SEXTA-FEIRA, 06/12/2024
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Disputa sobre Marco Temporal colocou Congresso e STF em lados opostos

Organizações indígenas dizem que seus direitos foram violados.

Por Mariana Tokarnia / Agência Brasil - 25

Publicado em 

Disputa sobre Marco Temporal colocou Congresso e STF em lados opostos
Mariana Tokarnia

Em um ano de seca na Amazônia, temperaturas extremas, fome e desnutrição de populações indígenas, o Brasil discute a redução das demarcações das terras indígenas. A tese do marco temporal foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ainda assim, deputados e senadores a aprovaram no Congresso Nacional.

“Todo dia é dia de luta, é todo dia, não tem um dia que a gente está tranquilo, que a gente está bem. Todo dia a gente tem violações de direitos. É trabalhoso sim, é cansativo, sim, mas a gente continua na resistência. Nós já fomos resistentes por mais de 500 anos, vamos continuar na resistência”, diz a advogada indígena e assessora jurídica da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) Cristiane Baré. Ela foi uma das juristas a fazer a sustentação oral contra o marco temporal no Supremo Tribunal Federal, em 2021.

Pela tese do Marco Temporal, os indígenas só terão direito ao território em que estavam na promulgação da Constituição, em outubro de 1988. “Não faz sentido, porque nós somos os habitantes desse país, somos os primeiros habitantes originários dessa terra. Quando houve a invasão do Brasil, nós estávamos aqui. Trazer um marco é querer se desfazer de tudo que aconteceu, com violações de direitos que ocorreram desde a invasão, as retiradas forçadas dos povos indígenas, o processo de violências que foram sofridas”, afirma a advogada.

Em 21 de setembro deste ano, o Supremo Tribunal Federal invalidou a tese, que entendeu ir contra o que prevê a Constituição brasileira. Mas a Câmara e o Senado aprovaram um projeto de lei 8 dias após para incluir a tese do marco temporal em lei federal. Em outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou parcialmente o projeto aprovado no Legislativo, argumentando que a tese já havia sido considerada inconstitucional. O Congresso, no entanto, derrubou os vetos do presidente.

Após a derrubada de vetos, tanto organizações indígenas, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) quanto o próprio governo, começaram a elaborar recursos para serem analisados pelo STF.

Para grupos favoráveis ao marco temporal, como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), sem o marco temporal cria-se uma insegurança jurídica com a possibilidade de “expropriar milhares de famílias no campo, que há séculos ocupam suas terras, passando por várias gerações, que estão na rotina diária para garantir o alimento que chega à mesa da população brasileira e mundial”, argumenta a entidade em nota após a decisão do STF.

Próximos passos  

Segundo o professor adjunto de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Wallace Corbo, agora o Brasil tem uma lei que contraria o que diz a Constituição, e que tenta atingir fatos que são anteriores à lei, ou seja, hoje os povos indígenas têm direito às suas terras independentemente do momento em que ocuparam.

“A gente tem, ao mesmo tempo, uma lei que diz o contrário do que diz a Constituição em matéria de terras indígenas e a gente tem uma lei que tenta retroagir para tentar atingir atos jurídicos que já são perfeitos. Quais são esses atos? O direito adquirido dos povos indígenas às suas terras”, explica.

Diante dessa situação, de acordo com Corbo, haverá a necessidade de que, mais uma vez, haja uma declaração de inconstitucionalidade dessa lei que pode vir do STF ou pode vir de qualquer juiz que venha a averiguar um processo demarcatório.

“Tanto nos processos demarcatórios que tenham sido judicializados, nas ações que já estão em curso, qualquer juiz e qualquer tribunal pode declarar que essa lei é inconstitucional para defender os direitos dos povos indígenas naqueles processos”, avalia.

O professor diz que a lei já nasce inconstitucional, no entanto, legalmente, o STF pode chegar a uma posição diferente. “Sempre pode haver agentes políticos, econômicos, sociais, que podem buscar pressionar o tribunal a chegar a uma conclusão contrária. Agora, não é esperado que o STF chegue a uma posição diferente da que ele chegou há poucos meses. Então, é esperado que não haja percalços, que haja uma reafirmação do STF do que ele já decidiu recentemente”.

Indenização  

O STF definiu também a indenização para proprietários que receberam dos governos federal e estadual títulos de terras que deveriam ser consideradas como áreas indígenas. O tribunal autorizou a indenização prévia paga em dinheiro ou em títulos de dívida agrária. No entanto, o processo deverá ocorrer em processo separado, não condicionando a saída dos posseiros de terras indígenas ao pagamento da indenização.

