Autor – RONDINELI GONZALEZ
A agência da Caixa Econômica Federal de São Miguel do Guaporé, município que fica a 540 quilômetros de Porto Velho, foi fechada – pelo Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) – por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (9/1) por conta de péssimas condições de trabalho.
Ao tomar conta do fato, na sexta-feira (6/1), o Sindicato imediatamente entrou em contato com a direção regional do banco. A diretora da regional Rolim de Moura, Keli Cristina, entrou em contato com o Superintendente Executivo da Caixa Econômica Cláudio Scheidegger, e no mesmo dia o presidente em exercício Cleiton dos Santos, com superintendente da Caixa, Dione Wesley, exigindo solução sobre o caos naquela unidade. Ambos os dirigentes receberam, como resposta, que não há qualquer previsão para o fim da situação caótica, pois qualquer obra de saneamento deverá passar, primeiramente, pelo moroso processo de licitação.
Ao lado do diretor da Regional Cacoal, Paulo Pereira, a dirigente Keli explica que desde o dia 3 de janeiro os funcionários daquela agência sofrem com a completa falta de água no prédio, o precário sistema de ar condicionado e algumas lâmpadas queimadas por conta de um recente curto circuito ocorrido no local.
"Não tem água nem mesmo para dar uma descarga nos sanitários, o que compromete não apenas o ambiente, mas também a higiene das pessoas. É uma situação que não permite qualquer atividade laboral, e tanto os funcionários quanto os clientes e usuários não podem ser expostos a riscos por conta do descaso da direção do banco com problemas que facilmente seriam resolvidos se houvesse uma atenção e uma preocupação maior com as pessoas, em vez de se pensar sempre em lucros", enfatizou Keli.
O caso será denunciado aos órgãos sanitários e trabalhistas e às demais autoridades responsáveis, e de acordo com o Sindicato, a agência só será reaberta quando todos os problemas sejam, de fato, solucionados.
NOTA
A CAIXA informa que o funcionamento na Agência São Miguel do Guaporé (RO) foi normalizado e a unidade reabrirá nesta terça-feira (10/01), das 9h às 14h.
O banco coloca à disposição dos clientes o atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking CAIXA, o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e os aplicativos CAIXA Tem, Cartões CAIXA, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e outros. Por telefone, os clientes podem contatar a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões).
A lista completa de canais de atendimento está disponível em www.caixa.gov.br/atendimento.