltadas ao combate à criminalidade, defesa de valores tradicionais e incentivo ao empreendedorismo.
L
Obras da fábrica de bloquetes são retomadas em Nova Califórnia após atuação de Márcio Pacele

Obras da fábrica de bloquetes são retomadas em Nova Califórnia após atuação de Márcio Pacele

Paralisada há meses, construção do galpão retorna com apoio do vereador e deve impulsionar emprego e infraestrutura no distrito
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia apreende quase 33 kg de maconha em Ônibus

PRF em Rondônia apreende quase 33 kg de maconha em Ônibus

Droga, despachada em Porto Velho com destino a Goiás, foi encontrada em bagageiro de veículo interestadual, após fiscalização da PRF.
12
Força-Tarefa em Colorado do Oeste prende sete por crime organizado

Força-Tarefa em Colorado do Oeste prende sete por crime organizado

Ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Militar de Rondônia combate tráfico de drogas, extorsão e ameaças na região.
14
PRF cumpre quatro mandados de prisão em Rondônia em um dia

PRF cumpre quatro mandados de prisão em Rondônia em um dia

Operações em Ariquemes e Guajará-Mirim resultaram na detenção de homens entre 40 e 51 anos procurados por roubo, pensão alimentícia, associação criminosa e crimes ambientais.
10
Polícia apreende droga e detém dois irmãos em operação contra o tráfico em Jaru

Polícia apreende droga e detém dois irmãos em operação contra o tráfico em Jaru

Ação conjunta da PM e Polícia Civil prende suspeito no Setor 03 e seu irmão, após investigações apontarem entrega de entorpecentes em Jaru.
12
Veículo tomba após motorista perder controle em retorno em Jaru

Veículo tomba após motorista perder controle em retorno em Jaru

Acidente ocorreu na tarde de quarta-feira, 9 de julho, no cruzamento das Avenidas Tiradentes e Florianópolis; condutora de 55 anos saiu ilesa.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especializado

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especializado

A partir desta quinta-feira (10), participantes podem consultar o resultado dos pedidos na Página do Participante, usando a senha do Gov.br.
L
Preços de alimentos caem, e inflação perde força, fechando Junho em 0,24%

Preços de alimentos caem, e inflação perde força, fechando Junho em 0,24%

Apesar da desaceleração pelo quarto mês consecutivo, a bandeira vermelha na conta de luz pressionou o IPCA para cima, e o acumulado em 12 meses supera o teto da meta do governo pela sexta vez.
L
Hamas aceita libertar dez reféns em negociações de Cessar-Fogo em Gaza

Hamas aceita libertar dez reféns em negociações de Cessar-Fogo em Gaza

Grupo palestino demonstra flexibilidade para acordo de trégua de 60 dias no Catar, apesar da “intransigência” de Israel, enquanto Netanyahu se mostra confiante.
L
Encceja Exterior: Prazo final para recurso de atendimento especializado é sexta

Encceja Exterior: Prazo final para recurso de atendimento especializado é sexta

Inscritos no Encceja Exterior 2025 que tiveram pedidos reprovados devem enviar novo documento comprobatório até 11 de julho, garantindo acesso a tempo adicional de prova.
L
Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Medida prioriza áreas com parquinhos infantis e usa Dispositivo Diferencial Residual (DR) para garantir segurança da população
L
Desligamento programado garante segurança e melhorias na rede elétrica em Rondônia

Desligamento programado garante segurança e melhorias na rede elétrica em Rondônia

Ações preventivas da Energisa evitam falhas no fornecimento e são comunicadas com antecedência aos consumidores
L
Semtran realiza operação para garantir segurança viária no entorno do aeroporto de Porto Velho

Semtran realiza operação para garantir segurança viária no entorno do aeroporto de Porto Velho

Fiscalização coibiu transporte irregular, filas duplas e assegurou cumprimento das normas de trânsito na área aeroportuária
L
Correios e CNJ firmam parceria para ampliar a cobertura de projetos sociais da estatal

Correios ampliam modelo de parceria para Pontos de Coleta e fortalecem microempreendedores locais

Com credenciamento aberto, iniciativa permite que comerciantes atuem com a marca Correios em modelo flexível e de baixo investimento
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.