A indenização é também preocupação das organizações indígenas, segundo a advogada Cristiane Baré. “Nossa preocupação é quem invade território indígena de boa-fé? Até onde vai essa boa-fé? Como se comprova essa boa-fé? E essa questão paralisa o processo demarcatório. Mas até então, a princípio, serão processos separados, mas isso ainda é preocupante porque os direitos originários não têm preço, ninguém pode vender esse direito. Essa é uma preocupação muito grande do movimento. E a gente sabe, na prática, como isso vai ocorrer”, explica a advogada.

Já o professor Wallace Corbo ressalta que a Constituição diz que não caberia indenização, mas o STF entendeu que cabe, e a decisão deve ser cumprida. “Presumindo que existam ocupantes de boa fé, o que o STF disse é que essa indenização não é uma indenização que condiciona a demarcação, ou seja, o ocupante de boa fé vai ter que buscar, ele mesmo, em um processo administrativo ou processo judicial o reconhecimento da sua ocupação de boa fé e o pagamento da sua indenização”, explica.

“É uma indenização que não trava o processo demarcatório, e cada uma dessas pessoas que alegue que estaria de boa fé vai ter que buscar no seu próprio processo”, diz.

De acordo com o professor, o Poder Executivo pode editar uma portaria ou um decreto que crie parâmetros sobre essa boa fé, mas esse é um conceito que presume que uma pessoa não pode ter conhecimento de que está ocupando a terra de terceiros.

Segundo a Fundação Nacional do Povos Indígenas (Funai), as 736 terras indígenas registradas representam 13% do território brasileiro, o que totaliza aproximadamente 117 milhões de hectares. De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem quase 900 mil indígenas, distribuídos em 305 etnias.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cirurgia plástica e tecnologia: uma união para o futuro

Avanços tecnológicos estão redefinindo a cirurgia plástica com mais precisão, segurança e personalização
L

Levantamento aponta: 43,4% dos rondonienses não são atendidos por rede de água

Outro dado alarmante é a perda de água nas redes, que atinge 59,8% no estado.
L

Com dois comunicados para chuvas torrenciais, tempestades vão dividir o mapa rondoniense

Essas chuvas, chamadas de torrenciais, poderão chegar acompanhadas de ventos fortes, raios e trovoadas.
L

#GiroNews: entrevista com Josélia Fontenele Batista revela o impacto do IFRO na educação e desenvolvimento regional

A conversa trouxe reflexões profundas sobre o papel do IFRO e as iniciativas lideradas por Josélia na promoção de uma educação transformadora.
L

Saúde e imunidade na Amazônia: o impacto do projeto #VivaBemAmazonia com a orientação do Dr. Ivan Feitosa

A Amazônia enfrenta peculiaridades que tornam a promoção da saúde um esforço desafiador e essencial.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Montana 2025 segue no pódio do seu competitivo segmento

Chevrolet aposta na conectividade, versatilidade e segurança da picape
L

Vídeo: urubu colide com avião e por pouco não causa um acidente grave

O acidente teria ocorrido em Eirunepé, Amazonas.
L

Dr. Fernando Máximo destina R$ 1,8 milhão para a construção da nova UBS em Ariquemes

Durante o encontro com servidores e gestores público de Ariquemes, o parlamentar reforçou que pretende manter a parceria com a atual gestão porque tem obtido resultados positivos na melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
L

#falaêpodcast | Entrevista Fabiano Nunes

O Falaê Podcast traz uma entrevista especial com Fabiano Nunes, um jovem de 28 anos, casado e pai de dois filhos, que compartilhará sua trajetória de vida marcada pela perseverança e superação.
L

#AgendaNews | Entrevista José Calixto – Chef de cozinha

O programa Agenda News recebe José Calixto, renomado chef de cozinha à frente do Peixin Restaurante, para uma conversa deliciosa sobre a culinária regional e as novidades do cardápio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer
L
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros

Disparidade está presente em todas as escolaridades
L
Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

Trainee Transportes Bertolini abre processo seletivo para Porto Velho

As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de dezembro de 2024.
L

Caixa abre processo seletivo para estágio no banco

Inscrições podem ser realizadas até 13 de dezembro no site da empresa Super Estágios
L

Últimos dias de inscrições para o Concurso do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO

Oportunidade para Técnico e Analista Judiciário com salários de até R$ 17 mil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Silvia Cristina comemora publicação de Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para tratamento de câncer

Silvia Cristina comemora publicação de Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para tratamento de câncer

Ministério da Saúde publicou a medida, que traz mais meios de tratamento aos pacientes com câncer
L
Deputada Lebrinha garante ônibus super leito para transporte de pacientes em Rolim de Moura

Deputada Lebrinha garante ônibus super leito para transporte de pacientes em Rolim de Moura

O valor estimado do projeto é de R$ 2,5 milhões.
L
Lebrinha entrega colhedora de milho e fortalece agricultura familiar em Urupá

Lebrinha entrega colhedora de milho e fortalece agricultura familiar em Urupá

O recurso veio de uma emenda parlamentar feita pela deputada estadual Gislaine Lebrinha – R$ 145 mil – a partir de uma solicitação apresentada pelo vereador Gil Eletricista.
L
Governo quer usar mais R$ 40 bilhões de fundos para fechar rombos nos gastos

Governo quer usar mais R$ 40 bilhões de fundos para fechar rombos nos gastos

Na contramão da economia mundial, onde todos fazem contenção de despesas, o governo esquerdista não para de ter ideias mirabolantes para não fechar suas torneiras.
L
Projeto que cria Política Nacional de Cuidados vai à sanção

Projeto que cria Política Nacional de Cuidados vai à sanção

Texto deve garantir e promover melhorias nas relações de cuidado
L
Publicidade

POLÍCIA

Perseguição termina em grave acidente e dupla presa com arma na leste

Perseguição termina em grave acidente e dupla presa com arma na leste

Durante a perseguição os suspeitos acabaram batendo contra um poste, e ambos ficando bastante lesionados.
16

Homicídios busca por casal acusado de matar mulher e desovar corpo em mala

O crime ocorreu no último dia 15 de agosto, na região da Travessa Santarém com Santa Terezinha, no setor chacareiro do bairro Jardim Santana.
14
Motociclista vítima de grave acidente morre no hospital em Porto Velho

Motociclista vítima de grave acidente morre no hospital em Porto Velho

Rafael pilotava uma moto e levava um passageiro pela Daniela sentido Amazonas, quando um idoso que seguia no sentido oposto tentou fazer conversão da 7 de setembro e acabou causando a batida de frente entre as duas motos.
18
BPTAR prende quadrilha com drogas e recupera carro roubado na zona leste

BPTAR prende quadrilha com drogas e recupera carro roubado na zona leste

O bando teria confessado a prática de tráfico no local, e que o carro havia sido deixado por outro indivíduo que pagaria R$500 reais pelo serviço.
12
Apenado sofre atentado a bala no Mariana

Apenado sofre atentado a bala no Mariana

Informações apuradas pelo site, dão conta que o apenado estava a pé, próximo de um supermercado quando foi interceptado por um desconhecido armado com revólver calibre 38, que já chegou atirando.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: ASSOCIAÇÃO DOS TRANSPORTADORES DE RESIDUOS DE RONDONIA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO A TITULO PRECÁRIO Nº 016.00058.005/2024-SUL
L

Natal Porto Luz 2024 segue encantando nesta quinta-feira!

Venha viver a magia do Natal Porto Luz 2024!
L
Governo de RO participa de audiência no Supremo Tribunal Federal para fortalecer controle do desmatamento

Governo de RO participa de audiência no Supremo Tribunal Federal para fortalecer controle do desmatamento

O plano apresentado prevê que a União deverá criar uma estrutura de governança compartilhada, integralizando dados e maior detalhamento das informações ambientais.
L

Nissan tem nova dupla de pilotos na Fórmula E

Equipe fortalece compromisso com eletrificação e sustentabilidade na competição
L
Leilão deverá comercializar 78 milhões de barris de petróleo em 2025

Leilão deverá comercializar 78 milhões de barris de petróleo em 2025

Edital está previsto para ser publicado em março do ano que vem
L
BC alerta que participantes de pesquisa tiveram dados expostos

BC alerta que participantes de pesquisa tiveram dados expostos

Órgão orienta que 1,5 mil pessoas fiquem atentas a tentativas de golpe
L
Jornalista de Rondônia conquista prata em Brasília com matéria sobre a cooperativa indígena Coopaiter

Jornalista de Rondônia conquista prata em Brasília com matéria sobre a cooperativa indígena Coopaiter

A cerimônia foi aberta pelo presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes, que reforçou a importância da imprensa na promoção dos valores cooperativistas.
L
Daniel Tratores Agrícola promove palestra sobre fenação e inova com tecnologias da Kuhn em Ariquemes

Daniel Tratores Agrícola promove palestra sobre fenação e inova com tecnologias da Kuhn em Ariquemes

A fenação, que consiste no corte e armazenamento de forragem seca para alimentação do gado, foi apresentada como uma alternativa estratégica para a sustentabilidade das propriedades, especialmente em períodos de escassez de pastagem.
L
Nova Acrópole movimenta mais de 48 mil voluntários no mundo

Nova Acrópole movimenta mais de 48 mil voluntários no mundo

Dia 5 de dezembro é o Dia Internacional do Voluntário
L

Esperança: ex-funcionários da Eletrobras buscam justiça após privatização e demissões

Senado avança com PL que prevê o retorno de concursados na Administração Pública.
L